Contexto
Plano de Aula
Plano de aula: A produção do açúcar no Brasil: as rotas de comércio no passado e no presente
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Transporte e comércio
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor digital ou material impresso, tablets, notebooks, aparelhos celulares ou laboratório de informática.
Material complementar:
Contexto:
Problematização:
Para você saber mais:
Neste endereço, encontra-se uma análise da relevância do açúcar para a economia nacional:
http://sei-cesucol.edu.br/revista/index.php/facider/article/download/37/87 Acesso em 19/03/19.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
Organize a sala em semicírculo. Projete ou escreva o objetivo da aula no quadro para os alunos. Peça para um dos alunos ler em voz alta e medeie uma conversa com os alunos a respeito do mesmo:
- Por que vamos estudar sobre o açúcar? Que importância tem esse alimento e todo o processo de produção, comércio e transporte do mesmo?
- De onde vem o açúcar?
- Como ele é produzido?
- Desde quando o Brasil produz açúcar?
- Como esse alimento era produzido no passado?
Para você saber mais:
http://www.historialivre.com/brasil/salaacucar.htm (Acesso em 6 de maio de 2019)- Neste link, existe um resumo histórico do ciclo do açúcar no Brasil colonial.
http://www.ruralcentro.com.br/noticias/cana-de-acucar-dados-sobre-safra-preco-e-exportacao-podem-ser-acessados-no-site-do-mapa-18889 (Acesso em 6 de maio de 2019) Neste link, dados sobre a produção de açúcar no Brasil.
Contexto
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações:
Projete as imagens para os alunos ou imprima uma cópia para cada um e medeie uma conversa sobre as mesmas.
- Sobre o que as meninas estão conversando?
- Por que para uma delas o açúcar tem um “gosto amargo”?
- De que escravização a menina está falando?
- Cada um de vocês já parou para pensar quanta história pode ter por trás de um alimento?
- Vamos conhecer um pouco do funcionamento de um engenho de açúcar no Brasil do século XVI?
Projete a imagem ENGENHO Manual que Faz Caldo de Cana de Jean-Baptiste Debret - Paris 1768 - 1848, e conte para as crianças que este artista fez obras muito importantes para nossa história, entretanto é preciso compreender que a visão do artista é a visão de um europeu, mas são registros importantes, retratando a escravização de pessoas no Brasil e a cultura indígena, conte também que esta obra é de 1822.
- O que vemos na imagem? O que ela nos mostra?
- Como funcionavam as moendas de cana?
- O que podemos perceber observando as vestes dos trabalhadores e as condições de trabalho? (Esclareça para os alunos que existiam moendas com tamanho e capacidade muito maiores, ocupando espaços externos e usando além da força dos trabalhadores, a força de animais).
- Onde ficavam os engenhos de açúcar no Brasil até o séc. XIX? (Explique que ficavam no Nordeste, sendo que muito tempo depois foram trazidos para o Sudeste, interior de São Paulo).
- É preciso pensar também, que antes da moenda, era preciso plantar e colher a cana e que este trabalho era feito sempre por meio da escravização de pessoas trazidas da África, em um processo de migração forçada. Depois de moída a cana, faziam-se cones que eram chamados de bolo de açúcar e assim eram transportados pelas pessoas escravizadas até o porto mais próximo e depois levados à Europa, onde o açúcar era clareado (refinado) e vendido.
- Vocês já imaginaram quanto valia o açúcar produzido pelo Brasil na Europa?
- Agora, pensem que esse produto que enriqueceu a muitos era produzido por pessoas que foram escravizadas e que não recebiam nenhuma retribuição financeira por esse trabalho. O que vocês pensam sobre isso?
- E hoje, como é o processo de produção de açúcar? Quem trabalha a lavoura? Onde se produz açúcar no Brasil? Para onde vai o açúcar produzido? Como ele é transportado?
Fonte das imagens:
Banco de Imagens Nova Escola: Acesso em 19 de Março de 2019.
ENGENHO Manual que Faz Caldo de Cana. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra61279/engenho-manual-que-faz-caldo-de-cana>. Acesso em: 19 de Mar. 2019. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7
Material complementar:
Contexto:
Como adequar à sua realidade:
Caso sua escola se localize próximo à zona rural de Pontal, uma visita ao Museu da cana seria uma ótima maneira de contextualizar essa aula. Endereço: Fazenda Engenho Central, 1 - Zona Rural Pontal, Pontal - SP, 14180-000
Site: https://www.museudacana.org.br/engenhocentral Acesso em 19 de Março de 2019.
Outra possibilidade interessante é a visita à fazendas coloniais que possam estar abertas para essa finalidade e também contam a história da indústria canavieira no Brasil.
Para você saber mais:
Neste site, além da biografia de Debret, estão disponíveis praticamente todas as suas obras, com um resumo histórico de cada uma delas.
http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa18749/jean-baptiste-debret Acesso em 19 de Março de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações:
Projete as imagens para os alunos ou imprima uma cópia para cada um e medeie uma conversa sobre as mesmas.
- Sobre o que as meninas estão conversando?
- Por que para uma delas o açúcar tem um “gosto amargo”?
- De que escravização a menina está falando?
- Cada um de vocês já parou para pensar quanta história pode ter por trás de um alimento?
- Vamos conhecer um pouco do funcionamento de um engenho de açúcar no Brasil do século XVI?
Projete a imagem ENGENHO Manual que Faz Caldo de Cana de Jean-Baptiste Debret - Paris 1768 - 1848, e conte para as crianças que este artista fez obras muito importantes para nossa história, entretanto é preciso compreender que a visão do artista é a visão de um europeu, mas são registros importantes, retratando a escravização de pessoas no Brasil e a cultura indígena, conte também que esta obra é de 1822.
- O que vemos na imagem? O que ela nos mostra?
- Como funcionavam as moendas de cana?
- O que podemos perceber observando as vestes dos trabalhadores e as condições de trabalho? (Esclareça para os alunos que existiam moendas com tamanho e capacidade muito maiores, ocupando espaços externos e usando além da força dos trabalhadores, a força de animais).
- Onde ficavam os engenhos de açúcar no Brasil até o séc. XIX? (Explique que ficavam no Nordeste, sendo que muito tempo depois foram trazidos para o Sudeste, interior de São Paulo).
- É preciso pensar também, que antes da moenda, era preciso plantar e colher a cana e que este trabalho era feito sempre por meio da escravização de pessoas trazidas da África, em um processo de migração forçada. Depois de moída a cana, faziam-se cones que eram chamados de bolo de açúcar e assim eram transportados pelas pessoas escravizadas até o porto mais próximo e depois levados à Europa, onde o açúcar era clareado (refinado) e vendido.
- Vocês já imaginaram quanto valia o açúcar produzido pelo Brasil na Europa?
- Agora, pensem que esse produto que enriqueceu a muitos era produzido por pessoas que foram escravizadas e que não recebiam nenhuma retribuição financeira por esse trabalho. O que vocês pensam sobre isso?
- E hoje, como é o processo de produção de açúcar? Quem trabalha a lavoura? Onde se produz açúcar no Brasil? Para onde vai o açúcar produzido? Como ele é transportado?
Fonte das imagens:
Banco de Imagens Nova Escola: Acesso em 19 de Março de 2019.
ENGENHO Manual que Faz Caldo de Cana. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra61279/engenho-manual-que-faz-caldo-de-cana>. Acesso em: 19 de Mar. 2019. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7
Material complementar:
Contexto:
Como adequar à sua realidade:
Caso sua escola se localize próximo à zona rural de Pontal, uma visita ao Museu da cana seria uma ótima maneira de contextualizar essa aula. Endereço: Fazenda Engenho Central, 1 - Zona Rural Pontal, Pontal - SP, 14180-000
Site: https://www.museudacana.org.br/engenhocentral Acesso em 19 de Março de 2019.
Outra possibilidade interessante é a visita à fazendas coloniais que possam estar abertas para essa finalidade e também contam a história da indústria canavieira no Brasil.
Para você saber mais:
Neste site, além da biografia de Debret, estão disponíveis praticamente todas as suas obras, com um resumo histórico de cada uma delas.
http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa18749/jean-baptiste-debret Acesso em 19 de Março de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
Organize a sala em grupos com 4 ou 5 alunos e, projete ou imprima a imagem do Ministério da Agricultura para os alunos.
Peça aos alunos para lerem os dados da tabela. Chame a atenção dos alunos apenas para a primeira e última linha de dados.
- O que vocês veem nessa tabela?
- Ela é uma tabela atual? Como podemos perceber isso? (Chame a atenção para a data da última atualização de dados).
- Já ouviram falar de etanol? Que produto é esse?
- Qual é a matéria-prima para produção do etanol?
- Para que serve o etanol?
- Observando a tabela podemos observar que a produção de etanol aumentou ou diminuiu no decorrer dos anos?
- O que se produz mais atualmente no Brasil, etanol ou açúcar?
- Sabemos que o processo de plantio e colheita, tanto para a produção de açúcar quanto de etanol é o mesmo. Como será que é feito o trabalho nas lavouras canavieiras no Brasil atualmente? Quem trabalha na lavoura? Em que condições de trabalho?
(Projete a imagem do slide que contém o depoimento de um trabalhador da lavoura canavieira e peça que um aluno faça a leitura do mesmo. Em seguida, distribua tablets aos alunos, ou aparelhos celulares, ou ainda, use o laboratório de informática da escola e convide os alunos a navegarem e conhecerem as condições de trabalho na lavoura canavieira, observando com atenção os depoimentos dos trabalhadores nos vídeos que estão no artigo, bem como o infográfico, tudo disponível no endereço: http://trabalhonacana.escravonempensar.org.br/condicoes-de-trabalho-nos-canaviais/ (Acesso em 28/03/2019) . (Caso não seja possível o acesso virtual, imprima o material disponível no mesmo endereço e distribua uma para cada grupo).
Em seguida, converse com os alunos sobre o assunto:
- Que dificuldades enfrentam os trabalhadores da lavoura canavieira?
- No infográfico da página, há informações sobre o esforço diário de um trabalhador para colher a cana. O que vocês pensam sobre isso? Que condições de saúde pode ter alguém que trabalha nessas condições?
- Qual meio as indústrias usam para fazer os trabalhadores produzirem mais?
- Por que vocês acham que isso ainda ocorre no Brasil?
Bem, agora que estudamos o que produzimos, recordamos o passado e vimos que as condições no de trabalho no presente ainda são muito difíceis, vamos estudar para onde vai o açúcar e o etanol produzidos no Brasil e que rotas são usadas para levar esse produto para os consumidores brasileiros e para os consumidores estrangeiros.
Exiba as imagens do mapa antigo e do recorte do planisfério para os alunos e converse com eles a respeito:
- No séculos XVI a XIX, o Brasil produzia açúcar para o seu consumo interno mas seu alvo era a exportação. Para onde ia o açúcar brasileiro?
- E na atualidade, além de atender ao consumo interno, exportamos somente o açúcar advindo da cana?
- Para onde vão o açúcar e o etanol produzidos no Brasil?
- No Brasil Império e Colonial a rota de exportação era marítima, e atualmente? Alguém sabe como é feito o transporte do açúcar para outros países? (Conte aos alunos que o transporte marítimo é o principal, mas o transporte aéreo também é usado)
- E para atender os consumidores brasileiros, como são transportados o açúcar e o etanol?
Novamente convide os alunos para uso dos tablets, celulares ou computadores
e fale para eles que a cana passa por mais de um meio de transporte. Primeiro ela tem que ser levada do canavial para a indústria que hoje substitui as antigas moendas. Peça para os alunos acessarem o link: https://www.novacana.com/cana/transporte-da-cana-brasil (Acesso em 19/03/19) ou imprima o material da página para os mesmos e peça que descrevam os caminhões que fazem esse trabalho.
Agora, a segunda parte do transporte que é da indústria ou de etanol ou de açúcar para o mercado interno. Como esse transporte é feito?
Em seguida eça que acessem o link: http://www.transportes.gov.br/images/bit/Tabelas_Anu%C3%A1rio_Estat%C3%ADstico_de_Transportes/10_Mapas/MapaRodovi%C3%A1rio.pdf -Acesso em 19/03/2019. (É importante deixar os links a serem usados já favoritados nos equipamentos, ou em abas já abertas para não tomar muito tempo da aula).
Converse com os alunos que essas são as principais rodovias brasileiras e peça para eles identificarem a principal rodovia da região onde está localizada a escola.
Em seguida converse com os alunos sobre o assunto:
- Alguém conhece, ou já transitou por uma rodovia federal ou estadual?
- Qual sua condição de conservação? ( Em alguns Estados do Brasil, essas condições são precárias, e expõem a vida dos caminhoneiros a grandes riscos).
- Alguém tem algum familiar que seja caminhoneiro? Sabe contar como é a vida nas estradas brasileiras?
Fonte das imagens:
http://www.agricultura.gov.br/assuntos/sustentabilidade/agroenergia/arquivos-producao/PRODUOBRASILEIRADECANADEACARACAREETANOL.pdf Acesso em 19/03/2019.
http://trabalhonacana.escravonempensar.org.br/condicoes-de-trabalho-nos-canaviais/ Acesso em 19/03/2019.
Banco de imagens Nova Escola, adaptado por Fernanda Nicolau N. B. Nunes. Acesso em 19/03/2019.
Material complementar:
Problematização
Como adequar à sua realidade: Caso seja possível falar com um familiar de um aluno que seja caminhoneiro antes da aula, convide-o a vir contar como é a sua vida na estrada. Seria excelente para que os alunos compreendessem melhor as dificuldades enfrentadas nas estradas brasileiras para garantir que o Brasil tenha alimentos, remédios, roupas… e outros produtos essenciais ao seu alcance.
Para você saber mais:
Sobre a exportação de açúcar e etanol no Brasil:
Sobre as condições de trabalho dos caminhoneiros brasileiros:
https://reporterbrasil.org.br/2010/08/sob-pressao-caminhoneiros-enfrentam-condicoes-precarias/
Problematização
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
Organize a sala em grupos com 4 ou 5 alunos e, projete ou imprima a imagem do Ministério da Agricultura para os alunos.
Peça aos alunos para lerem os dados da tabela. Chame a atenção dos alunos apenas para a primeira e última linha de dados.
- O que vocês veem nessa tabela?
- Ela é uma tabela atual? Como podemos perceber isso? (Chame a atenção para a data da última atualização de dados).
- Já ouviram falar de etanol? Que produto é esse?
- Qual é a matéria-prima para produção do etanol?
- Para que serve o etanol?
- Observando a tabela podemos observar que a produção de etanol aumentou ou diminuiu no decorrer dos anos?
- O que se produz mais atualmente no Brasil, etanol ou açúcar?
- Sabemos que o processo de plantio e colheita, tanto para a produção de açúcar quanto de etanol é o mesmo. Como será que é feito o trabalho nas lavouras canavieiras no Brasil atualmente? Quem trabalha na lavoura? Em que condições de trabalho?
(Projete a imagem do slide que contém o depoimento de um trabalhador da lavoura canavieira e peça que um aluno faça a leitura do mesmo. Em seguida, distribua tablets aos alunos, ou aparelhos celulares, ou ainda, use o laboratório de informática da escola e convide os alunos a navegarem e conhecerem as condições de trabalho na lavoura canavieira, observando com atenção os depoimentos dos trabalhadores nos vídeos que estão no artigo, bem como o infográfico, tudo disponível no endereço: http://trabalhonacana.escravonempensar.org.br/condicoes-de-trabalho-nos-canaviais/ (Acesso em 28/03/2019) . (Caso não seja possível o acesso virtual, imprima o material disponível no mesmo endereço e distribua uma para cada grupo).
Em seguida, converse com os alunos sobre o assunto:
- Que dificuldades enfrentam os trabalhadores da lavoura canavieira?
- No infográfico da página, há informações sobre o esforço diário de um trabalhador para colher a cana. O que vocês pensam sobre isso? Que condições de saúde pode ter alguém que trabalha nessas condições?
- Qual meio as indústrias usam para fazer os trabalhadores produzirem mais?
- Por que vocês acham que isso ainda ocorre no Brasil?
Bem, agora que estudamos o que produzimos, recordamos o passado e vimos que as condições no de trabalho no presente ainda são muito difíceis, vamos estudar para onde vai o açúcar e o etanol produzidos no Brasil e que rotas são usadas para levar esse produto para os consumidores brasileiros e para os consumidores estrangeiros.
Exiba as imagens do mapa antigo e do recorte do planisfério para os alunos e converse com eles a respeito:
- No séculos XVI a XIX, o Brasil produzia açúcar para o seu consumo interno mas seu alvo era a exportação. Para onde ia o açúcar brasileiro?
- E na atualidade, além de atender ao consumo interno, exportamos somente o açúcar advindo da cana?
- Para onde vão o açúcar e o etanol produzidos no Brasil?
- No Brasil Império e Colonial a rota de exportação era marítima, e atualmente? Alguém sabe como é feito o transporte do açúcar para outros países? (Conte aos alunos que o transporte marítimo é o principal, mas o transporte aéreo também é usado)
- E para atender os consumidores brasileiros, como são transportados o açúcar e o etanol?
Novamente convide os alunos para uso dos tablets, celulares ou computadores
e fale para eles que a cana passa por mais de um meio de transporte. Primeiro ela tem que ser levada do canavial para a indústria que hoje substitui as antigas moendas. Peça para os alunos acessarem o link: https://www.novacana.com/cana/transporte-da-cana-brasil (Acesso em 19/03/19) ou imprima o material da página para os mesmos e peça que descrevam os caminhões que fazem esse trabalho.
Agora, a segunda parte do transporte que é da indústria ou de etanol ou de açúcar para o mercado interno. Como esse transporte é feito?
Em seguida eça que acessem o link: http://www.transportes.gov.br/images/bit/Tabelas_Anu%C3%A1rio_Estat%C3%ADstico_de_Transportes/10_Mapas/MapaRodovi%C3%A1rio.pdf -Acesso em 19/03/2019. (É importante deixar os links a serem usados já favoritados nos equipamentos, ou em abas já abertas para não tomar muito tempo da aula).
Converse com os alunos que essas são as principais rodovias brasileiras e peça para eles identificarem a principal rodovia da região onde está localizada a escola.
Em seguida converse com os alunos sobre o assunto:
- Alguém conhece, ou já transitou por uma rodovia federal ou estadual?
- Qual sua condição de conservação? ( Em alguns Estados do Brasil, essas condições são precárias, e expõem a vida dos caminhoneiros a grandes riscos).
- Alguém tem algum familiar que seja caminhoneiro? Sabe contar como é a vida nas estradas brasileiras?
Fonte das imagens:
http://www.agricultura.gov.br/assuntos/sustentabilidade/agroenergia/arquivos-producao/PRODUOBRASILEIRADECANADEACARACAREETANOL.pdf Acesso em 19/03/2019.
http://trabalhonacana.escravonempensar.org.br/condicoes-de-trabalho-nos-canaviais/ Acesso em 19/03/2019.
Banco de imagens Nova Escola, adaptado por Fernanda Nicolau N. B. Nunes. Acesso em 19/03/2019.
Material complementar:
Problematização
Como adequar à sua realidade: Caso seja possível falar com um familiar de um aluno que seja caminhoneiro antes da aula, convide-o a vir contar como é a sua vida na estrada. Seria excelente para que os alunos compreendessem melhor as dificuldades enfrentadas nas estradas brasileiras para garantir que o Brasil tenha alimentos, remédios, roupas… e outros produtos essenciais ao seu alcance.
Para você saber mais:
Sobre a exportação de açúcar e etanol no Brasil:
Sobre as condições de trabalho dos caminhoneiros brasileiros:
https://reporterbrasil.org.br/2010/08/sob-pressao-caminhoneiros-enfrentam-condicoes-precarias/
Problematização
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
Organize a sala em grupos com 4 ou 5 alunos e, projete ou imprima a imagem do Ministério da Agricultura para os alunos.
Peça aos alunos para lerem os dados da tabela. Chame a atenção dos alunos apenas para a primeira e última linha de dados.
- O que vocês veem nessa tabela?
- Ela é uma tabela atual? Como podemos perceber isso? (Chame a atenção para a data da última atualização de dados).
- Já ouviram falar de etanol? Que produto é esse?
- Qual é a matéria-prima para produção do etanol?
- Para que serve o etanol?
- Observando a tabela podemos observar que a produção de etanol aumentou ou diminuiu no decorrer dos anos?
- O que se produz mais atualmente no Brasil, etanol ou açúcar?
- Sabemos que o processo de plantio e colheita, tanto para a produção de açúcar quanto de etanol é o mesmo. Como será que é feito o trabalho nas lavouras canavieiras no Brasil atualmente? Quem trabalha na lavoura? Em que condições de trabalho?
(Projete a imagem do slide que contém o depoimento de um trabalhador da lavoura canavieira e peça que um aluno faça a leitura do mesmo. Em seguida, distribua tablets aos alunos, ou aparelhos celulares, ou ainda, use o laboratório de informática da escola e convide os alunos a navegarem e conhecerem as condições de trabalho na lavoura canavieira, observando com atenção os depoimentos dos trabalhadores nos vídeos que estão no artigo, bem como o infográfico, tudo disponível no endereço: http://trabalhonacana.escravonempensar.org.br/condicoes-de-trabalho-nos-canaviais/ (Acesso em 28/03/2019) . (Caso não seja possível o acesso virtual, imprima o material disponível no mesmo endereço e distribua uma para cada grupo).
Em seguida, converse com os alunos sobre o assunto:
- Que dificuldades enfrentam os trabalhadores da lavoura canavieira?
- No infográfico da página, há informações sobre o esforço diário de um trabalhador para colher a cana. O que vocês pensam sobre isso? Que condições de saúde pode ter alguém que trabalha nessas condições?
- Qual meio as indústrias usam para fazer os trabalhadores produzirem mais?
- Por que vocês acham que isso ainda ocorre no Brasil?
Bem, agora que estudamos o que produzimos, recordamos o passado e vimos que as condições no de trabalho no presente ainda são muito difíceis, vamos estudar para onde vai o açúcar e o etanol produzidos no Brasil e que rotas são usadas para levar esse produto para os consumidores brasileiros e para os consumidores estrangeiros.
Exiba as imagens do mapa antigo e do recorte do planisfério para os alunos e converse com eles a respeito:
- No séculos XVI a XIX, o Brasil produzia açúcar para o seu consumo interno mas seu alvo era a exportação. Para onde ia o açúcar brasileiro?
- E na atualidade, além de atender ao consumo interno, exportamos somente o açúcar advindo da cana?
- Para onde vão o açúcar e o etanol produzidos no Brasil?
- No Brasil Império e Colonial a rota de exportação era marítima, e atualmente? Alguém sabe como é feito o transporte do açúcar para outros países? (Conte aos alunos que o transporte marítimo é o principal, mas o transporte aéreo também é usado)
- E para atender os consumidores brasileiros, como são transportados o açúcar e o etanol?
Novamente convide os alunos para uso dos tablets, celulares ou computadores
e fale para eles que a cana passa por mais de um meio de transporte. Primeiro ela tem que ser levada do canavial para a indústria que hoje substitui as antigas moendas. Peça para os alunos acessarem o link: https://www.novacana.com/cana/transporte-da-cana-brasil (Acesso em 19/03/19) ou imprima o material da página para os mesmos e peça que descrevam os caminhões que fazem esse trabalho.
Agora, a segunda parte do transporte que é da indústria ou de etanol ou de açúcar para o mercado interno. Como esse transporte é feito?
Em seguida eça que acessem o link: http://www.transportes.gov.br/images/bit/Tabelas_Anu%C3%A1rio_Estat%C3%ADstico_de_Transportes/10_Mapas/MapaRodovi%C3%A1rio.pdf -Acesso em 19/03/2019. (É importante deixar os links a serem usados já favoritados nos equipamentos, ou em abas já abertas para não tomar muito tempo da aula).
Converse com os alunos que essas são as principais rodovias brasileiras e peça para eles identificarem a principal rodovia da região onde está localizada a escola.
Em seguida converse com os alunos sobre o assunto:
- Alguém conhece, ou já transitou por uma rodovia federal ou estadual?
- Qual sua condição de conservação? ( Em alguns Estados do Brasil, essas condições são precárias, e expõem a vida dos caminhoneiros a grandes riscos).
- Alguém tem algum familiar que seja caminhoneiro? Sabe contar como é a vida nas estradas brasileiras?
Fonte das imagens:
http://www.agricultura.gov.br/assuntos/sustentabilidade/agroenergia/arquivos-producao/PRODUOBRASILEIRADECANADEACARACAREETANOL.pdf Acesso em 19/03/2019.
http://trabalhonacana.escravonempensar.org.br/condicoes-de-trabalho-nos-canaviais/ Acesso em 19/03/2019.
Banco de imagens Nova Escola, adaptado por Fernanda Nicolau N. B. Nunes. Acesso em 19/03/2019.
Material complementar:
Problematização
Como adequar à sua realidade: Caso seja possível falar com um familiar de um aluno que seja caminhoneiro antes da aula, convide-o a vir contar como é a sua vida na estrada. Seria excelente para que os alunos compreendessem melhor as dificuldades enfrentadas nas estradas brasileiras para garantir que o Brasil tenha alimentos, remédios, roupas… e outros produtos essenciais ao seu alcance.
Para você saber mais:
Sobre a exportação de açúcar e etanol no Brasil:
Sobre as condições de trabalho dos caminhoneiros brasileiros:
https://reporterbrasil.org.br/2010/08/sob-pressao-caminhoneiros-enfrentam-condicoes-precarias/
Problematização
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
Organize a sala em grupos com 4 ou 5 alunos e, projete ou imprima a imagem do Ministério da Agricultura para os alunos.
Peça aos alunos para lerem os dados da tabela. Chame a atenção dos alunos apenas para a primeira e última linha de dados.
- O que vocês veem nessa tabela?
- Ela é uma tabela atual? Como podemos perceber isso? (Chame a atenção para a data da última atualização de dados).
- Já ouviram falar de etanol? Que produto é esse?
- Qual é a matéria-prima para produção do etanol?
- Para que serve o etanol?
- Observando a tabela podemos observar que a produção de etanol aumentou ou diminuiu no decorrer dos anos?
- O que se produz mais atualmente no Brasil, etanol ou açúcar?
- Sabemos que o processo de plantio e colheita, tanto para a produção de açúcar quanto de etanol é o mesmo. Como será que é feito o trabalho nas lavouras canavieiras no Brasil atualmente? Quem trabalha na lavoura? Em que condições de trabalho?
(Projete a imagem do slide que contém o depoimento de um trabalhador da lavoura canavieira e peça que um aluno faça a leitura do mesmo. Em seguida, distribua tablets aos alunos, ou aparelhos celulares, ou ainda, use o laboratório de informática da escola e convide os alunos a navegarem e conhecerem as condições de trabalho na lavoura canavieira, observando com atenção os depoimentos dos trabalhadores nos vídeos que estão no artigo, bem como o infográfico, tudo disponível no endereço: http://trabalhonacana.escravonempensar.org.br/condicoes-de-trabalho-nos-canaviais/ (Acesso em 28/03/2019) . (Caso não seja possível o acesso virtual, imprima o material disponível no mesmo endereço e distribua uma para cada grupo).
Em seguida, converse com os alunos sobre o assunto:
- Que dificuldades enfrentam os trabalhadores da lavoura canavieira?
- No infográfico da página, há informações sobre o esforço diário de um trabalhador para colher a cana. O que vocês pensam sobre isso? Que condições de saúde pode ter alguém que trabalha nessas condições?
- Qual meio as indústrias usam para fazer os trabalhadores produzirem mais?
- Por que vocês acham que isso ainda ocorre no Brasil?
Bem, agora que estudamos o que produzimos, recordamos o passado e vimos que as condições no de trabalho no presente ainda são muito difíceis, vamos estudar para onde vai o açúcar e o etanol produzidos no Brasil e que rotas são usadas para levar esse produto para os consumidores brasileiros e para os consumidores estrangeiros.
Exiba as imagens do mapa antigo e do recorte do planisfério para os alunos e converse com eles a respeito:
- No séculos XVI a XIX, o Brasil produzia açúcar para o seu consumo interno mas seu alvo era a exportação. Para onde ia o açúcar brasileiro?
- E na atualidade, além de atender ao consumo interno, exportamos somente o açúcar advindo da cana?
- Para onde vão o açúcar e o etanol produzidos no Brasil?
- No Brasil Império e Colonial a rota de exportação era marítima, e atualmente? Alguém sabe como é feito o transporte do açúcar para outros países? (Conte aos alunos que o transporte marítimo é o principal, mas o transporte aéreo também é usado)
- E para atender os consumidores brasileiros, como são transportados o açúcar e o etanol?
Novamente convide os alunos para uso dos tablets, celulares ou computadores
e fale para eles que a cana passa por mais de um meio de transporte. Primeiro ela tem que ser levada do canavial para a indústria que hoje substitui as antigas moendas. Peça para os alunos acessarem o link: https://www.novacana.com/cana/transporte-da-cana-brasil (Acesso em 19/03/19) ou imprima o material da página para os mesmos e peça que descrevam os caminhões que fazem esse trabalho.
Agora, a segunda parte do transporte que é da indústria ou de etanol ou de açúcar para o mercado interno. Como esse transporte é feito?
Em seguida eça que acessem o link: http://www.transportes.gov.br/images/bit/Tabelas_Anu%C3%A1rio_Estat%C3%ADstico_de_Transportes/10_Mapas/MapaRodovi%C3%A1rio.pdf -Acesso em 19/03/2019. (É importante deixar os links a serem usados já favoritados nos equipamentos, ou em abas já abertas para não tomar muito tempo da aula).
Converse com os alunos que essas são as principais rodovias brasileiras e peça para eles identificarem a principal rodovia da região onde está localizada a escola.
Em seguida converse com os alunos sobre o assunto:
- Alguém conhece, ou já transitou por uma rodovia federal ou estadual?
- Qual sua condição de conservação? ( Em alguns Estados do Brasil, essas condições são precárias, e expõem a vida dos caminhoneiros a grandes riscos).
- Alguém tem algum familiar que seja caminhoneiro? Sabe contar como é a vida nas estradas brasileiras?
Fonte das imagens:
http://www.agricultura.gov.br/assuntos/sustentabilidade/agroenergia/arquivos-producao/PRODUOBRASILEIRADECANADEACARACAREETANOL.pdf Acesso em 19/03/2019.
http://trabalhonacana.escravonempensar.org.br/condicoes-de-trabalho-nos-canaviais/ Acesso em 19/03/2019.
Banco de imagens Nova Escola, adaptado por Fernanda Nicolau N. B. Nunes. Acesso em 19/03/2019.
Material complementar:
Problematização
Como adequar à sua realidade: Caso seja possível falar com um familiar de um aluno que seja caminhoneiro antes da aula, convide-o a vir contar como é a sua vida na estrada. Seria excelente para que os alunos compreendessem melhor as dificuldades enfrentadas nas estradas brasileiras para garantir que o Brasil tenha alimentos, remédios, roupas… e outros produtos essenciais ao seu alcance.
Para você saber mais:
Sobre a exportação de açúcar e etanol no Brasil:
Sobre as condições de trabalho dos caminhoneiros brasileiros:
https://reporterbrasil.org.br/2010/08/sob-pressao-caminhoneiros-enfrentam-condicoes-precarias/
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Convide os alunos a debaterem o tema estudado, propondo que cada grupo faça oralmente uma pergunta problematizadora para iniciar a discussão. Anote no quadro os temas que não podem faltar:
- O trabalho na lavoura canavieira no passado e no presente no Brasil.
- As rotas de transporte do açúcar (também no passado) e do etanol.
- As condições de transporte rodoviário no Brasil.
Peça que cada grupo formule uma pergunta. A cada pergunta feita todos os outros grupos devem participar, acrescentando suas opiniões a respeito. Garanta que cada grupo faça pelo menos uma pergunta ou consideração a ser discutida.
É importante garantir que os alunos compreendam que o processo de produção e comercialização dos derivados da cana-de-açúcar no Brasil é um negócio altamente lucrativo, desde os tempos passados, que utiliza rotas marítimas para exportação, tendo seu mercado externo ampliado grandemente, assim como tem alto consumo interno e que essa produção utilizou a exploração do trabalho, escravizando pessoas vindas da África no passado e que no presente, os trabalhadores enfrentam condições muito sofridas e que colocam sua saúde em risco.
Outro aspecto a ser tratado é o transporte terrestre no mercado interno. As condições das estradas brasileiras e a exploração do trabalho dos caminhoneiros precisa ficar evidenciada pelos alunos. Dessa forma, é preciso que o professor esteja atento ao debate, direcionando questões que possam auxiliar os alunos a compreender todo o processo de produção, comércio e transporte e seus impactos para os envolvidos.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos analisem o processo de produção e comercialização do açúcar no Brasil, do período colonial aos dias de hoje. Converse com eles através de uma videoconferência pelo Whatsapp do grupo da turma e faça os questionamentos que se encontram no Objetivo deste Plano. Siga a sequência de orientações proposta. Você pode optar por fazer essa etapa enviando todo o material (documentos, foto dos documentos) para os alunos através da entrega na escola, do e-mail ou pelo Classroom, junto com as orientações de observação e os questionamentos para análise de todo material a ser estudado.
Envie aos alunos o link (disponível aqui), que trata da funcionalidade do engenho de açúcar.
Problematização
Siga as orientações definidas, mas envie, antecipadamente, o arquivos e o links dos vídeos que serão utilizados, para que os alunos possam manipular estes materiais e ter facilidade de participar do debate proposto. Durante o debate, você poderá passar os trechos do vídeo que quer ressaltar ou que sejam os mais importantes para o aprendizado. Envie todo o material (links, documentos, foto dos documentos, orientações) para os alunos.
Se achar interessante, envie os links disponibilizados no "Para você saber mais", para que os alunos agreguem estes conhecimentos aos desenvolvidos nesta aula.
Sistematização
Siga orientações definidas nesta etapa, mas faça esta atividade individualmente, abrindo espaço para quem queira fazer as perguntas. Incentive os alunos a participarem com as perguntas e as respostas, criando um ambiente de colaboração e coleguismo. Envie todo o material do jogo (documentos, foto dos documentos, orientações).
Links para conhecer as formas de utilização:
- E-mail (disponível aqui).
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
Convite à família
Envolva a família no aprendizado dos filhos, indicando que assistam juntos o vídeo Ciclo da cana-de-açúcar (disponível aqui).
Em outro momento, peça que os alunos comentem sobre o vídeo assistido, no que se refere à produção nos engenhos de açúcar e as vidas dos escravizados.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Fernanda Nunes
Mentor: Sara Villas
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 4º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Circulação de pessoas, produtos e cultura
Objeto (s) de conhecimento: As rotas terrestres, fluviais e marítimas e seus impactos para a formação de cidades e as transformações do meio natural.
Habilidade(s) da BNCC: (EF04HI07) Identificar e descrever a importância dos caminhos terrestres, fluviais e marítimos para a dinâmica da vida comercial.
Palavras-Chave: Lavoura; Escravização; Açúcar; Etanol; Rotas terrestres; Rotas marítimas; comércio.