Plano de Aula

Plano de aula: Um problema de proporção

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Diferentes significados da multiplicação e da divisão

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Renata Capovilla

Mentor:  Gilne Gardesani Fernandez

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF04MA06 Resolver e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação. (adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

EF04MA07 – Resolver e elaborar problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, mental e algoritmos.

Objetivos específicos:

Resolver um problema com ideias de proporcionalidade.

Conceito-chave

Ideia de proporcionalidade na multiplicação.

Recursos necessários:

  • caderno,
  • lápis,
  • borracha,
  • lápis colorido,
  • cola,
  • folha sulfite A3, papel craft ou outro que tiver disponível,
  • atividades impressas (se desejar).

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem