Resumo da aula

Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Coloque o objetivo no quadro ou apresente o slide e leia, compartilhando com seus alunos, para que eles compreendam o que irão aprender.
Propósito: Apresentar aos alunos o que deverão aprender durante a aula.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Apresente o problema para a turma. Discuta com eles as possibilidades de soluções, colocando suas ideias no quadro. Logo após, apresente as soluções (slides 4 e 5) e peça que comparem com o que pensaram. Sempre peça para que expliquem as suas estratégias.
Discuta com a turma:
- De que fala o problema?
- O que é vendido?
- O que tem nessas embalagens?
- Você pode me contar sobre o que sabe sobre “pares” e “unidades”?
- O que a pergunta pede?
Propósito: Retomar os conhecimentos necessário para o desenvolvimento da aula.
Materiais Complementares:
Você pode acessar a Atividade para imprimir e também algumas resoluções.
Retomada
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Apresente o problema para a turma. Discuta com eles as possibilidades de soluções, colocando suas ideias no quadro. Logo após, apresente as soluções (slides 4 e 5) e peça que comparem com o que pensaram. Sempre peça para que expliquem as suas estratégias.
Discuta com a turma:
- De que fala o problema?
- O que é vendido?
- O que tem nessas embalagens?
- Você pode me contar sobre o que sabe sobre “pares” e “unidades”?
- O que a pergunta pede?
Propósito: Retomar os conhecimentos necessário para o desenvolvimento da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Apresente o problema para a turma. Discuta com eles as possibilidades de soluções, colocando suas ideias no quadro. Logo após, apresente as soluções (slides 4 e 5) e peça que comparem com o que pensaram. Sempre peça para que expliquem as suas estratégias.
Discuta com a turma:
- De que fala o problema?
- O que é vendido?
- O que tem nessas embalagens?
- Você pode me contar sobre o que sabe sobre “pares” e “unidades”?
- O que a pergunta pede?
Propósito: Retomar os conhecimentos necessário para o desenvolvimento da aula.
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Divida a turma em duplas. Projete os slides, passe no quadro se preferir ou entregue uma cópia para cada aluno, apresentando o problema. Peça que resolvam, discutindo suas resoluções e as formas de resolvê-lo e apresentem suas respostas. Acompanhe e oriente as duplas, fazendo intervenções.
Faça combinados com a turma para manter a concentração com a atividade.
Crie situações, estimulando-os a perceber que o consumo entre adultos e crianças são diferentes e que uma parte dos convidados levarão pessoas que apresentam média de consumo também diferentes, intervindo constantemente.
Discuta com a turma:
- Por onde devemos começar para resolver o problema?
- O que o problema conta?
- O que o problema pede?
- O que vai ser servido nesse churrasco?
- Você consegue representar um quilo?
- Quem vai participar do churrasco?
- Que informações você precisa para resolver o problema?
Propósito: Resolver o problema, utilizando diversas estratégias.
Materiais Complementares:
Atividade para impressão
Você pode acessar aqui: Guia de intervenção
Discussão da solução (slides 7 a 9)
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Nesse momento, peça aos alunos que expliquem para a turma como chegaram à solução. Você pode escolher algumas duplas, para colocarem suas soluções aos colegas, enquanto circula pela sala e acompanha o trabalho dos alunos. Depois peça para outros alunos exporem suas ideias se forem diferentes. É importante que esses alunos coloquem suas resoluções no quadro.
Terminada a socialização, apresentem as soluções dos slides 8 e 9 e peça que comparem com as suas soluções.
Discuta com a turma:
- Pode me mostrar como resolveu?
- Qual a diferença entre os modos de resolver apresentados e o seu?
- Qual a semelhança entre o seu modo de resolver e os dos seus colegas?
- Você acha que pode resolver de outro modo?
Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.
Materiais Complementares:
Veja o documento com possíveis soluções:
Resolução da Atividade Principal
Discussão da solução (slides 7 a 9)
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Nesse momento, peça aos alunos que expliquem para a turma como chegaram à solução. Você pode escolher algumas duplas, para colocarem suas soluções aos colegas, enquanto circula pela sala e acompanha o trabalho dos alunos. Depois peça para outros alunos exporem suas ideias se forem diferentes. É importante que esses alunos coloquem suas resoluções no quadro.
Terminada a socialização, apresentem as soluções dos slides 8 e 9 e peça que comparem com as suas soluções.
Discuta com a turma:
- Pode me mostrar como resolveu?
- Qual a diferença entre os modos de resolver apresentados e o seu?
- Qual a semelhança entre o seu modo de resolver e os dos seus colegas?
- Você acha que pode resolver de outro modo?
Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.
Discussão da solução (slides 7 a 9)
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Nesse momento, peça aos alunos que expliquem para a turma como chegaram à solução. Você pode escolher algumas duplas, para colocarem suas soluções aos colegas, enquanto circula pela sala e acompanha o trabalho dos alunos. Depois peça para outros alunos exporem suas ideias se forem diferentes. É importante que esses alunos coloquem suas resoluções no quadro.
Terminada a socialização, apresentem as soluções dos slides 8 e 9 e peça que comparem com as suas soluções.
Discuta com a turma:
- Pode me mostrar como resolveu?
- Qual a diferença entre os modos de resolver apresentados e o seu?
- Qual a semelhança entre o seu modo de resolver e os dos seus colegas?
- Você acha que pode resolver de outro modo?
Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Ao final da aula, peça que os alunos digam o que aprenderam durante a aula e vá registrando as aprendizagens. Depois encerre a aula lendo a síntese que está no slide ou escreva no quadro.
Discuta com a turma:
- O que vocês aprenderam hoje?
- O que acharam mais fácil?
- O que acharam mais difícil?
Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Distribua a atividade, ou passe no quadro, apresentando o problema e pedindo que resolvam individualmente e registrando suas estratégias para chegar à resposta. Acompanhe o trabalho dos alunos para entender o caminho que escolheram para resolver o problema e verificar o que cada um aprendeu com a aula. Depois pode discutir coletivamente as soluções que os alunos encontraram.
Discuta com a turma:
- O que conta o problema?
- Por onde devemos começar para resolver o problema?
- Você pode me dizer se esse copo contém a mesma quantidade de refrigerantes dessa garrafa?
- Que informações você precisa para resolver o problema?
- Qual a pergunta do problema?
Propósito: Verificar se o aluno consegue resolver o problema com autonomia.
Materiais Complementares:
Veja possibilidades de resolução deste problema:
Resolução do Raio X
Acesse as atividades complementares, que podem ser usadas como você achar mais conveniente. Você pode utilizá-las como atividades extra para os alunos que concluem as atividades da aula antes, como tarefa de casa ou até em outra aula.
Veja, também, as resoluções dessas atividades complementares.
Resolução da Atividade Complementar