Plano de Aula
Plano de aula: Algoritmo verde contra as mudanças climáticas
Descrição
Este plano de duas aulas, voltado para o 3º ano do Ensino Fundamental, aborda de forma integrada o consumo consciente, o pensamento computacional e o uso responsável da internet, tendo as mudanças climáticas como eixo central. A proposta parte da investigação prática de diferentes tipos de embalagens utilizadas em produtos do cotidiano, incentivando os estudantes a identificar excessos, compreender o tempo de decomposição de cada material e refletir sobre como o consumo exagerado aumenta a produção de resíduo, contribui para a emissão de gases de efeito estufa e agrava o aquecimento global.
A partir das descobertas, cada grupo elabora um “algoritmo verde” — uma sequência organizada de passos para reduzir, reutilizar e reciclar embalagens, incluindo também ações digitais seguras e conscientes que incentivem práticas ambientais positivas. Todo o processo é conduzido de forma desplugada, valorizando o protagonismo infantil, o trabalho colaborativo, a capacidade de propor soluções concretas e a percepção de que as escolhas individuais, tanto no mundo físico quanto no digital, têm impacto direto na preservação do planeta e no enfrentamento das mudanças climáticas.
Contexto e progressão das habilidades
Este plano de aula integra um conjunto de 52 planos estruturados com base na decomposição de aprendizagens, que divide habilidades complexas em etapas progressivas, respeitando o princípio da progressão de habilidades — em que cada novo conhecimento se apoia em bases já consolidadas. A sequência aborda, inicialmente, o pensamento computacional (decomposição, padrões, abstração e algoritmos) nos Anos Iniciais, avança para o letramento digital (uso crítico e criativo das tecnologias) nas séries seguintes e culmina, nos Anos Finais e no Ensino Médio, na análise crítica da Inteligência Artificial (IA), considerando o funcionamento e os impactos sociais e éticos. Essa progressão está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Computação, assegurando uma construção sólida e contextualizada do conhecimento, além de preparar os estudantes para interagir de forma autônoma e consciente no mundo digital.
Materiais sugeridos
Materiais diversos:
- Embalagens limpas e secas de diferentes materiais (plástico, papel, vidro, alumínio) e tamanhos, incluindo exemplos de embalagens simples e exageradas.
- Um produto com embalagem excessiva para demonstração na introdução.
- Sacola ou caixa transparente para apresentar o conjunto de embalagens acumuladas.
- Cartolina, papel pardo ou folhas A3 para a criação dos algoritmos verdes;
- Canetinhas coloridas, lápis de cor e lápis grafite.
- Cartões com pictogramas ou imagens representando ações (reduzir, reutilizar, reciclar, compartilhar, evitar) para apoio visual.
- Tabela simples com o tempo de decomposição de diferentes materiais;
- Fita adesiva ou cola para fixar os algoritmos no mural da sala.
- Quadro e giz ou lousa branca e pincéis para registro coletivo.
- Imagens impressas ou projetadas que ilustrem os impactos das mudanças climáticas e do descarte inadequado de resíduos no meio ambiente.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Produção, circulação e consumo.
Objetivos de aprendizagem
- Identificar a relação entre o consumo exagerado de produtos e embalagens, a produção de resíduos e o agravamento das mudanças climáticas.
- Propor alternativas sustentáveis que reduzam impactos ambientais.
- Elaborar, de forma colaborativa, um “algoritmo verde” com passos organizados para reduzir, reutilizar e reciclar, incluindo ações de uso consciente da internet em prol do meio ambiente.
- Organizar ideias em sequência lógica para solucionar problemas ambientais.
Competências gerais
4. Comunicação.
5. Cultura digital.
9. Empatia e cooperação.
Acesse
- Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) – informações sobre previsão do tempo e dados climáticos no Brasil: https://www.gov.br/inmet.
- Climatempo – previsões, notícias e explicações sobre fenômenos meteorológicos: https://www.climatempo.com.br.
- Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) – estudos e monitoramento climático e ambiental: https://www.gov.br/inpe.
- WWF Brasil – materiais educativos sobre meio ambiente e mudanças climáticas: https://www.wwf.org.br.
- Observatório Nacional – informações sobre estações do ano e fenômenos astronômicos que influenciam o clima: https://www.gov.br/observatorio.
Bibliografia
- Livro: EMERGÊNCIA CLIMÁTICA - O aquecimento global, o ativismo jovem e a luta por um mundo melhor. Matthew Shirts
- Livro: NINGUÉM É PEQUENO DEMAIS PARA FAZER A DIFERENÇA - O chamado de Greta Thunberg para salvar o planeta. Trad: Lígia Azevedo
- Livro: COMO EVITAR UM DESASTRE CLIMÁTICO - As soluções que temos e as inovações necessárias. Bill Gates
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Aula
Sobre esta aula
O plano integra consumo consciente, pensamento computacional e uso responsável da internet, tendo as mudanças climáticas como tema central. A partir da análise prática de embalagens do cotidiano, os alunos investigam excessos, tempo de decomposição e impactos ambientais do consumo. Em seguida, criam um “algoritmo verde” — uma sequência de ações para reduzir, reutilizar e reciclar materiais, além de promover atitudes digitais sustentáveis. A proposta é realizada de forma desplugada, estimulando o protagonismo, a colaboração e a compreensão de que as escolhas individuais influenciam diretamente o meio ambiente.
Conversa inicial/Introdução
Tempo previsto: 20 minutos.
Forme um semicírculo ou roda para que todos se vejam e participem igualmente.
Disponha, à frente do grupo, dois elementos principais:
• Uma sacola transparente cheia de embalagens diversas (limpas e secas) acumuladas em poucos dias.
• Um produto embalado com exagero (por exemplo, biscoitos dentro de plástico, dentro de uma caixa e dentro de outra embalagem).
Segure a sacola e pergunte:
- O que vocês veem aqui? Quantos tipos de materiais diferentes conseguimos identificar?
Incentive respostas sobre plástico, papel, alumínio, vidro etc. Mostre o produto com embalagem exagerada e provoque:
- Vocês acham que precisamos de tudo isso para proteger esse alimento? Será que essa quantidade de embalagem ajuda ou atrapalha?
Explique de forma simples:
- Cada embalagem que jogamos fora precisa ser produzida em uma fábrica. Essas fábricas usam energia, muitas vezes, provenientes de combustíveis que poluem o ar, e liberam gases que aquecem o planeta. Esse aquecimento causa mudanças no clima, como chuvas muito fortes, secas e calor mais intenso.
Faça analogias visuais: se possível, mostre uma imagem de termômetro subindo e um mapa-múndi com áreas afetadas por calor e seca.
Estimule a reflexão com perguntas:
- Vocês já sentiram dias mais quentes do que antes?
- O que acontece com os animais e plantas quando a temperatura muda rápido demais?
- Vocês acham que, se comprarmos menos produtos com muitas embalagens, ajudamos o planeta a ficar mais saudável?
Depois de conversar sobre o excesso de embalagens e seus impactos, diga:
- Vocês perceberam como a nossa escolha de comprar ou não um produto com muita embalagem influencia o clima do planeta? Quanto mais embalagens são produzidas, mais energia e recursos são usados, e mais gases de efeito estufa são liberados, acelerando o aquecimento global.
- Na internet, também fazemos escolhas que afetam o planeta. Por exemplo, quando compartilhamos ou curtimos vídeos e fotos que mostram produtos desnecessários, estamos ajudando a espalhar ideias de consumo exagerado. Isso pode incentivar outras pessoas a comprar mais e gerar mais resíduo. Por outro lado, quando usamos a internet para compartilhar ideias de reciclagem, redução e reúso, estamos ajudando o planeta.
- Por isso, é importante pensar antes de postar ou compartilhar: será que essa informação ajuda ou prejudica o meio ambiente? Essa escolha também faz parte da luta contra as mudanças climáticas.
Perguntas para provocar a reflexão:
- Na internet, vocês já viram propagandas ou vídeos que fazem a gente querer comprar algo, mesmo sem precisar?
- Como a divulgação desse tipo de conteúdo pode aumentar o resíduo e a poluição?
- E se usarmos a internet para espalhar ideias que ajudem o planeta? O que poderia acontecer?
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