Plano de aula: Ditongos - ai, ei, ou

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Ditongos

Sobre esta aula: esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é de compreender acerca dos problemas relacionados à interferência da fala nos ditongos AI, EI, OU.

Materiais necessários: Aparelho de som, CD, atividade xerocopiada, quadro para sistematização do conteúdo.

Dificuldades antecipadas: Alunos que não estejam plenamente alfabetizados podem ter mais dificuldade em observar que a língua falada e a língua escrita são sistemas distintos, cada um obedecendo regras específicas.

Referências sobre o assunto: SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf

ADAMOLI, M. A. Aquisição dos ditongos orais mediais na escrita infantil: uma discussão entre ortografia e fonologia. 2006. 119f. Dissertação – Curso de Mestrado em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas.

ADAMOLI, M. A. As diferentes grafias dos ditongos variáveis em textos de escrita inicial. Dissertação – Curso de Mestrado em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/viewFile/1624/1507;

PAIVA, M. C. A. Supressão das semivogais nos ditongos decrescentes. In: OLIVEIRA E SILVA, G.M & SCHERRE, M.M.P. (orgs.) Padrões sociolinguísticos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1996.

Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Converse com a classe que durante esta aula eles terão a oportunidade de perceber que música e ortografia é uma ótima combinação. Ressalte a importância dos ouvidos estarem bem atentos durante toda a atividade para perceberem o valor sonoro das palavras. Inicialmente as cantigas não deverão ser projetadas para os estudantes.