Plano de aula: Movimento anual do Sol - Estações do ano

Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Calendários, fenômenos cíclicos e cultura

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que a proposta requer um trabalho prévio e pode ter continuidade em aulas subsequentes. Esta aula funciona melhor se realizada após a aula CIE4_08TU02.

Na etapa "Mão na Massa” deste plano de aula, os estudantes farão uma investigação utilizando o software gratuito Stellarium, que também pode ser utilizado online. É importante que você, antes da aula, verifique se o software está instalado nos aparelhos onde será utilizado ou se a versão online funciona bem com a rede da escola ou nos dispositivos disponíveis. Caso a escola não disponha de recursos digitais para a utilização do software, estão disponibilizados ao longo do plano esquemas ilustrativos que podem ser utilizados pelos alunos para a investigação como uma alternativa.

Para que a aula seja mais fluida, uma sugestão é apresentar o Stellarium aos alunos em um momento anterior. O software tem uma interface bastante simples, então você pode apresentar algumas funções, como a localização e o ajuste da data e hora (que serão utilizados nesse plano) e deixar que eles explorem livremente por um tempo. Com essa exploração inicial anterior ao momento da aula, a etapa "Mão na Massa" será mais fácil e rápida. Caso isso não seja possível, tente reservar um tempo maior para a realização desta etapa.

Na aula sugerida nesse plano, os alunos investigarão a trajetória que o sol percorre no céu se tomamos a Terra como o referencial. Essa trajetória varia ao longo do ano, devido ao movimento de translação da Terra e à inclinação de seu eixo de rotação em relação à normal ao plano de translação (23,5 graus). Dessa forma, o sol nasce e se põe em lugares diferentes a cada dia, assim como atinge diferentes alturas no céu e passa mais ou menos tempo visível, dependendo da época do ano e da localidade. No Brasil, o nascer do sol é sempre no horizonte oriental e o pôr do sol é no horizonte ocidental, mas não exatamente nos pontos cardeais Leste e Oeste, respectivamente, todos os dias, como costuma-se falar. Essa variação das posições do sol durante o dia e do tempo de exposição ao sol de um certo local é o que causa as variações climáticas que caracterizam as estações do ano. Nesta aula, abordaremos apenas os aspectos do ponto de vista da Terra. Na aula seguinte dessa unidade (CIE4_08TU04), investigaremos por que essa variação ocorre, ou seja, o movimento de translação da Terra e a inclinação de seu eixo de rotação em relação à normal ao plano de translação.

Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nesta aula, consulte os seguintes links da Universidade Federal do Rio Grande do Sul: http://www.if.ufrgs.br/~fatima/fis2016/aulas/mov_anual_sol.htm (Acesso em 05/05/2018), https://www.if.ufrgs.br/oei/santiago/fis2005/textos/SC0.htm (Acesso em 27/05/2019) e http://astro.if.ufrgs.br/tempo/mas.htm (Acesso em 27/05/2019).

Materiais necessários para a aula: Computadores/tablets/celulares com acesso ao software Stellarium.

Título da aula

Orientações: Com os alunos dispostos em um semicírculo ou em um ‘U’, leia o tema da aula e comente com eles que irão investigar como a trajetória diária do sol no céu varia ao longo do ano. Retome com eles, brevemente, as investigações das aulas anteriores (CIE4_08TU01 e CIE4_08TU02), sobre o movimento aparente diário do sol e a rotação da Terra, responsável por esse movimento.