Plano de Aula

Plano de aula: Ação decompositora do fungos e bactérias

Plano 2 de uma sequência de 6 planos. Veja todos os planos sobre Microrganismos

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Trata-se de uma aula que tem a intenção de explorar a ação decompositora dos fungos e bactérias. Para um bom embasamento conceitual dos alunos, recomenda-se anteriormente realizar a atividade proposta no plano CIE4_5VE01 que introduz o conceito de fungos e bactérias. Com a intenção de desenvolver uma postura investigativa para a construção dos conhecimentos, estimule a curiosidade e a participação dos estudantes, favorecendo o protagonismo no processo de aprendizagem. Informe aos alunos que parte da aula envolve a observação de experimento, assim a observação atenta e os registros são essenciais para estabelecer as relações necessárias para a construção do conhecimento. Para saber mais sobre o tema da aula, acesse https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/decomposicao.htm

https://brasilescola.uol.com.br/biologia/decomposicao.htm

Materiais necessários para a aula: Para a construção e execução do experimento de decomposição: recipiente com terra, pedaços de frutas, verduras e legumes, copo descartável, plástico e lata; lupas e luvas descartáveis; recurso visual para projetar vídeo.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia para os alunos o título da aula e questione:

  • O que vocês sabem sobre os fungos?
  • E sobre as bactérias?

Relembre com os alunos alguns conceitos sobre esses microrganismos apresentados no plano CIE4_5VE01.

  • Alguém já ouviu falar em decomposição?
  • O que vocês acham que deve ser decomposição?

Fique atento pois a área do conhecimento da matemática também possui um conteúdo sobre decomposição, porém decomposição numérica. Evidencie com os alunos que, neste momento, não se trata da decomposição numérica, mas sim um conceito do campo da ciência. Deixe os alunos à vontade para responder a essas indagações iniciais, que preparam o raciocínio para o tema da aula.