Sambaqui de Guaraguaçu
Plano de Aula
Plano de aula: Sambaquis
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Rotas de povamento do território americano
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Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF06HI06) “Identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano”, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Caderno, lápis, caneta, borracha e dicionário. Projetor multimídia, caso não tenha um disponível, imprima as imagens para o estudantes.
Material complementar:
Fotografia do Sambaqui de Guaraguaçu
Crânio humano do Sambaqui do Gomes
Conchas do Sambaqui de Guaraguaçu
Zoólito em forma de peixe
Texto 1 - Matéria de O Globo sobre sambaquis
Texto 2 - Sambaquieiros tinham rituais elaborados de sepultamento
Modelo para desenho e parágrafo
Para que os alunos aprendam a interpretar fontes históricas, é muito importante que você não forneça a eles as Informações básicas sobre a fonte histórica antes da leitura de cada uma delas. Não comece a aula com uma exposição sobre o contexto histórico destes documentos, pois isso os impediria de construir o contexto com base nas fontes, que é o objetivo central da aula de História.
Para você saber mais:
CALIPPO, Flávio Rizzi. Sambaquis submersos de Cananeia. Universidade de São Paulo, dissertação de mestrado, 2006. Disponível em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8153/tde-27062006-143634/pt-br.php Acesso em: 23 de dezembro de 2018.
Texto, “Muito antes da chegada de Cabral”. Revista Fapesp, disponível em http://revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2000/03/46_arqueologia.pdf?e1244a Acesso em: 23 de dezembro de 2018.
Vídeo, Documentário do Sambaqui de Cubatão. Fonte: YouTube, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=tQ5oPU7UI5c Acesso em: 23 de dezembro de 2018. O vídeo foi produzido pela prefeitura de Joinville. Nele é mostrado o sambaqui Cubatão I, localizado na região de Joinville. Pesquisas indicam que o sambaqui foi ocupado há mais de 3 mil anos. O Sambaqui de Cubatão I apresenta algumas especificidades, como sepultamentos complexos para crianças e fibras vegetais por todo o sambaqui. A população que construiu o sambaqui tinha acesso a diferentes biomas, como mar, lagoa, restinga, mangue e mata atlântica. O vídeo apresenta as teorias dos principais especialistas sobre sambaquis e os estudos mais recentes sobre o tema. O Sambaqui de Cubatão I passa por um acelerado processo de erosão provocado pelo rio Cubatão.
DE MELO, João Carlos Ferreira; SILVEIRA, Eloiza regina da; BANDEIRA, Dione da Rocha. Arqueobotânica de um sambaqui sul-brasileiro: integrando indícios sobre o paleoambiente e o uso de recursos florestais. Universidade da Região de Joinville, 2016. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/bgoeldi/v11n3/1981-8122-bgoeldi-11-3-0727.pdf Acesso em: 23 de dezembro de 2018. A pesquisa analisou algumas madeiras encontradas dentro de sambaqui e estabeleceu relações entre a vegetação local e o uso desta pelos povos sambaquieiros da região de Joinville.
Vídeo, SP arqueologia, sítio pré-histórico, sambaquis. Fonte: YouTube, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=3rY4RTXnnhE&t=207s Acesso em: 23 de dezembro de 2018. Vídeo produzido pela UNIVESP que mostra os principais conceitos relacionados aos povos sambaquieiros. No vídeo é apresentado o Sambaqui Nóbrega, em Ilha Comprida, município do litoral de São Paulo.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.
Informe aos estudantes que há discussões entre os historiadores sobre a construção e o uso dos sambaquis. Novas descobertas arqueológicas e novos métodos de análise dos dados coletados alteram as teorias até então existentes sobre os sambaquis.
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