Plano de Aula
Plano de aula: Algoritmo verde contra as mudanças climáticas
Descrição
Este plano de duas aulas, voltado para o 3º ano do Ensino Fundamental, aborda de forma integrada o consumo consciente, o pensamento computacional e o uso responsável da internet, tendo as mudanças climáticas como eixo central. A proposta parte da investigação prática de diferentes tipos de embalagens utilizadas em produtos do cotidiano, incentivando os estudantes a identificar excessos, compreender o tempo de decomposição de cada material e refletir sobre como o consumo exagerado aumenta a produção de resíduo, contribui para a emissão de gases de efeito estufa e agrava o aquecimento global.
A partir das descobertas, cada grupo elabora um “algoritmo verde” — uma sequência organizada de passos para reduzir, reutilizar e reciclar embalagens, incluindo também ações digitais seguras e conscientes que incentivem práticas ambientais positivas. Todo o processo é conduzido de forma desplugada, valorizando o protagonismo infantil, o trabalho colaborativo, a capacidade de propor soluções concretas e a percepção de que as escolhas individuais, tanto no mundo físico quanto no digital, têm impacto direto na preservação do planeta e no enfrentamento das mudanças climáticas.
Contexto e progressão das habilidades
Este plano de aula integra um conjunto de 52 planos estruturados com base na decomposição de aprendizagens, que divide habilidades complexas em etapas progressivas, respeitando o princípio da progressão de habilidades — em que cada novo conhecimento se apoia em bases já consolidadas. A sequência aborda, inicialmente, o pensamento computacional (decomposição, padrões, abstração e algoritmos) nos Anos Iniciais, avança para o letramento digital (uso crítico e criativo das tecnologias) nas séries seguintes e culmina, nos Anos Finais e no Ensino Médio, na análise crítica da Inteligência Artificial (IA), considerando o funcionamento e os impactos sociais e éticos. Essa progressão está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Computação, assegurando uma construção sólida e contextualizada do conhecimento, além de preparar os estudantes para interagir de forma autônoma e consciente no mundo digital.
Materiais sugeridos
Materiais diversos:
- Embalagens limpas e secas de diferentes materiais (plástico, papel, vidro, alumínio) e tamanhos, incluindo exemplos de embalagens simples e exageradas.
- Um produto com embalagem excessiva para demonstração na introdução.
- Sacola ou caixa transparente para apresentar o conjunto de embalagens acumuladas.
- Cartolina, papel pardo ou folhas A3 para a criação dos algoritmos verdes;
- Canetinhas coloridas, lápis de cor e lápis grafite.
- Cartões com pictogramas ou imagens representando ações (reduzir, reutilizar, reciclar, compartilhar, evitar) para apoio visual.
- Tabela simples com o tempo de decomposição de diferentes materiais;
- Fita adesiva ou cola para fixar os algoritmos no mural da sala.
- Quadro e giz ou lousa branca e pincéis para registro coletivo.
- Imagens impressas ou projetadas que ilustrem os impactos das mudanças climáticas e do descarte inadequado de resíduos no meio ambiente.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Produção, circulação e consumo.
Objetivos de aprendizagem
- Identificar a relação entre o consumo exagerado de produtos e embalagens, a produção de resíduos e o agravamento das mudanças climáticas.
- Propor alternativas sustentáveis que reduzam impactos ambientais.
- Elaborar, de forma colaborativa, um “algoritmo verde” com passos organizados para reduzir, reutilizar e reciclar, incluindo ações de uso consciente da internet em prol do meio ambiente.
- Organizar ideias em sequência lógica para solucionar problemas ambientais.
Competências gerais
4. Comunicação.
5. Cultura digital.
9. Empatia e cooperação.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores
Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA