Autobiografia

POR:
professor

Objetivo(s) 

- Promover situações de leitura e escrita de autobiografias.
- Trabalhar com um destinatário real para a produção escrita.

Conteúdo(s) 

- Produção de texto.
- Características específicas das biografias.
- Procedimentos de revisão. 

 

Ano(s) 

1º, 2º

Tempo estimado 

1 bimestre

Material necessário 

Livros de biografias e autobiografias, papéis, canetas, lápis e cartolina.  

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Os alunos serão estimulados a contarem a sua história, um registro escrito de suas marcas pessoais, suas lembranças mais queridas e fatos relevantes de sua vida, para a construção de uma autobiografia. Nesse primeiro momento, o principal objetivo do trabalho é estimular a capacidade criadora e a apropriação da linguagem escrita.

2ª etapa 

Ler em voz alta biografias de personalidades da música, da pintura e da literatura (1 biografia por dia durante uma semana). Por meio delas, as crianças vão se familiarizar com esse tipo de texto, além de conhecer um pouco da vida de Romero Britto (primeiro artista apresentado em Artes), da grandeza da obra de Mozart, das férias de Monteiro Lobato no sítio, ou se indignar com a infância de Heitor Villa-Lobos, que tinha suas pernas amarradas pelo pai para fazer a lição e de Pelé, o rei do futebol. Converse com a turma sobre as características identificadas e o que diferencia esse tipo de texto dos demais, como contos, fábulas e notícias jornalísticas. 

3ª etapa 

O grupo já pode elaborar um roteiro, contemplando todos os assuntos que eles gostariam de escrever nas próprias autobiografias: nome, local de nascimento, nomes dos pais, irmãos, avós, o que mais gostam de fazer na escola e fora dela, as comidas preferidas, os bichos de estimação, as lembranças mais queridas, histórias divertidas.

4ª etapa 

Os alunos iniciarão o processo de escrita de sua autobiografia, pensando em cada ano de sua vida. Faça uma revisão coletiva do texto a partir da pergunta: "O que precisamos fazer para que essa biografia fique mais bonita e mais gostosa de ler?". Para conseguir a resposta, dê exemplos de bons textos: leia histórias de autores conhecidos e peça à turma que diga quais são as palavras mais bonitas usadas por esses autores e o que eles fazem para deixar um texto melhor?. As crianças costumam responder com a precisão de um escritor, são rápidas e fulminantes, pois sabem o que faz diferença, percebem que a linguagem escrita não é igual à falada e precisam apenas da oportunidade de pensar e dizer. 

5ª etapa 

Para ilustrar as autobiografias, peça que as crianças façam colagens de seus autorretratos.

Avaliação 

Avalie a pertinência dos textos produzidos pelas crianças em relação à sua função social, à sua forma e aos seus aspectos linguísticos e o uso de marcas textuais no discurso oral.

Flexibilização 

Materiais Se a coordenação motora do aluno ainda não estiver tão desenvolvida, inclua papéis em tamanho maior e riscantes com pontas mais grossas. 2ª etapa  Dê ao aluno uma instrução antecipada explicitando o que será trabalhado e o comportamento esperado nesse momento. Nas situações que exigem maior tempo de concentração, convide-o a sentar ao seu lado e estimule sua atenção deixando-o apreciar visualmente o livro. 3ª etapa  Se o aluno ainda não for alfabético, peça auxílio da família ou do AEE para completar esse roteiro antecipadamente. Em sala, selecione alguns itens do roteiro, prepare uma folha com frases incompletas e peça que ele a complete copiando as informações do roteiro. As correspondências entre a folha e o roteiro podem ser pelas cores (por exemplo, um traço vermelho no espaço do texto para copiar a palavra que está marcada em vermelho no roteiro). Acompanhe essa atividade lendo para ele as palavras que ele estiver escrevendo. 4ª etapa  A escolha pode ser feita por votação. Peça que, em algum momento, o aluno vá ao quadro para registrar o número de votos. 5ª etapa  ?Em algum momento dessa etapa, escolha um livro que o aluno tenha levado para que ele tenha mais participação na atividade coletiva. 6ª etapa ?Se houver habilidade para a escrita, peça que o aluno copie o registro que estiver fazendo no quadro. Isso será uma contribuição para o grupo, pois quando precisar apagar o conteúdo estará registrado.    

Deficiências 

Intelectual

Créditos: Beatriz Gouveia Formação: Coordenadora do programa Além das Letras, do Instituto Avisa Lá.

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