Plano de Aula

Plano de aula: As hidrovias da Região Norte e a cultura ribeirinha

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Transporte e comércio

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor digital ou material impresso, cartolinas, lápis coloridos, marcadores coloridos para papel.

Material complementar:

Contexto:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3RbVEQsHFP2Zw42GVS4qdJz8yvw3FFCEhNqfaJdW2un3aAQzTNm39D9GmNRe/his4-07und03-contexto.pdf

Problematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/R8UJPK5R2M95RbfyMVzDq2wCRqJ4pKXH4qa3bMnVHEKWSSykVeN9Cn53KMnC/his4-07und03-problematizacao-grupos.pdf (Grupos)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JWDYNcDyCkfWQ9NXKSRGSYJBh9E33DwNKKCsPxa3Ygn6CgHrgVn8eYDCDaKJ/his4-07und03-problematizacao-imagens.pdf (Imagens)

Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/h9s3TBSrdjwGD7yhecj5PTEsCwWKyDUTwVkTXjV9jkaCxzGxMbbZmQuNkxvW/his4-07und03-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Neste link, um documento bem completo com imagens a respeito das hidrovias do Brasil:

http://portal.antaq.gov.br/wp-content/uploads/2016/12/%E2%80%9CPanorama-das-Hidrovias-Brasileiras%E2%80%9D-Jos%C3%A9-Alex-Botelho-de-Oliva.pdf Acesso em 21/03/2019.

Nestes documentos, aspectos importantes de uma das hidrovias da região Norte.

https://www.diariodaamazonia.com.br/a-importancia-da-hidrovia-do-madeira-para-o-norte/Acesso em 21/03/2019.

https://www.dinheirorural.com.br/o-potencial-de-hidrovias-para-regiao-norte-do-brasil-e-fantastico/Acesso em 21/03/2019.

https://portogente.com.br/artigos/71412-a-hidrovia-dos-rios-amazonas-e-solimoes Acesso em 21/03/2019

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Organize a sala em 3 grupos.

Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula e peça que os alunos realizem uma leitura compartilhada. Em seguida medeie uma conversa propondo algumas questões:

  • Qual será o assunto desta aula?
  • Todos sabem o que é uma hidrovia?
  • O que quer dizer o termo “desenvolvimento econômico”?
  • Por que a aula terá ênfase nas hidrovias da região Norte? (Explique para os alunos que a região Norte tem grande potencial para a navegação fluvial e muitas pessoas dependem desse tipo de transporte).

Para você saber mais:

Site da Federação dos trabalhadores em transportes aquaviários e afins.

http://fnttaa.org.br/website/aquaviarios-navegacoes/hidrovias/761-a-importancia-das-hidrovias Acesso em 21/03/2019.

Neste endereço uma análise da importância das hidrovias da Região Norte para o desenvolvimento econômico do Brasil, com ênfase no transporte de produtos agrícolas:

https://www.dinheirorural.com.br/o-potencial-de-hidrovias-para-regiao-norte-do-brasil-e-fantastico/

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA