PROBLEMATIZAÇÃO
Plano de Aula
Plano de aula: Transporte rodoviário brasileiro
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Transporte e comércio
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor digital (ou para substituí-lo tablets ou celulares), material impresso, quadro branco e marcador para quadro, cartolinas, marcadores e lápis coloridos.
Material complementar:
Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mzmJ6GTBwdEdn9gCyuudCxCPeyuPSxKGYVktwbWttjwXWe7KrJeZabeW4swe/his4-07und4-problematizacao.pdf
Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vW4FwyknQVdabexg69uPnNqacHTmVsMF36W98x4UF5jQp8bBYrXTH3K6VgX9/his4-07und04-sistematizacao.pdf
Para você saber mais:
Neste link, um artigo sobre as condições de trabalho dos caminhoneiros no Brasil e uma análise da necessidade de implantação de políticas que atendam às necessidades desses trabalhadores.
https://revistas.brazcubas.br/index.php/dialogos/article/download/339/450/ Acesso em 26/03/19.
Neste link, três artigos são apresentados sobre as condições de trabalho e de vida dos caminhoneiros em apoio à greve de 2018.
https://ergonomiadaatividade.com/2018/05/29/condicoes-de-trabalho-e-de-vida-dos-caminhoneiros/ Acesso em 26/03/19.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações:
Organize a sala em 5 grupos.
Escreva no quadro ou projete o objetivo da aula para os alunos, peça para que um dos alunos faça a leitura do mesmo e medeie uma conversa com os alunos a respeito:
- No Brasil temos hidrovias, ferrovias e rodovias. Alguém sabe dizer qual dessas vias de transporte transporta maior fluxo de produtos e pessoas no Brasil?
- Quais produtos são transportados pelas rodovias brasileiras?
- Quem são os profissionais responsáveis por esse transporte?
Para você saber mais:
Neste link, encontra-se uma explicação sobre o uso das rodovias, hidrovias e ferrovias no Brasil, bem como uma análise de que rodovias não são as vias de transporte mais indicadas para países com grande extensão:
\https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/transportes-no-brasil.htm Acesso em 26/03/2019.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS