Aquecimento
Plano de Aula
Plano de aula: O que podemos saber sobre a divisão?
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Diferentes significados da multiplicação e da divisão
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Renata Capovilla
Mentor: Gilne Gardesani Fernandez
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF04MA06 Resolver e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação. (adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
EF04MA07 – Resolver e elaborar problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, mental e algoritmos.
Objetivos específicos:
Compreender diferentes significados da divisão (partes iguais e medida).
Conceito-chave
Significados da divisão: partes iguais e medida.
Recursos necessários:
- caderno,
- lápis,
- borracha,
- lápis colorido,
- cola,
- atividades impressas (se desejar).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, explicando aos alunos o que deverão aprender com a aula. Este é um momento importante para que o aluno possa ter mais foco e saber o que deverá saber ao final da aula.
Propósito: Apresentar o objetivo aos alunos, para que saibam que ao final da aula deverão compreender diferentes significados da multiplicação.
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Inicie a aula entregando a atividade aos alunos, apresentando um cartaz ou projetando a situação problema. Apresente a proposta e permita que os alunos pensem alguns minutos, individualmente. Proponha depois, a discussão coletiva e a resolução no quadro.
Propósito: Retomar conceito de multiplicação para desenvolvimento da proposta da aula.
Discuta com a turma:
- Como podemos pensar em quantos peixes cada amigo levará para casa?
- De quais maneiras podemos calcular essas quantidades?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Proponha que, em duplas, façam a leitura do problema e conversem sobre estratégias para resolução. Dê um tempo para que o registrem suas ideias. Circule entre os alunos, observe como analisam os dados e faça intervenções para que avancem em suas propostas. Incentive o uso de estratégias diversificadas para a resolução.
Peça para que se juntem com outra dupla e apresentem a maneira pensada e ouçam como a dupla pensou também. Peça para cada novo grupo formado registre o problema de uma forma diferente da feita anteriormente. Registre as diferentes formas de resolução, fazendo uma exposição coletiva na classe.
Propósito: Mobilizar conhecimentos sobre divisão com ideia de medir, aplicando-a em um problema.
Discuta com a turma:
- Como podemos saber a quantidade de dias que o ciclista precisa para pedalar essa quilometragem?
- De qual maneira as duplas resolveram o problema?
- E no grupo, como decidiram resolver?
- Existem outras formas de resolver este problema, além das formas que escolheram?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Após a troca entre as duplas e o registro de resolução através de uma estratégia diferente da escolhida no primeiro momento, socialize as estratégias encontradas pela classe. Explore as formas de resolução dos alunos registrando na lousa e peça que expliquem aos colegas a estratégia. Depois poderá apresentar as soluções dos slides a seguir:
Slides 5 a 12: apresenta a divisão da quilometragem de uma semana por dia utilizando a decomposição numérica, e depois a soma da quantidade diária até alcançar o valor proposto no problema.
Slide 13 a 14 : apresenta a divisão como estratégia de resolução.
Slide 15: resolução utilizando multiplicação.
Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.
Discuta com a turma:
- De qual forma você resolveu o problema?
- E a dupla que você trocou, que forma utilizou para resolver?
- Todas as formas estão corretas?
- Depois, que estratégia utilizou para resolver?
- De quantas maneiras conseguem resolver esse problema?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Após a troca entre as duplas e o registro de resolução através de uma estratégia diferente da escolhida no primeiro momento, socialize as estratégias encontradas pela classe. Explore as formas de resolução dos alunos registrando na lousa e peça que expliquem aos colegas a estratégia. Depois poderá apresentar as soluções dos slides a seguir:
Slides 5 a 12: apresenta a divisão da quilometragem de uma semana por dia utilizando a decomposição numérica, e depois a soma da quantidade diária até alcançar o valor proposto no problema.
Slide 13 a 14 : apresenta a divisão como estratégia de resolução.
Slide 15: resolução utilizando multiplicação.
Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.
Discuta com a turma:
- De qual forma você resolveu o problema?
- E a dupla que você trocou, que forma utilizou para resolver?
- Todas as formas estão corretas?
- Depois, que estratégia utilizou para resolver?
- De quantas maneiras conseguem resolver esse problema?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Após a troca entre as duplas e o registro de resolução através de uma estratégia diferente da escolhida no primeiro momento, socialize as estratégias encontradas pela classe. Explore as formas de resolução dos alunos registrando na lousa e peça que expliquem aos colegas a estratégia. Depois poderá apresentar as soluções dos slides a seguir:
Slides 5 a 12: apresenta a divisão da quilometragem de uma semana por dia utilizando a decomposição numérica, e depois a soma da quantidade diária até alcançar o valor proposto no problema.
Slide 13 a 14 : apresenta a divisão como estratégia de resolução.
Slide 15: resolução utilizando multiplicação.
Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.
Discuta com a turma:
- De qual forma você resolveu o problema?
- E a dupla que você trocou, que forma utilizou para resolver?
- Todas as formas estão corretas?
- Depois, que estratégia utilizou para resolver?
- De quantas maneiras conseguem resolver esse problema?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Após a troca entre as duplas e o registro de resolução através de uma estratégia diferente da escolhida no primeiro momento, socialize as estratégias encontradas pela classe. Explore as formas de resolução dos alunos registrando na lousa e peça que expliquem aos colegas a estratégia. Depois poderá apresentar as soluções dos slides a seguir:
Slides 5 a 12: apresenta a divisão da quilometragem de uma semana por dia utilizando a decomposição numérica, e depois a soma da quantidade diária até alcançar o valor proposto no problema.
Slide 13 a 14 : apresenta a divisão como estratégia de resolução.
Slide 15: resolução utilizando multiplicação.
Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.
Discuta com a turma:
- De qual forma você resolveu o problema?
- E a dupla que você trocou, que forma utilizou para resolver?
- Todas as formas estão corretas?
- Depois, que estratégia utilizou para resolver?
- De quantas maneiras conseguem resolver esse problema?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Após a troca entre as duplas e o registro de resolução através de uma estratégia diferente da escolhida no primeiro momento, socialize as estratégias encontradas pela classe. Explore as formas de resolução dos alunos registrando na lousa e peça que expliquem aos colegas a estratégia. Depois poderá apresentar as soluções dos slides a seguir:
Slides 5 a 12: apresenta a divisão da quilometragem de uma semana por dia utilizando a decomposição numérica, e depois a soma da quantidade diária até alcançar o valor proposto no problema.
Slide 13 a 14 : apresenta a divisão como estratégia de resolução.
Slide 15: resolução utilizando multiplicação.
Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.
Discuta com a turma:
- De qual forma você resolveu o problema?
- E a dupla que você trocou, que forma utilizou para resolver?
- Todas as formas estão corretas?
- Depois, que estratégia utilizou para resolver?
- De quantas maneiras conseguem resolver esse problema?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Após a troca entre as duplas e o registro de resolução através de uma estratégia diferente da escolhida no primeiro momento, socialize as estratégias encontradas pela classe. Explore as formas de resolução dos alunos registrando na lousa e peça que expliquem aos colegas a estratégia. Depois poderá apresentar as soluções dos slides a seguir:
Slides 5 a 12: apresenta a divisão da quilometragem de uma semana por dia utilizando a decomposição numérica, e depois a soma da quantidade diária até alcançar o valor proposto no problema.
Slide 13 a 14 : apresenta a divisão como estratégia de resolução.
Slide 15: resolução utilizando multiplicação.
Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.
Discuta com a turma:
- De qual forma você resolveu o problema?
- E a dupla que você trocou, que forma utilizou para resolver?
- Todas as formas estão corretas?
- Depois, que estratégia utilizou para resolver?
- De quantas maneiras conseguem resolver esse problema?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Após a troca entre as duplas e o registro de resolução através de uma estratégia diferente da escolhida no primeiro momento, socialize as estratégias encontradas pela classe. Explore as formas de resolução dos alunos registrando na lousa e peça que expliquem aos colegas a estratégia. Depois poderá apresentar as soluções dos slides a seguir:
Slides 5 a 12: apresenta a divisão da quilometragem de uma semana por dia utilizando a decomposição numérica, e depois a soma da quantidade diária até alcançar o valor proposto no problema.
Slide 13 a 14 : apresenta a divisão como estratégia de resolução.
Slide 15: resolução utilizando multiplicação.
Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.
Discuta com a turma:
- De qual forma você resolveu o problema?
- E a dupla que você trocou, que forma utilizou para resolver?
- Todas as formas estão corretas?
- Depois, que estratégia utilizou para resolver?
- De quantas maneiras conseguem resolver esse problema?
Título: Discussão das soluções (slides 5 a 15)
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Após a troca entre as duplas e o registro de resolução através de uma estratégia diferente da escolhida no primeiro momento, socialize as estratégias encontradas pela classe. Explore as formas de resolução dos alunos registrando na lousa e peça que expliquem aos colegas a estratégia. Depois poderá apresentar as soluções dos slides a seguir:
Slides 5 a 12: apresenta a divisão da quilometragem de uma semana por dia utilizando a decomposição numérica, e depois a soma da quantidade diária até alcançar o valor proposto no problema.
Slide 13 a 14 : apresenta a divisão como estratégia de resolução.
Slide 15: resolução utilizando multiplicação.
Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.
Discuta com a turma:
- De qual forma você resolveu o problema?
- E a dupla que você trocou, que forma utilizou para resolver?
- Todas as formas estão corretas?
- Depois, que estratégia utilizou para resolver?
- De quantas maneiras conseguem resolver esse problema?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Após a troca entre as duplas e o registro de resolução através de uma estratégia diferente da escolhida no primeiro momento, socialize as estratégias encontradas pela classe. Explore as formas de resolução dos alunos registrando na lousa e peça que expliquem aos colegas a estratégia. Depois poderá apresentar as soluções dos slides a seguir:
Slides 5 a 12: apresenta a divisão da quilometragem de uma semana por dia utilizando a decomposição numérica, e depois a soma da quantidade diária até alcançar o valor proposto no problema.
Slide 13 a 14 : apresenta a divisão como estratégia de resolução.
Slide 15: resolução utilizando multiplicação.
Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.
Discuta com a turma:
- De qual forma você resolveu o problema?
- E a dupla que você trocou, que forma utilizou para resolver?
- Todas as formas estão corretas?
- Depois, que estratégia utilizou para resolver?
- De quantas maneiras conseguem resolver esse problema?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Após a troca entre as duplas e o registro de resolução através de uma estratégia diferente da escolhida no primeiro momento, socialize as estratégias encontradas pela classe. Explore as formas de resolução dos alunos registrando na lousa e peça que expliquem aos colegas a estratégia. Depois poderá apresentar as soluções dos slides a seguir:
Slides 5 a 12: apresenta a divisão da quilometragem de uma semana por dia utilizando a decomposição numérica, e depois a soma da quantidade diária até alcançar o valor proposto no problema.
Slide 13 a 14 : apresenta a divisão como estratégia de resolução.
Slide 15: resolução utilizando multiplicação.
Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.
Discuta com a turma:
- De qual forma você resolveu o problema?
- E a dupla que você trocou, que forma utilizou para resolver?
- Todas as formas estão corretas?
- Depois, que estratégia utilizou para resolver?
- De quantas maneiras conseguem resolver esse problema?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Após a troca entre as duplas e o registro de resolução através de uma estratégia diferente da escolhida no primeiro momento, socialize as estratégias encontradas pela classe. Explore as formas de resolução dos alunos registrando na lousa e peça que expliquem aos colegas a estratégia. Depois poderá apresentar as soluções dos slides a seguir:
Slides 5 a 12: apresenta a divisão da quilometragem de uma semana por dia utilizando a decomposição numérica, e depois a soma da quantidade diária até alcançar o valor proposto no problema.
Slide 13 a 14 : apresenta a divisão como estratégia de resolução.
Slide 15: resolução utilizando multiplicação.
Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.
Discuta com a turma:
- De qual forma você resolveu o problema?
- E a dupla que você trocou, que forma utilizou para resolver?
- Todas as formas estão corretas?
- Depois, que estratégia utilizou para resolver?
- De quantas maneiras conseguem resolver esse problema?
Sistematização de conceito
Tempo sugerido: 3 minutos
Propósito: Retomar o conceito aprendido, focando na ideia de medir apresentada no problema, que demonstra que é possível saber quantos grupos podemos formar com determinado total de objetos, sendo conhecida a quantidade de objetos de cada grupo.
Orientação: Encerre a atividade lendo com os alunos a situação do slide, levando-o a compreender que pode-se medir algo, tendo um valor referencial e um total para estabelecer relação.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos
Propósito: Retomar o conceito do que foi trabalhado na aula.
Orientação: Apresente o slide e leia para os alunos se preferir faça um cartaz ou apenas leia, deixe que os alunos exponham suas conclusões.
Discuta com a turma:
- Vocês concordam com essa afirmação? Justifiquem.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem.
Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos com relação aos diferentes significados da divisão.
Discuta com a turma:
- Como podemos saber a quantidade de ônibus necessária para transportar todas as pessoas da escola?
- Só há uma maneira de resolver o problema?
Professor peça para que os alunos justifiquem sua resposta nesse momento.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT4_08NUM_02
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Padlet, Google Meet, Google Apresentações, e-mail, WhatsApp, Mentimeter.
Para este plano, foque na etapa Discussão das soluções.
Aquecimento
Proponha aos alunos que resolvam o problema proposto nesta etapa via Google Documentos, compartilhando o link do arquivo da resolução com o professor para que ele possa fazer os apontamentos necessários usando o recurso dos comentários.
Caso não seja possível utilizar a internet com os alunos o professor pode fazer esse movimento usando o registro escrito.
Atividade principal
Proponha que cada aluno resolva o problema individualmente e fotografe o que fizer para chegar ao resultado, partilhando via Padlet. Caso os alunos tenham alguma dificuldade na resolução, é possível partilhar com os colegas via e-mail ou WhatsApp as dúvidas, para que troquem informações de resolução.
Discussão das soluções
O professor pode propor um momento de análise das resoluções publicadas via Padlet usando o Google Meet, de maneira síncrona com a turma toda. Caso isso não seja possível, é interessante que o professor crie uma sequência de slides que discuta com a turma as possibilidades de resolução e reflexão sobre os processos operatórios que este plano de aula envolve, via Google Apresentações. Há ainda a possibilidade de fazer esse movimento usando folhas impressas para que os exemplos sejam apresentados aos alunos, lembrando de incluir em todas as situações questões problematizadoras, que levem a turma à reflexão sobre suas práticas.
Sistematização
O professor pode usar os próprios slides da etapa anterior como exemplos para criar a sistematização do conceito via Google Apresentações, com pequenas modificações para ampliação (o mesmo vale para a criação de um material impresso).
Encerramento
Pedir aos alunos que façam um registro no próprio caderno de como eles compreenderam as ideias discutidas nesta aula, com suas próprias palavras.
Raio X
Propor aos alunos que resolvam o problema proposto no slide e criem uma situação problema para socializar com os colegas usando o Mentimeter ou enviando em material impresso com o professor, que organizará os envios e produzirá uma sequência de problemas para socialização com a turma toda.
Convite às famílias
Proponha à família que eles utilizem os problemas criados na etapa de Raio X pela turma para organizar uma problemateca pessoal para cada aluno, ou para alimentar a problemateca do aluno caso ela já exista.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Renata Capovilla
Mentor: Gilne Gardesani Fernandez
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF04MA06 Resolver e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação. (adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
EF04MA07 – Resolver e elaborar problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, mental e algoritmos.
Objetivos específicos:
Compreender diferentes significados da divisão (partes iguais e medida).
Conceito-chave
Significados da divisão: partes iguais e medida.
Recursos necessários:
- caderno,
- lápis,
- borracha,
- lápis colorido,
- cola,
- atividades impressas (se desejar).