Plano de Aula

Plano de aula: Quando acentuar palavras paroxítonas?

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Acentuação

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é descobrir, sistematizar e exercitar o emprego de acento gráfico em palavras paroxítonas terminadas em consoante.

Materiais necessários: Tirinha turma da mônica, projetor ou quadro, cartolina, papel sulfite, lápis.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem não reconhecer a sílaba tônica e/ou confundir o acento agudo com o circunflexo.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf

CUNHA, C. Gramática básica do português contemporâneo. Lexikon. Disponível em http://www.aulete.com.br/gram/cap02-05-regras_acentuacao. Acesso em 23/09/2018

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula para os alunos.