Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Número Desconhecido na Igualdade I
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre A igualdade como equivalência
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Luciana França Bernardino
Mentora: Carla Simone de Albuquerque
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EF04MA15) Determinar o número desconhecido que torna verdadeira uma igualdade que envolve as operações fundamentais com números naturais.
Objetivos específicos
Encontrar o número desconhecido que torna verdadeira uma igualdade em adições e subtrações.
Conceito-chave
Igualdade como equivalência.
Recursos necessários
- Atividades impressas;
- Projetor;
- Lápis e caderno.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Encontrar o número desconhecido que torna verdadeira uma igualdade em adições e subtrações.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo previsto: 5 minutos.
Orientações: Discuta com os alunos as ideias apresentada no slide. É interessante que os alunos já tenham trabalhado com os planos anteriores desta Unidade. Deixe os alunos dizerem como resolveriam o problema. Podem surgir algumas possibilidades, como: a) calcular 6 + 7= 13 e pensar que número somado a 6 resulta em 13; b) calcular 6 + 7 = 13 e depois subtrair 6 de 13; c) subtrair 6 em cada membro da igualdade para deixar o peixinho sozinho no primeiro membro. Resposta: O peixinho vale 7.
Propósito: Retomar o conteúdo aprendido em aulas passadas de igualdade como equivalência.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 4 e 5)
Orientações: Entregue a atividade impressa a cada aluno. Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Você deve circular pelas mesas dos alunos observando o trabalho de cada um. Faça as perguntas e intervenções quando for necessário. Ao término do tempo destinado à Atividade Principal, deixe que os alunos discutam com um colega sua resolução e conclusão.
Propósito: Resolver situação-problema para determinar o valor desconhecido de uma igualdade.
Discuta com a turma:
- Quais informações o enunciado nos traz? Quantos álbuns estão sendo colecionados?
- O enunciado diz que as duplas têm exatamente a mesma quantidade de figurinhas? O que isso significa com relação à quantidade de figurinhas de João, Pedro, Carla e Renata?
- Nós sabemos a quantidade de figurinhas de todas as crianças?
- Que informação nós temos sobre a quantidade de figurinhas de João e Carla?
Materiais complementares
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 4 e 5)
Orientações: Entregue a atividade impressa a cada aluno. Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Você deve circular pelas mesas dos alunos observando o trabalho de cada um. Faça as perguntas e intervenções quando for necessário. Ao término do tempo destinado à Atividade Principal, deixe que os alunos discutam com um colega sua resolução e conclusão.
Propósito: Resolver situação-problema para determinar o valor desconhecido de uma igualdade.
Discuta com a turma:
- Quais informações o enunciado nos traz? Quantos álbuns estão sendo colecionados?
- O enunciado diz que as duplas têm exatamente a mesma quantidade de figurinhas? O que isso significa com relação à quantidade de figurinhas de João, Pedro, Carla e Renata?
- Nós sabemos a quantidade de figurinhas de todas as crianças?
- Que informação nós temos sobre a quantidade de figurinhas de João e Carla?
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 12)
Orientações: Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas e, ao final, apresente e discuta essa forma de resolução. Siga o passo a passo mostrado nos slides pois eles revelam uma forma de pensamento. Mostre para os alunos que a informação referente a relação entre os números (10 a mais ou 4 a mais) foi decisiva para se chegar à conclusão do problema.
Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que pode-se determinar o valor desconhecido de uma igualdade observando a relação entre os números nos dois membros dela.
Material Complementar:
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 12)
Orientações: Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas e, ao final, apresente e discuta essa forma de resolução. Siga o passo a passo mostrado nos slides pois eles revelam uma forma de pensamento. Mostre para os alunos que a informação referente a relação entre os números (10 a mais ou 4 a mais) foi decisiva para se chegar à conclusão do problema.
Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que pode-se determinar o valor desconhecido de uma igualdade observando a relação entre os números nos dois membros dela.
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 12)
Orientações: Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas e, ao final, apresente e discuta essa forma de resolução. Siga o passo a passo mostrado nos slides pois eles revelam uma forma de pensamento. Mostre para os alunos que a informação referente a relação entre os números (10 a mais ou 4 a mais) foi decisiva para se chegar à conclusão do problema.
Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que pode-se determinar o valor desconhecido de uma igualdade observando a relação entre os números nos dois membros dela.
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 12)
Orientações: Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas e, ao final, apresente e discuta essa forma de resolução. Siga o passo a passo mostrado nos slides pois eles revelam uma forma de pensamento. Mostre para os alunos que a informação referente a relação entre os números (10 a mais ou 4 a mais) foi decisiva para se chegar à conclusão do problema.
Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que pode-se determinar o valor desconhecido de uma igualdade observando a relação entre os números nos dois membros dela.
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 12)
Orientações: Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas e, ao final, apresente e discuta essa forma de resolução. Siga o passo a passo mostrado nos slides pois eles revelam uma forma de pensamento. Mostre para os alunos que a informação referente a relação entre os números (10 a mais ou 4 a mais) foi decisiva para se chegar à conclusão do problema.
Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que pode-se determinar o valor desconhecido de uma igualdade observando a relação entre os números nos dois membros dela.
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 12)
Orientações: Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas e, ao final, apresente e discuta essa forma de resolução. Siga o passo a passo mostrado nos slides pois eles revelam uma forma de pensamento. Mostre para os alunos que a informação referente a relação entre os números (10 a mais ou 4 a mais) foi decisiva para se chegar à conclusão do problema.
Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que pode-se determinar o valor desconhecido de uma igualdade observando a relação entre os números nos dois membros dela.
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 12)
Orientações: Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas e, ao final, apresente e discuta essa forma de resolução. Siga o passo a passo mostrado nos slides pois eles revelam uma forma de pensamento. Mostre para os alunos que a informação referente a relação entre os números (10 a mais ou 4 a mais) foi decisiva para se chegar à conclusão do problema.
Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que pode-se determinar o valor desconhecido de uma igualdade observando a relação entre os números nos dois membros dela.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Encerre a aula retomando o que foi aprendido. Reforce para os alunos a forma como a aula de hoje nos leva a resolver a situação proposta no slide. O aluno é levado a pensar na relação entre dois números dos dois membros da igualdade (15 e 17) e não a somar 17 + 9 para então descobrir o valor desconhecido no primeiro membro.
Propósito: Resumir a aprendizagem da aula..
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Após, faça a correção coletiva retomando o que foi aprendido em aula. Reforce a forma de resolução aprendida nesta aula. Ou seja, os alunos podem buscar a relação entre dois números nos dois membros da igualdade.
Propósito: Avaliar a compreensão de como determinar o valor desconhecido em uma igualdade com adições e subtrações.
Materiais complementares
Para os Alunos
Para o Professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT4_16ALG_09
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Mentimeeter, Google Formulários, YouTube, Google Meet.
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Retomada
Propor mais exemplos além do indicado para ampliar a experimentação dos alunos para a situação. Isso pode ser feito em material impresso ou usando o Mentimeeter, para que as respostas sejam apresentadas posteriormente para todos.
Atividade principal
Apresentar a atividade e pedir que os alunos criem um vídeo/animação que encene a situação A ou B, deixando livre a escolha. Solicitar que eles coloquem os vídeos no YouTube para que toda a turma possa conhecer o trabalho que produziram. Em seguida pedir que resolvam a atividade e respondam às questões presentes nas orientações ao professor. Caso não tenham acesso aos recursos digitais, o professor pode propor a criação de uma história em quadrinhos que apresente a situação problema escolhida.
Discussão das soluções
Colher as resoluções dos alunos e socializar via Google Meet as que forem mais interessantes para o desenvolvimento da habilidade em questão. Caso não tenha acesso ao recurso digital, o professor pode socializar junto com os slides aqui presentes de maneira impressa.
Sistematização
Não há.
Encerramento
Pedir que os alunos registrem no caderno o que aprenderam nesta aula.
Raio X
Propor que os alunos resolvam o problema proposto e as atividades complementares. O professor pode usar o Google Formulários para facilitar a correção e a devolutiva para as atividades.
Convite às famílias
Convidar as famílias a gravarem juntas o vídeo pensado pelo aluno, ou na produção da história em quadrinhos, proporcionando a interação familiar.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Luciana França Bernardino
Mentora: Carla Simone de Albuquerque
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EF04MA15) Determinar o número desconhecido que torna verdadeira uma igualdade que envolve as operações fundamentais com números naturais.
Objetivos específicos
Encontrar o número desconhecido que torna verdadeira uma igualdade em adições e subtrações.
Conceito-chave
Igualdade como equivalência.
Recursos necessários
- Atividades impressas;
- Projetor;
- Lápis e caderno.