Atividade para impressão - SERÁ QUE TEM ACENTO?
Plano de Aula
Plano de aula: Palavras terminadas com til: quando elas têm acento?
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Acentuação
Por: Tiago Elias Batista
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Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é diferenciar os acentos agudo e circunflexo do til e reconhecer a regularidade para o emprego de acento em paroxítonas terminadas em -ã(s) e -ão(s).
Materiais necessários: Folhas de atividade, lápis, giz de cera, canetinhas, projetor ou quadro, cartolinas ou papel pardo grande.
Dificuldades antecipadas: Talvez alguns alunos não saibam reconhecer a regularidade para o emprego de acentos ou identificar sílabas tônicas.
Referências sobre o assunto:
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf
CUNHA, C. Gramática básica do português contemporâneo. Lexikon. Disponível em http://www.aulete.com.br/gram/cap02-05-regras_acentuacao. Acesso em 23/09/2018
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o tema para os alunos, perguntando se eles acham que a acentuação é algo difícil e se eles acreditam que exista algum meio para sabermos quando uma palavra é acentuada ou não. A ideia é prepará-los cognitivamente para a discussão a ser iniciada.