Plano de Aula

Plano de aula: Concordância em foco

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Concordância nominal

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é descobrir, exercitar e revisar os processos de concordância nominal em função da composição da coesão textual.

Materiais necessários: Peças do jogo, envelopes, projetor, texto da notícia.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ainda não ter compreendido a construção da concordância nominal e/ou não saber reconhecer os elementos que participam desse processo (artigo, substantivo, adjetivo)

Referências sobre o assunto:

KOCH, I.G. V. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 1999.

KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema aos alunos, perguntando se eles se sentem preparados para um jogo com base nos conhecimentos sobre concordância nominal.