Plano de Aula

Plano de aula: Essas paroxítonas têm acento?

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Acentuação

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Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é descobrir, sistematizar e exercitar o emprego de acento gráfico em palavras paroxítonas terminadas em consoante.

Materiais necessários: Folha de atividade, texto, lápis de cor ou canetinhas, anotações sobre o tema.

Dificuldades antecipadas: Talvez alguns alunos não saibam reconhecer a regularidade para o emprego de acentos.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf. Acesso em 23 de setembro de 2018.

CUNHA, C. Gramática básica do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Lexikon, 2013. Disponível em http://www.aulete.com.br/gram/cap02-05-regras_acentuacao. Acesso em 23 de setembro de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema para os alunos e explique que, nesta aula, vamos realizar uma atividade para revisar a acentuação gráfica de palavras paroxítonas.

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