Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_22GRM04
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Cédulas de brinquedo.
Jogo: Quebra-cabeça cédulas
Jogo: Caça-moedas
Jogo da memória: cédulas
Jogo da memória: moedas
Jogo: Quanto custa?
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Retomada
O foco do plano será a atividade principal, entretanto, vale a pena apresentar para os alunos a atividade de retomada, pois ela faz uma prévia mais simples da tarefa que terão que fazer na atividade principal. Você pode narrar a situação problema em forma de áudio ou vídeo e enviar para os alunos somente a imagem da nota do supermercado. Você pode tirar um print do slide 4 e enviar para os alunos de forma remota, por WhatsApp, por exemplo, para que os alunos comecem a pensar sobre o tema e responder à situação. Os alunos podem usar as cédulas de brinquedo para resolver a situação. Eles podem responder através de áudio ou por escrito. Peça que os alunos complementem as resoluções e conclusões dos colegas e que levantem novos questionamentos. Dessa forma, você pode avaliar se os alunos têm condições de embarcar na atividade principal.
Atividade principal
O foco desta atividade principal é a resolução de problemas envolvendo situações de compra e venda. Os alunos precisam ter acesso à situação problema da atividade principal presente no slide 7. Caso esteja em uma aula síncrona por videoconferência em alguma das ferramentas citadas acima (Zoom, Meets), apresente o slide e explique a atividade para a turma. Eles devem copiar a atividade no caderno, respondê-las de forma individual e, depois, podem responder e compartilhar a resolução das questões levantando a mão, abrindo o seu microfone ou pelo bate-papo. Caso esteja em aula síncrona ou assíncrona utilizando outras ferramentas como, por exemplo, o WhatsApp, você pode fotografar o slide 7 ou enviar o arquivo da atividade principal pela mesma via, para que os alunos tenham acesso, possam imprimi-la ou copiá-la e respondam pelo mesmo meio. Os alunos podem utilizar cédulas de brinquedo imprimindo ou desenhando, desta forma, eles poderão utilizar material concreto para manipular e resolver a situação problema. Incentive que os alunos compartilhem as suas soluções. Os alunos podem responder os questionamentos pelo mesmo meio, através de fotografias das cédulas que estão utilizando, áudios ou textos.
Discussão das soluções
Compartilhe o slide 8 da discussão das soluções com os alunos ao vivo ou através de um print por fotografia. Eles devem comparar as soluções das duplas de personagens com as suas, concordando ou discordando através de texto, de áudio ou mesmo de fotografia, se quiserem mostrar sua resolução através das cédulas. Podem também mostrar como pensaram para resolver a situação.
Encerramento
Retome com a turma os conceitos explorados na aula. Os alunos devem fazer essas anotações em seus cadernos para futuras consultas. Acrescente também as conclusões a que os alunos chegaram e não constam no slide.
Raio X
A atividade do Raio X retoma a situação de cálculo de compra e venda e pode ser utilizada para verificar se os alunos compreenderam e atingiram o objetivo da aula. As atividades complementares também podem ser exploradas para esse fim.
Convite às famílias
As famílias podem tentar resolver a situação com os alunos utilizando, inclusive, as cédulas de brinquedo. Podem também pedir que eles verifiquem as cédulas e moedas que podem usar em situações reais de compra e venda. Podem também jogar em família os jogos indicados ou jogos que tenham em casa, como, por exemplo, o Banco Imobiliário.
O envolvimento das famílias nas atividades escolares juntos com os alunos é o ideal nesses momentos, principalmente na organização deles e de seus materiais. Grave um áudio, um vídeo ou envie uma mensagem à família, explicando como ela pode ajudar os alunos nessa organização e na resolução da atividade.