Tabela para imprimir
Tabela para imprimir
Plano de Aula
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Relatos e protocolos de experimentos científicos
Qualidade com economia de tempo
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Relato e protocolos de experimentos científicos, e no campo de atuação Estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Materiais necessários: Cópias dos textos ou materiais para projeção, canetinhas e cartolinas
Dificuldades antecipadas: O texto científico possui características e organização estrutural e sintática típicas, portanto dificuldades principalmente de vocabulário podem ser detectadas durante a leitura.
Referências sobre o assunto: CALIL, E. Lendo e produzindo textos científicos. In Práticas de leitura e escrita / Maria Angélica Freire de Carvalho, Rosa Helena Mendonça (orgs.). – Brasília : Ministério da Educação, 2006. P. 166 - 170. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf
Tempo sugerido: 2 min
Orientações: Anuncie o título e converse com os alunos sobre o que eles podem aprender na aula.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Renata da Silva Gonçalves
Mentor: Sidecleia Anjos
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Lendo texto científico
Finalidade da aula: Ler textos científicos, compreendendo a situação comunicativa, suporte de circulação, estabelecendo conexões com os conhecimentos prévios.
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Relato e protocolos de experimentos científicos.
Objeto(s) do conhecimento: Reconstrução das condições de produção e recepção de textos / Estratégias de leitura
Prática de linguagem: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP01 e EF15LP02
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Relato e protocolos de experimentos científicos, e no campo de atuação Estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Materiais necessários: Cópias dos textos ou materiais para projeção, canetinhas e cartolinas
Dificuldades antecipadas: O texto científico possui características e organização estrutural e sintática típicas, portanto dificuldades principalmente de vocabulário podem ser detectadas durante a leitura.
Referências sobre o assunto: CALIL, E. Lendo e produzindo textos científicos. In Práticas de leitura e escrita / Maria Angélica Freire de Carvalho, Rosa Helena Mendonça (orgs.). – Brasília : Ministério da Educação, 2006. P. 166 - 170. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores
Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORAEssa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).