Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Tiago Batista
Mentor: Sonia Caregnato
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Concordância em foco
Finalidade da aula: Revisar os processos de concordância nominal por meio de um jogo de dominó gramatical.
Ano: 4º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Morfossintaxe
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF04LP07
Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é descobrir, exercitar e revisar os processos de concordância nominal em função da composição da coesão textual.
Materiais necessários: Peças do jogo, envelopes, projetor, texto da notícia.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ainda não ter compreendido a construção da concordância nominal e/ou não saber reconhecer os elementos que participam desse processo (artigo, substantivo, adjetivo)
Referências sobre o assunto:
KOCH, I.G. V. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 1999.
KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.