Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)
Propósito: Estimular os alunos para o desenvolvimento da agilidade no cálculo mental.
Orientações: Leia com eles o diálogo nos balões. Faça os questionamentos abaixo e conclua que a destreza no cálculo mental ajuda a resolver os problemas. Depois diga que hoje participarão de um jogo que ajudará a treinar o cálculo mental deles.
Discuta com a turma:
- Em que situações do cotidiano você utiliza o cálculo mental? Cite-as.
- Temos o recurso da calculadora a todo momento?
- Vocês já passaram por alguma situação como a de Ana?
- Se você não tiver nenhum recurso para fazer operações, consegue fazer cálculos mentais?
- Se você fosse a Ana, qual cálculo faria?
- Por que o cálculo mental é importante?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)
Propósito: Estimular os alunos para o desenvolvimento da agilidade no cálculo mental.
Orientações: Leia com eles o diálogo nos balões. Faça os questionamentos abaixo e conclua que a destreza no cálculo mental ajuda a resolver os problemas. Depois diga que hoje participarão de um jogo que ajudará a treinar o cálculo mental deles.
Discuta com a turma:
- Em que situações do cotidiano você utiliza o cálculo mental? Cite-as.
- Temos o recurso da calculadora a todo momento?
- Vocês já passaram por alguma situação como a de Ana?
- Se você não tiver nenhum recurso para fazer operações, consegue fazer cálculos mentais?
- Se você fosse a Ana, qual cálculo faria?
- Por que o cálculo mental é importante?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 5 e 6)
Propósito: Promover o desenvolvimento da agilidade no cálculo mental.
Orientações: Corte as cartelas que estão nos materiais complementares com os problemas e com os resultados. Diga a seus alunos que irão participar de uma brincadeira bem legal. Escolha dez crianças serão as abelhas-rainhas e representarão 5 colmeias. Peça que fiquem de 2 em 2 num determinado local da sala de aula ou pátio. Cada colmeia receberá 5 cartelas com resultados de problemas. O restante da turma serão abelhas operárias em busca desses resultados, e receberão um problema com ideia de comparação de quantidades. Explique que quando você sinalizar, deverão fazer a leitura do problema e rapidamente sair procurando nas colmeias seus resultados. Ao chegar na colmeia, as duas abelhas rainhas deverão analisar se o resultado que a abelha operária está procurando está em sua colmeia e se foi calculado corretamente. Caso tenha o resultado, a abelha deverá ficar perto da colmeia que tem o seu resultado. A colmeia que for formada primeiro com 5 abelhas operárias e que apresentar todos os resultados corretos, ganha o jogo. Enquanto os alunos vão calculando e procurando os resultados, vá circulando entre eles, faça os questionamentos sugeridos abaixo e as intervenções necessárias.
Discuta com a turma:
- O que você tem que fazer primeiro?
- O que está perguntando o seu problema?
- O que tem que fazer quando o problema quer saber quanto tem a mais?
- E a menos?
- E quando quiser saber a diferença? Que tipo de operação tem que fazer?
- Como pensar para calcular sem registrar?
- Qual estratégia pode me ajudar para calcular mais rápido?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 5 e 6)
Propósito: Promover o desenvolvimento da agilidade no cálculo mental.
Orientações: Corte as cartelas que estão nos materiais complementares com os problemas e com os resultados. Diga a seus alunos que irão participar de uma brincadeira bem legal. Escolha dez crianças serão as abelhas-rainhas e representarão 5 colmeias. Peça que fiquem de 2 em 2 num determinado local da sala de aula ou pátio. Cada colmeia receberá 5 cartelas com resultados de problemas. O restante da turma serão abelhas operárias em busca desses resultados, e receberão um problema com ideia de comparação de quantidades. Explique que quando você sinalizar, deverão fazer a leitura do problema e rapidamente sair procurando nas colmeias seus resultados. Ao chegar na colmeia, as duas abelhas rainhas deverão analisar se o resultado que a abelha operária está procurando está em sua colmeia e se foi calculado corretamente. Caso tenha o resultado, a abelha deverá ficar perto da colmeia que tem o seu resultado. A colmeia que for formada primeiro com 5 abelhas operárias e que apresentar todos os resultados corretos, ganha o jogo. Enquanto os alunos vão calculando e procurando os resultados, vá circulando entre eles, faça os questionamentos sugeridos abaixo e as intervenções necessárias.
Discuta com a turma:
- O que você tem que fazer primeiro?
- O que está perguntando o seu problema?
- O que tem que fazer quando o problema quer saber quanto tem a mais?
- E a menos?
- E quando quiser saber a diferença? Que tipo de operação tem que fazer?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.(Slides 7 a 10)
Propósito: Socializar as soluções de cálculo mental e discutir as estratégias utilizadas.
Orientações: Projete os slides 8, 9 e 10, ou imprima a resolução. Nos materiais complementares, você encontrará as respostas corretas dos problemas. Mas é preciso considerar que alguns grupos formem as colmeias com resultados trocados, como nos exemplos apresentados nos slides. Leve para um painel as soluções encontradas pelos grupos e discuta as respostas com a turma. É possível que uma colmeia seja formada primeiro, mas apresente resultados incorretos. Nesse caso, ganha a brincadeira a colmeia que tiver todos os resultados corretos.
Discuta com a turma:
- Todas as colmeias apresentaram os resultados corretos?
- A colmeia que foi formada primeiro acertou todos os resultados?
- Vamos conferir?
- O que pensaram para calcular o problema? Expliquem.
- Qual foi a maior dificuldade que tiveram para calcular?
- Essa brincadeira te possibilitou calcular mais rápido?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.(Slides 7 a 10)
Propósito: Socializar as soluções de cálculo mental encontradas por eles e discutir as estratégias utilizadas.
Orientações: Projete os slides 8, 9 e 10, ou imprima a resolução. Nos materiais complementares, você encontrará as respostas corretas dos problemas. Mas é preciso considerar que alguns grupos formem as colmeias com resultados trocados, como nos exemplos apresentados nos slides. Leve para um painel as soluções encontradas pelos grupos e discuta as respostas com a turma. É possível que uma colmeia seja formada primeiro, mas apresente resultados incorretos. Nesse caso, ganha a brincadeira a colmeia que tiver todos os resultados corretos.
Discuta com a turma:
- Todas as colmeias apresentaram os resultados corretos?
- A colmeia que foi formada primeiro acertou todos os resultados?
- Vamos conferir?
- O que pensaram para calcular o problema? Expliquem.
- Qual foi a maior dificuldade que tiveram para calcular?
- Essa brincadeira te possibilitou calcular mais rápido?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.(Slides 7 a 10)
Propósito: Socializar as soluções de cálculo mental e discutir as estratégias utilizadas.
Orientações: Projete os slides 8, 9 e 10, ou imprima a resolução. Nos materiais complementares, você encontrará as respostas corretas dos problemas. Mas é preciso considerar que alguns grupos formem as colmeias com resultados trocados, como nos exemplos apresentados nos slides. Leve para um painel as soluções encontradas pelos grupos e discuta as respostas com a turma. É possível que uma colmeia seja formada primeiro, mas apresente resultados incorretos. Nesse caso, ganha a brincadeira a colmeia que tiver todos os resultados corretos.
Discuta com a turma:
- Todas as colmeias apresentaram os resultados corretos?
- A colmeia que foi formada primeiro acertou todos os resultados?
- Vamos conferir?
- O que pensaram para calcular o problema? Expliquem.
- Qual foi a maior dificuldade que tiveram para calcular?
- Essa brincadeira te possibilitou calcular mais rápido?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.(Slides 7 a 10)
Propósito: Socializar as soluções de cálculo mental e discutir as estratégias utilizadas.
Orientações: Projete os slides 8, 9 e 10, ou imprima a resolução. Nos materiais complementares, você encontrará as respostas corretas dos problemas. Mas é preciso considerar que alguns grupos formem as colmeias com resultados trocados, como nos exemplos apresentados nos slides. Leve para um painel as soluções encontradas pelos grupos e discuta as respostas com a turma. É possível que uma colmeia seja formada primeiro, mas apresente resultados incorretos. Nesse caso, ganha a brincadeira a colmeia que tiver todos os resultados corretos.
Discuta com a turma:
- Todas as colmeias apresentaram os resultados corretos?
- A colmeia que foi formada primeiro acertou todos os resultados?
- Vamos conferir?
- O que pensaram para calcular o problema? Expliquem.
- Qual foi a maior dificuldade que tiveram para calcular?
- Essa brincadeira te possibilitou calcular mais rápido?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.
Orientações: Diga a seus alunos, que pensem na situação da personagem Ana ao se deparar com a situação de não ter nenhum recurso para somar quantidades e ter que fazer isso mentalmente.O esperado é que eles compreendam que a agilidade no cálculo mental, facilita na resolução de problemas.
Discuta com a turma:
- O que vocês sentiram no momento do jogo em que tinham que fazer o cálculo mental bem rápido para formar a colmeia?
- Se você não tiver nenhum recurso para fazer operações, consegue fazer cálculos mentais?
- Vamos ler juntos a aprendizagem desta aula?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 11 e 12)
Propósito: Verificar se os alunos conseguem calcular mentalmente.
Orientações: Diga a seus alunos que farão individualmente uma atividade para mostrar o quanto estão ágeis no cálculo mental.Enquanto realizam a atividade, circule entre eles para garantir que façam os cálculos mentalmente, e observe a destreza deles.
Discuta com a turma:
- Você conseguiu entender o quadro?
- Consegue calcular mentalmente?
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 11 e 12)
Propósito: Verificar se os alunos conseguem calcular mentalmente.
Orientações: Diga a seus alunos que farão individualmente uma atividade para mostrar o quanto estão ágeis no cálculo mental.Enquanto realizam a atividade, circule entre eles para garantir que façam os cálculos mentalmente, e observe a destreza deles.
Discuta com a turma:
- Você conseguiu entender o quadro?
- Consegue calcular mentalmente?
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar