Atividade para impressão - Quebra-cabeça da harmonia - LPO4_20ATS03
Plano de Aula
Plano de aula: Concordância em foco
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Concordância nominal
Por: Tiago Elias Batista
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é descobrir, exercitar e revisar os processos de concordância nominal em função da composição da coesão textual.
Materiais necessários: Peças do jogo, envelopes, projetor, texto da notícia.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ainda não ter compreendido a construção da concordância nominal e/ou não saber reconhecer os elementos que participam desse processo (artigo, substantivo, adjetivo)
Referências sobre o assunto:
KOCH, I.G. V. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 1999.
KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o tema aos alunos, perguntando se eles se sentem preparados para um jogo com base nos conhecimentos sobre concordância nominal.