Plano de aula: Estabelecendo a concordância nominal

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Concordância nominal

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é descobrir, exercitar e revisar os processos de concordância nominal em função da composição da coesão textual.

Materiais necessários: Projetor, folhas de atividade, lápis, caderno, anotações.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ainda não ter compreendido a construção da concordância nominal e/ou não saber reconhecer os elementos que participam desse processo (artigo, substantivo, adjetivo).

Referências sobre o assunto:

KOCH, I. G. V. A coesão textual. Editora Contexto, 1999.

KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.

Tema da aula

Orientações: Apresente o tema para os alunos e instigue-os, perguntando, a partir do tema da aula, o que eles entendem pela palavra “harmonia” e o que seria isso nos textos. A ideia é que os alunos ativem conhecimentos preexistentes sobre a concordância como um processo que constrói a coesão e a fluidez dos textos.