
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 6 planos. Veja todos os planos sobre Microrganismos
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Trata-se de uma aula que tem a intenção de explorar a ação decompositora dos fungos e bactérias. Para um bom embasamento conceitual dos alunos, recomenda-se anteriormente realizar a atividade proposta no plano CIE4_5VE01 que introduz o conceito de fungos e bactérias. Com a intenção de desenvolver uma postura investigativa para a construção dos conhecimentos, estimule a curiosidade e a participação dos estudantes, favorecendo o protagonismo no processo de aprendizagem. Informe aos alunos que parte da aula envolve a observação de experimento, assim a observação atenta e os registros são essenciais para estabelecer as relações necessárias para a construção do conhecimento. Para saber mais sobre o tema da aula, acesse https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/decomposicao.htm
https://brasilescola.uol.com.br/biologia/decomposicao.htm
Materiais necessários para a aula: Para a construção e execução do experimento de decomposição: recipiente com terra, pedaços de frutas, verduras e legumes, copo descartável, plástico e lata; lupas e luvas descartáveis; recurso visual para projetar vídeo.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia para os alunos o título da aula e questione:
Relembre com os alunos alguns conceitos sobre esses microrganismos apresentados no plano CIE4_5VE01.
Fique atento pois a área do conhecimento da matemática também possui um conteúdo sobre decomposição, porém decomposição numérica. Evidencie com os alunos que, neste momento, não se trata da decomposição numérica, mas sim um conceito do campo da ciência. Deixe os alunos à vontade para responder a essas indagações iniciais, que preparam o raciocínio para o tema da aula.
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Para dar início à contextualização, estabeleça um diálogo com os alunos a partir de algumas questões:
Apresente para os alunos um vídeo que mostra a transformação que ocorre em frutas e legumes com o passar dos dias. O vídeo está disponível em https://www.youtube.com/watch?v=ykBFTiYLwnU. Informe aos alunos que a produção desse vídeo durou 74 dias, no qual foi registrada uma foto a cada 40 minutos e montado o vídeo para demonstrar o processo. Depois da primeira execução do vídeo, passe novamente, mas dessa vez peça que os alunos assistam buscando respostas para algumas questões:
Peça que um aluno seja o escriba no quadro das respostas dadas pelos alunos. Este é um importante momento de participação, incentive que os alunos pensem em diferentes possibilidades, não cercie nem corrija as ideias apresentadas pelos alunos. Outra possibilidade de vídeo que mostra a decomposição está disponível em https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/search/videos?query=fungos&includeLevelOne=true. Não havendo equipamento visual para utilização do vídeo, a alternativa é utilizar a história abaixo como contexto, mas antes de iniciar a contextualização e mostrar a imagem, pergunte aos alunos:
Se algum aluno responder afirmativamente, continue:
Conte para os alunos a breve história de Lili:
Lili é uma menina esperta e observadora, presta atenção em tudo à sua volta. Todo final de semana, ela passeia no parque da cidade que possui muitas árvores. Ela adora brincar em um balanço que fica ao lado de um pessegueiro; enquanto balança ela observa tudo à sua volta. A menina percebeu que o pessegueiro estava carregado de pêssegos maduros, inclusive que alguns deles já haviam caído do pé e estavam no chão. Na semana seguinte, quando Lili voltou ao parque, enquanto balançava em seu brinquedo preferido observou o pessegueiro e percebeu um cenário diferente. A menina, curiosa e observadora desceu do balanço e foi até ele olhar bem de perto, percebeu que dos belos pêssegos que estavam no chão haviam dado lugar a pedaços menores da fruta e escuros, com diversas manchas e um aspecto muito nojento! Nesse mesmo momento, Lili pensou: “o que aconteceu com as frutas que estavam aqui?”
Evidencie para os alunos a indagação de Lili sobre as frutas e permita que os alunos levantem hipóteses sobre o que pode ter acontecido com as frutas que estavam caídas no chão.
Você pode acrescentar algumas perguntas como:
Peça que um aluno seja o escriba no quadro das respostas dadas pelos alunos. Este é um importante momento de participação, incentive que os alunos pensem em diferentes possibilidades, não cercie nem corrija as ideias apresentadas pelos alunos.
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Leia para os alunos a Questão disparadora e indague os alunos:
Peça que um aluno seja o escriba no quadro das respostas dadas pelos alunos. Este é um importante momento de participação, incentive que os alunos pensem em diferentes possibilidades, não cercie nem corrija as ideias apresentadas pelos alunos.
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: O Mão na massa está dividido em duas etapas: análise de experimento e construção de composteira. Para a primeira etapa, reserve 20 minutos.
Você deve levar para observação dos alunos a situação final de um experimento construído com 10 dias de antecedência. Recomendamos que o experimento seja montado com antecedência, juntamente com os alunos para que compampanhem seu desenvolvimento fazendo observações e registros, sendo realizada a análises do resultado final durante esta aula. As observações podem ser diárias ou a cada dois dias, solicite que, nos registros, os alunos escrevam e desenhem o que observam de diferente nos elementos. Trata-se de um experimento para acompanhar a ação decompositora dos fungos e bactérias: em um recipiente com terra, coloque alguns elementos orgânicos (casca de banana, flores e folhas, pedaços de frutas, legumes e verdura, etc) e inorgânicos (copo plástico descartável, lata de alumínio, saco plástico, etc) e cubra com um pouco de terra. Deixe o recipiente em uma área externa - protegido do acesso de animais - mas que possa pegar sol e chuva, reproduzindo as condições naturais de temperatura e umidade durante 10 dias.
Distribua para os alunos luvas e lupas, para que possam tocar e perceber a consistência e observar a características dos elementos. Informe aos alunos que esses elementos ficaram dias tomando sol e chuva para observarmos o que aconteceu. Leve também para a sala exemplares íntegros dos elementos utilizados no experimento para que os alunos possam estabelecer comparação.
Faça indagações para que os alunos percebam algumas características a partir de comparações:
Destaque com os alunos as diferenças entre o que aconteceu com os elementos orgânicos e inorgânicos durante o experimento. Evidencie as respostas dos alunos que indicam a ação dos fungos e bactérias e também o termo decomposição. Informe aos alunos que esse processo que aconteceu com os elementos chama-se decomposição, e é resultado da ação direta dos fungos e bactérias, na qual a matéria orgânica é degradada em partículas menores e em nutrientes. Retome algumas características dos fungos e bactérias que foram abordados no plano de aula CIE4_5VE01, evidenciando que entre as ações desses microrganismos, uma das mais importantes é a decomposição.
Essa decomposição depende de fatores como temperatura, umidade e oxigênio para ocorrer de maneira mais rápida ou lentamente. A decomposição de elementos orgânicos se dá pela ação dos fungos e bactérias. Já os elementos inorgânicos, como o plástico, por exemplo, não podem ser decompostos pois são substâncias que não são orgânicas e os microrganismos não são capazes de desenvolver enzimas para decomposição desses materiais. Para saber mais, acesse: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/por-que-o-plastico-demora-tanto-tempo-para-desaparecer-na-natureza/
Orientações: Indague aos alunos:
Resgate com os alunos alguns conhecimentos construídos nas atividades do plano CIE4_4VE03 e CIE4_4VE07 (disponíveis na plataforma da Nova Escola), retomando conceito sobre cadeia alimentar e fluxo da matéria. Todas essas pequenas partículas voltam para solo e ficam à disposição para a absorção de outros seres vivos, e esse fator é muito importante para o equilíbrio dinâmico do ecossistema, como o ciclo da matéria.
Verifique através das respostas dos alunos se eles conseguem fazer conexão entre decomposição e retorno de nutrientes ao solo para que seja utilizados por outros seres vivos.
Pergunte aos alunos:
Apresente para os alunos a ideia de favorecer que os restos orgânicos de nosso lixo, ao invés de serem levados para aterros sanitários e lixões, possam ser transformados em adubo orgânico e utilizados no cultivo de plantas (horta, flores, jardim, etc) através da compostagem.
Proponha para a sala construir uma composteira para reaproveitar as folhas, os restos de frutas, verduras e legumes gerados na cozinha da escola, favorecendo a decomposição e o equilíbrio ecológico de forma que os nutrientes que se encontravam presentes no organismo morto sejam libertados para o meio, servindo para outros os transformarem em energia.
Algumas ideias para construção de composteira podem ser encontradas em: https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Sustentabilidade/noticia/2018/02/o-que-e-compostagem-e-como-faze-la-em-casa.html
https://www.youtube.com/watch?v=Z7OGx0-k3SE
Neste momento, evite a construção de composteira que fazem uso da minhoca (que acelera o processo), pois pode gerar alguma confusão na compreensão da ação dos fungos e bactérias no processo de decomposição. Nesta aula, a intenção é propor aos alunos o início da construção da composteira com a intenção de utilizar o adubo orgânico que será gerado em plantas da escola ou para semear algumas hortaliças.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Peça aos alunos que em dupla, elaborem um registro para o conceito de decomposição e sua função a partir de tudo o que foi visto e dialogado durante a aula.
Depois de alguns minutos, solicite que leiam suas ideias para conceituar o processo de decomposição. Em seguida, apresente o conceito e peça para que os alunos façam as correções necessárias para adequar o conceito inicial construído pela dupla com o conceito científico, disponível em https://brasilescola.uol.com.br/biologia/decomposicao.htm.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos Google: Docs.
- Gravação de aulas: Loom ou Google meet.
- Plataforma de vídeo: Youtube.
Contexto e questão disparadora
Faça uma videochamada com a turma, inserindo todo trabalho sugerido nos slides 2, 3 e 4 do “contexto”. Compartilhe sua tela, mostrando as imagens e fazendo as perguntas sugeridas. Projete o vídeo a seguir, para que os alunos compreendam de forma mais clara o processo de decomposição (disponível aqui).
Ouça atentamente a turma e convide todos a partilharem as ideias. Seja você o escriba e partilhe sua tela com as respostas dadas pelos alunos.
Finalize esse momento com a história de Lili e faça todos os questionamentos, a fim de que o grupo tire todas as dúvidas encontradas.
Partilhe a “questão disparadora” e colete as primeiras hipóteses do grupo.
Mão na massa
Grave um vídeo explicando todo o processo do “mão na massa” para as crianças. Explique o que é uma composteira e como ela deve ser construída, mas, diga que, diante da aula online, esse processo de construção se torna mais complicado, já que muitas crianças moram em apartamentos ou em casas com quintais que não são favoráveis à criação da composteira.
O mão na massa, como proposto na aula presencial, não poderá ser realizado, por se tratar da criação de uma composteira.
Caso queira construir um material informativo, use as informações deste site (disponível aqui).
Para enriquecer, você pode usar os vídeos sugeridos a seguir, cortá-los ou adaptá-los.
Projeto de compostagem para crianças (disponível aqui).
Dicas para construir a composteira (disponível aqui).
Passo a passo para construir composteira (disponível aqui).
Por meio de videochamada, por Hangouts ou Zoom, chame os alunos para a retomada da aula. Converse sobre os vídeos e materiais enviados e proponha uma atividade para sistematizar as aprendizagens.
Sistematização
Ainda em videochamada, retome os documentos compartilhados. Divida os alunos em grupos e peça para que se reúnam via videochamada ou Whatsapp. Compartilhe com eles um documento em formato de tabela.
Este documento não está proposto no plano de aula, ele será aplicado como forma de enriquecimento para que o trabalho seja mais colaborativo. Insira nessa tabela, para os alunos completarem:
- O passo a passo da montagem da composteira;
- Os alimentos que podem ser usados;
- O tempo;
- Os agentes decompositores;
- Um espaço para fotos.
Dê um tempo para que os alunos preencham. Projete cada tabela para apresentação dos grupos e retome a aula com questionamentos e conclusão do slide 7.
Convite às famílias
As famílias serão convidadas a auxiliarem as crianças no trabalho com os grupos, para preenchimento das tabelas.
4º ano
Objetivos de aprendizagem
Relacionar a ação das bactérias e fungos com o processo de decomposição, evidenciando sua importância nos processos de equilíbrio dinâmico do planeta.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF04CI06) Relacionar a participação de fungos e bactérias no processo de decomposição, reconhecendo a importância ambiental desse processo.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Professor-autor: Maria Cristina Muñoz Franco
Mentor: Cíntia Diógenes
Especialista: Margareth Polido
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: