Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Compartilhe com a turma o objetivo da aula.
Retomada.Slide ( 3 e 4).
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Convide a turma para terminar uma situação-problema.
Propósito: Relembrar os componentes de uma situação-problema ,envolvendo os valores monetários.
Retomada. Slide ( 3 e 4).
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Escreva a situação na lousa e coletivamente complete a situação-problema. É importante que todos deem sua opinião, de maneira, que eles pensem em dados que permita o problema ter uma pergunta principal, ou seja, uma questão que precisa ser resolvida. Depois, resolva a situação junto com a sala. Abra uma discussão sobre os dados que um problema deve ter e elabore uma lista com as conclusões dos alunos sobre os componentes importantes em uma situação-problema envolvendo os valores monetários, em seguida, escreva em uma cartolina e afixe na sala, deixando visível a produção deles. Na lista, é importante tenham os seguintes pontos :
1- Personagem: pode ser um ou mais. 2- Situação: se vai ser uma compra/venda ou troca e o produto que vai ser vendido/trocado. 3- Condição: o alor que o personagem tem , quanto ele pode gastar, se vai ter troco ou não. 4- a pergunta principal.
Depois, retome com eles a situação-problema que eles completaram e peça que eles façam a conferência dos itens, verificando se o problema contempla todos os pontos.
Propósito: Relembrar os componentes de uma situação-problema, envolvendo os valores monetários.
Discuta com a turma:
- Quantos vocês acham que custa um balão que Maria quer comprar? Vocês acham que é muito caro ou barato?
- Pensem em um valor que a personagem pode ter em mãos? Pode ser um valor muito alto?
- Sobre a pergunta principal, que problema Maria poderia ter na hora de efetuar a compra?
- Quantos balões vocês acham que ela queria comprar?
Atividade principal. Slide ( 5 e 6)
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Informe a turma que eles irão elaborar algumas situações -problema.Oportunize a fala e destaque sobre os pontos importantes que devem ter um problema.
Propósito:Elaborar situações -problema que envolvam a comparação e equivalência de valores monetários.
Materiais complementares:
Atividade principal
Resolução atividade principal
Guia de intervenção
Atividade principal. Slide ( 7,8,9 e 10).
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Informe a turma que eles irão elaborar algumas situações-problema. Oportunize a fala e destaque sobre os pontos importantes que devem ter um problema.Divida a sala em 3 grupos (podem ser mais grupos, a depender da quantidade de alunos, neste caso, grupos terão cartelas repetidas). Atente-se no momento da formação dos grupos, em colocar alunos que não estão alfabéticos com os que estão, de maneira, que eles servirão também de escribas. Disponha as cartelas na mesa e peça que um representante de cada grupo tire uma cartela. Explique que eles irão elaborar e resolver uma situação-problema seguindo as orientações que estão nas cartelas. Oriente que eles leiam com atenção e atentem-se aos pontos que foram destacados na atividade de retomada.
Propósito: Elaborar situações-problema que envolvam a comparação e equivalência de valores monetários. Circule pelos grupos, observando as dinâmicas. A proposta é que eles usem os seus conhecimentos sobre o sistema monetário, tais como: a equivalência entres os valores, coloquem os personagens em situações de comparação, como:”Com o valor que tenho é possível comprar todas as peças de roupas?” e que usem também suas vivências, como mensurar quanto pode custar um cafezinho. Se preciso, faça intervenções de maneira que todos possam interagir e contribuir com a tarefa.Veja o guia de intervenção.
Discuta com a turma:
- Podemos colocar quantos personagens?
- No problema, podemos colocar ideias de adição, subtração e multiplicação?
- Como deve ser a pergunta principal?
Discussão da solução. Slide ( 7,8,9 e 10).
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Peça que cada grupo apresente sua situação-problema junto com a resolução. Esse é um momento muito importante, pois se for preciso coletivamente os ajustes serão feitos. Para isso, informe a turma que eles terão um check list ( explique que será uma lista com perguntas para avaliar a atividade) e se as respostas forem positivas a situação-problema poderá ser entregue para a professora aplicar com os seus alunos. Caso, algum grupo não faça nenhuma resolução, apresente as possibilidades de problemas (resolução da atividade) que podem ser elaboradas conforme à orientação de cada cartela.
Propósito: Compartilhar as situações-problemas elaboradas pelos grupos.
Discuta com a turma:
Discussão da solução. Slide ( 7, 8, 9 e 10).
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Apresente uma possibilidade de resolução em que as condições das cartelas sejam contempladas.Use o dinheiro fictício no momento de realizar os cálculos. Destaque a importância de mensurar os preços do cardápio. Por exemplo, questione no momento de demonstrar a resolução, se a turma concorda com os valores sugeridos.
Propósito: Compartilhar as situações-problemas elaboradas pelos grupos.
Discussão da solução. Slide ( 7, 8, 9 e 10).
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Apresente uma possibilidade de resolução em que as condições das cartelas sejam contempladas.Use o dinheiro fictício no momento de realizar os cálculos.Essa cartela também explora a ideia de preços. A resolução sugerida contempla a condição, comprando apenas 7 itens.
Propósito: Compartilhar as situações-problemas elaboradas pelos grupos.
Discussão da solução. Slide ( 7, 8 ,9 e 10).
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Apresente a possibilidade de resolução em que as condições das cartelas sejam contempladas. Use o dinheiro fictício no momento de realizar os cálculos. Nessa cartela , a ideia é explorar a ideia de que quanto se pode gastar com o valor que tem em mãos.
Propósito: Compartilhar as situações-problemas elaboradas pelos grupos.
Encerramento.
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Apresente para turma os pontos abordados na aula. Se possível projete o slide e registre na lousa o exemplo da situação-problema,destacando os dados importantes.
Propósito: Retomar os conteúdos que foram abordados na aula.
Raio X
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientação: Entregue a atividade de raio X e peça que individualmente elaborem e resolvam uma situação-problema com base nos dados da imagem. Como se trata de uma atividade individual, a intervenção de escriba deverá ser feita com os alunos que não estão alfabéticos. Sirva de escriba para eles. No momento da discussão, analisem se as situações-problema contemplaram os componentes e sobretudo, se apresentam uma situação que deverá ser resolvido com o uso dos valores monetários. Apresente uma possível resolução. Proponha mais atividades complementares que abordem a elaboração e resolução de situações-problema envolvendo os valores monetários.Veja resolução da atividade complementar.
Propósito: Avaliação dos conhecimentos explorados.
Discuta com a turma:
Materiais complementares:
Atividade raio x
Atividade complementar
Resolução atividade raio x
Resolução atividade complementar