Atividade para impressão - Fermento
Plano de Aula
Plano de aula: Bactérias e fungos na produção de alimentos
Plano 3 de uma sequência de 6 planos. Veja todos os planos sobre Microrganismos
Sobre esta aula
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Materiais necessários para a aula: Para o experimento: duas garrafas plásticas, duas bexigas murchas, 2 colheres de sopa de açúcar, água morna, 30g de fermento biológico e pão de forma. Equipamento audiovisual ou imagens do slide de contextualização e texto informativo.
Materiais de apoio:
http://ameliacomvaidade.com/2013/10/micro-organismos-na-producao-de.html
https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/quimica-pao.htm
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia o título da aula e retome oralmente com os alunos alguns conhecimentos que eles têm sobre os fungos e bactérias perguntando:
- O que vocês sabem sobre os fungos e as bactérias?
- Quais são suas características?
- Vocês conseguem pensar em alguma relação entre esses microrganismos e a produção de alimentos?
Algumas características dos fungos e bactérias podem ser retomados a partir da plano de aula CIE4_05VE01 (plano disponível nesta plataforma da Nova Escola)
CONTEXTO
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Mostre aos alunos imagens de alguns alimentos, como pães, queijo e iogurte.
Pergunte aos alunos?
- Quem aqui gosta de comer um sanduíche de pão com queijo? E iogurte?
- Alguem sabe como é produzido o pão? E o queijo? E o iogurte?
Diga aos alunos que todos esses alimentos possuem uma característica em comum para sua produção. Desafie os alunos a descobrir o que têm em comum.
Estimule a participação dos alunos no levantamento de hipóteses. Se os alunos não se aproximarem da ideia de que são microrganismos ou fungos e bactérias que fazem parte do processo de produção desses alimentos, vá dando indicações para que eles se aproximem da ideia:
- Será que podem ser usados seres vivos na produção desses alimentos?
- Vocês sabem de algum ser vivos que poderia ajudar no processo de transformação e produção desses alimentos?
Permita que os alunos se aproximem da possibilidade de microrganismos fazerem parte dessa produção.
QUESTÃO DISPARADORA
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Leia a Questão disparadora e permita que os alunos levantem hipóteses. Durante a participação dos alunos, pergunte se algum colega concorda ou discorda com o que foi dito, peça que complementem as opiniões uns dos outros, isso enriquece os argumentos no momento de participação.
Peça para que um aluno registre no quadro as ideias-chave da participação dos alunos. Esses registros serão analisados novamente no final da aula.
MÃO NA MASSA
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: O Mão na massa está dividido em três etapas: experimento, vídeo e pesquisa em texto informativo.
Para a primeira etapa, reserve cerca de 15 minutos. Informe aos alunos que irão realizar um experimento e que devem ficar atentos a todas as etapas para tentar descobrir qual o “elemento secreto”.
O experimento demonstrará a ação dos fungos, como levedura/fermento, responsável pelo crescimento dos pães. Leve para a sala duas garrafas plásticas, água morna, açúcar, fita crepe e duas bexigas vazias, uma sem nada e outra com fermento biológico colocado dentro da bexiga, como sendo o elemento secreto. Você deverá utilizar as duas garrafas, uma sendo o controle somente com água morna e açúcar e bexiga (sem fermento) e outra com água morna, açúcar e a bexiga com fermento. Utilize a fita crepe para lacrar bem a bexiga na boca da garrafa, para vedar a saída de gases da garrafa. Mexa um pouco a garrafa para misturar bem os ingredientes e observe nos minutos seguintes o que ocorrerá com as substâncias das garrafas e com as bexigas.
Ao observar que uma das bexigas permanece murcha e outra cheia, indague os alunos:
- O que aconteceu dentro das garrafas?
- O que aconteceu com a substância da garrafa?
- Por que uma bexiga ficou cheia e outra vazia?
- Qual a função do elemento secreto?
- O que é o elemento secreto?
Entregue aos alunos uma fatia de pão de forma, peça para que observem suas características, dando ênfase nos “buraquinhos” encontrados e questione:
- Como será que esses buraquinhos foram formados?
Informe aos alunos que os elementos utilizados no experimento, também fazem parte da receita para fazer pão.
- Qual ingrediente faz o pão crescer?
Dessa forma, os alunos irão se aproximando da ideia de que o fermento é o elemento surpresa, leve-os pensar:
- Do que é feito o fermento biológico?
- Como é que ele faz o pão crescer?
Depois das hipótese levantadas pelos alunos, passe para a segunda etapa do Mão na massa que é a exibição dos vídeos “Kika, de onde vem o pão?” disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Njk8z5dhByQ e “O show da Luna: clipe pão doce pão” disponível em https://www.youtube.com/watch?v=zQd-Pnvub3Y.
Os vídeos mostram a ação do fermento biológico que é feito de fungos. Eles se alimentam e produzem gases, formando as pequenas bolhas que são os ‘buraquinhos’ vistos na massa do pão, fazendo o pão crescer. Se não houver a possibilidade de exibir os vídeos, utilize o texto disponível em https://super.abril.com.br/mundo-estranho/por-que-o-fermento-faz-a-massa-crescer/
Explore com os alunos o nome “fermento biológico”, enfatizando a ideia de que o prefixo BIO significa vida, assim trata-se de um fermento que tem vida, seres vivos, e esses seres vivos são os fungos.
Para saber sobre s diferença entre fermento biológico e fermento químico acesse: http://www.fermais.com.br/qual-a-diferenca-entre-o-fermento-biologico-e-fermento-quimico/ e https://super.abril.com.br/saude/qual-a-diferenca-entre-os-fermentos-biologico-e-quimico/
MÃO NA MASSA
Orientações: Depois dos alunos descobrirem que o “elemento secreto” do experimento é um ser vivo (fungos, presente no fermento biológico, ingrediente do pão). informe aos alunos que o próximo desafio será descobrir qual o “elemento secreto” do queijo e do iogurte, entrando na terceira etapa do Mão na massa, utilizando os últimos 10 minutos.
Se a escola oferecer ferramentas para pesquisa on line (internet, computadores, tablet ou celular) disponibilize o link aos alunos, caso não haja essa possibilidade, a alternativa é oferecer aos alunos os textos informativos. Divida os alunos em dois grupos: um grupo irá pesquisar sobre o elemento secreto do queijo e o outro do iogurte.
Links para pesquisa dos alunos:
http://minasfazciencia.com.br/infantil/2017/12/28/o-estranho-mundo-vivo-no-interior-de-um-queijo/
https://escolakids.uol.com.br/do-que-e-feito-o-iogurte.htm
Links para os textos informativos para impressão:
Fermento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pkDTMac3JKeG8kQh7aRvdst2KhzZUWHbruHVr8nhafWDd6zr5ekaQvKa4NZ2/atividade-para-impressao-fermento-cie4-05ve03.pdf
Iogurte: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EnQrENqhNXSwWAPEBKcrK6VdUtQR5t2SVRB4Z352GQ8HBuMXTmxNkVzxbw6A/atividade-para-impressao-iogurte-cie4-05ve03.pdf
Queijo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QMJDvnXCc9nN7NCKY7dpwRe9xj7m6Gkh4yPAgytNU6erRwZrKphM9vkpNcgj/atividade-para-impressao-queijo-cie4-05ve03.pdf
Logo após o tempo de pesquisa, peça para que os aluno socializem suas descobertas. Enfatize com os alunos que o que há em comum entre o pão, o queijo e o iogurte é que SEUS ELEMENTOS SECRETOS SÃO MICRORGANISMOS, ou seja, SERES VIVOS, que cada ‘elemento secreto’ é um um microrganismo diferente, no caso dos pães são utilizadas as leveduras, já para o iogurte e os queijos são bactérias e outros tipos de fungos para dar cheiro, sabor e aparência. Evidencie que, para a produção de cada tipo de alimento, são utilizados diferentes microrganismos, que existem inúmeras variedades de fungos e bactérias utilizados na indústria alimentícia.
SISTEMATIZAÇÃO
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Retome com os alunos a questão disparadora e seja escriba da resposta elaborada oralmente pelos alunos. Logo após peça aos alunos que registrem a resposta no caderno.
Ao final da aula, proponha aos alunos uma salva de palmas para os fungos e bactérias, pois, sem eles, não seria possível comermos um delicioso sanduíche de pão com queijo e saborear o iogurte!
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos Google: Docs.
- Gravação de aulas: Loom ou Google meet.
- Mural virtual: Padlet.
Optativas:
Ferramenta de vídeo compartilhad: Flipgrid.
Contexto e questão disparadora
Grave um vídeo para seu grupo, inserindo todo trabalho sugerido nos slides 2 e 3 do “contexto”. Caso tenha trabalhado a aula 1 dessa sequência, retome os conceitos que foram inseridos nela.
Feche o vídeo com os questionamentos sugeridos e, na sequência, com a pergunta da “questão disparadora”. Abra um mural no Padlet para que as crianças elenquem as hipóteses levantadas.
Mão na massa
Antes de iniciar a aula, prepare os materiais do experimento para serem mostrados para a turma. Como alguns materiais são mais complexos, talvez você não consiga que todos da turma realizem a atividade.
Recomende aos alunos a execução da atividade e envie uma lista com os materiais. Para quem conseguir realizar, envie o código do flipgrid. Dessa forma, eles podem gravar os vídeos e disponibilizar para toda a turma.
Por meio de videochamada, por Hangouts ou Zoom, chame os alunos para a retomada das questões do Padlet. Converse sobre as hipóteses levantadas e explique que vocês deverão responder à questão disparadora.
Mostre aos alunos os materiais para a demonstração da aula. Caso veja que a visualização dos materiais de forma síncrona não está clara, deixe o vídeo previamente gravado, apresente-o aos alunos e vá pausando à medida que faz as intervenções.
Faça todas as perguntas e intervenha de forma assertiva. Garanta que todos estão acompanhando a aula. Apresente a fase 2 da “mão na massa” e explique que, na sequência, eles farão as pesquisas para complementar as discussões.
Deixe grupos previamente selecionados e explique que cada um deles pode conversar por Whatsapp para concluir a pesquisa.
Envie um documento compartilhado, via Google Docs, com os links para as duplas e dê um tempo de 15 minutos para que pesquisem e elenquem itens importantes sobre os fungos e bactérias nas produções de alimentos.
Sistematização
Ainda em videochamada, retome os documentos compartilhados. Este documento não está proposto no plano de aula, ele será aplicado como forma de enriquecimento para que o trabalho seja mais colaborativo.
Dê um tempo para que os alunos preencham. Projete cada tabela para apresentação dos grupos e retome a aula com questionamentos e conclusão do slide 7.
Sistematize a aula com as ideias finais do slide 7. Registre suas considerações em uma tela compartilhada e projete para o grupo.
Convite às famílias
Convide as famílias, caso seja possível, para auxiliarem as crianças no experimento e postarem no Flipgrid. Dessa forma, as crianças podem verificar outras formas de experimentação.
Bactérias e fungos na produção de alimentos
4º ano
Objetivos de aprendizagem
Distinguir as possibilidades de uso e forma de ação das bactérias e fungos nos processos industriais para a produção de alimentos.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF04CI07) Verificar a participação de microrganismos na produção de alimentos, combustíveis, medicamentos, entre outros.
Professor-autor: Maria Cristina Muñoz Franco
Mentor: Cíntia Diógenes
Especialista: Margareth Polido
Sobre esta aula: Esta aula apresenta uma proposta de atividade para compreender a ação de microrganismo na produção de alimentos. Para favorecer o desenvolvimento da habilidade com os alunos, recomenda-se, anteriormente, realizar a atividade proposta no plano de aula CIE4_05VE01. Para atender ao objetivo proposto os alunos farão uso de estratégias investigativas a partir de experimento e busca de informações em textos informativos.