Aquecimento
Plano de Aula
Plano de aula: O aumento é proporcional?
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Diferentes significados da multiplicação e da divisão
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Renata Capovilla
Mentor: Gilne Gardesani Fernandez
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF04MA06 Resolver e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação. (adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
EF04MA07 – Resolver e elaborar problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, mental e algoritmos.
Objetivos específicos:
Compreender a ideia de proporcionalidade da multiplicação.
Conceito-chave
Ideia de proporcionalidade na multiplicação.
Recursos necessários:
- caderno,
- lápis,
- borracha,
- lápis colorido,
- cola,
- atividades impressas (se desejar).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, explicando aos alunos o que deverão aprender com a aula. Este é um momento importante para que o aluno possa ter mais foco e saber o que deverá saber ao final da aula.
Propósito: Apresentar o objetivo aos alunos, para que saibam que ao final da aula deverão compreender a ideia de proporcionalidade aplicada na multiplicação.