Plano de Aula

Plano de aula: Transporte rodoviário brasileiro

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Transporte e comércio

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor digital (ou para substituí-lo tablets ou celulares), material impresso, quadro branco e marcador para quadro, cartolinas, marcadores e lápis coloridos.

Material complementar:

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mzmJ6GTBwdEdn9gCyuudCxCPeyuPSxKGYVktwbWttjwXWe7KrJeZabeW4swe/his4-07und4-problematizacao.pdf

Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vW4FwyknQVdabexg69uPnNqacHTmVsMF36W98x4UF5jQp8bBYrXTH3K6VgX9/his4-07und04-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Neste link, um artigo sobre as condições de trabalho dos caminhoneiros no Brasil e uma análise da necessidade de implantação de políticas que atendam às necessidades desses trabalhadores.

https://revistas.brazcubas.br/index.php/dialogos/article/download/339/450/ Acesso em 26/03/19.

Neste link, três artigos são apresentados sobre as condições de trabalho e de vida dos caminhoneiros em apoio à greve de 2018.

https://ergonomiadaatividade.com/2018/05/29/condicoes-de-trabalho-e-de-vida-dos-caminhoneiros/ Acesso em 26/03/19.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações:

Organize a sala em 5 grupos.

Escreva no quadro ou projete o objetivo da aula para os alunos, peça para que um dos alunos faça a leitura do mesmo e medeie uma conversa com os alunos a respeito:

  • No Brasil temos hidrovias, ferrovias e rodovias. Alguém sabe dizer qual dessas vias de transporte transporta maior fluxo de produtos e pessoas no Brasil?
  • Quais produtos são transportados pelas rodovias brasileiras?
  • Quem são os profissionais responsáveis por esse transporte?

Para você saber mais:

Neste link, encontra-se uma explicação sobre o uso das rodovias, hidrovias e ferrovias no Brasil, bem como uma análise de que rodovias não são as vias de transporte mais indicadas para países com grande extensão:

\https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/transportes-no-brasil.htm Acesso em 26/03/2019.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS