Plano de Aula

Plano de aula: Paroxítonas acentuadas terminadas em ditongo ã, ãs, ão, ãos.

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Acentuação

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Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é diferenciar os acentos agudo e circunflexo do til e reconhecer a regularidade para o emprego de acento em paroxítonas terminadas em -ã(s) e -ão(s).

Materiais necessários: Cartaz Campanha Doação de órgãos, projetor, quadro, caderno, lápis

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem não reconhecer a sílaba tônica e ou considerar o til um acento.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf

CUNHA, C. Gramática básica do português contemporâneo. Lexikon. Disponível em http://www.aulete.com.br/gram/cap02-05-regras_acentuacao. Acesso em 23/09/2018

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema para os alunos, começando com a pergunta: será que uma palavra pode ter dois acentos? A ideia é que os alunos fiquem em dúvida e procurem se lembrar de palavras assim, de modo que iniciem a aula preparados para o problema.