Plano de Aula

Plano de aula: O Transporte ferroviário no Brasil em diferentes tempos

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Transporte e comércio

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor digital, tablets ou laboratório de informática, material impresso, quadro, marcador para quadro, sulfite e lápis preto.

Material complementar:

Contexto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YJ2eCCSKT842hfYeEKXaAJduxAwN6ddS4HSuYYQdvV8dzgs63hnWe9ZySPTH/his4-07und05-contexto.pdf

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WWq4FpyY7kvd3xbevx89rtUw25hk6FTZrZSn2DCd4YNNmvUxDkztBcKq9GxY/his4-07und05-problematizacao.pdf

Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/c9u5qZ88XabzvZDYTnjbfsTV4DAT6kVDfHGNFMjzdeJghjB9y8xDFPxBa2Tz/his4-07und05-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Nestes links, um histórico das ferrovias no Brasil.

http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Breve%20hist%C3%B3ria%20da%20ferrovia%20no%20Brasil2.pdf Acesso em 26/03/2019.

http://files-server.antp.org.br/_5dotSystem/download/dcmDocument/2013/01/10/C340F07B-3A87-4592-861D-4880B0300C99.pdf Acesso em 12/04/2019.

Sobre Barão de Mauá:

http://www.multirio.rj.gov.br/historia/modulo02/irineu.html Acesso em 26/03/2019.

No link abaixo, artigo sobre as causas da falta de investimento em ferrovias no Brasil:

https://exame.abril.com.br/brasil/por-que-o-brasil-nao-investe-em-ferrovias-e-por-que-deveria-investir/ Acesso em 26/03/2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

Divida a sala em 5 grupos.

Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula para os alunos e faça uma leitura compartilhada com a sala.

  • Qual o assunto de nossa aula?
  • Que tipos de transporte temos no Brasil?
  • Quem já andou de trem? Para onde foi a viagem?
  • Por que o transporte ferroviário é uma via de transporte econômica e sustentável? Será que as rodovias apresentam as mesmas características? Vamos estudar isso?

Para você saber mais:

Neste link, um histórico das ferrovias no Brasil.

http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Breve%20hist%C3%B3ria%20da%20ferrovia%20no%20Brasil2.pdf Acesso em 26/03/2019.

Sobre Barão de Mauá:

http://www.multirio.rj.gov.br/historia/modulo02/irineu.html Acesso em 26/03/2019.

http://www.museudantu.org.br/galeria/maua3.pdf Acesso em12 de Abril de 2019.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA