Plano de Aula

Plano de aula: Terrenos íngremes e águas pluviais

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Usos da água e impactos socioamebientais.

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Para os experimentos utilizaremos areia. Se a escola possuir parquinho de areia aproveite o espaço. Na etapa da Problematização inicia-se a observação do experimento e na Ação propositiva os alunos devem ser divididos em grupos com 6 alunos, onde cada grupo terá um monte de areia.

Materiais necessários: Caderno, lápis, areia, folhinhas secas, pedrinhas, grama, regador e água.

Material complementar:

Imagens da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KfDQgUjne6m3QNYurSKUrg7JYJXpaUkQDe5d6VCC96AszcgqCkp65mFaxNw8/geo3-10und01-imagens-da-contextualizacao.pdf

Orientações para experiência na Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kY8YdXR26kv9W4jekTYWXFkXF6GRyJ2ETnDVHER3qUPQBeYrJHvqytgqsfgF/geo3-10und01-experiencia-acao-propositiva.pdf

Atividade Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7k9dyakgnRNsqQDR9r6aSSwK7uc6G2byntfQbuk2tQxKw6BDtPJe4sD3ZCkX/geo3-10und01-atividade-de-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Hidrologia básica: conceitos de infiltração e escoamento de água. Disponível em: <https://capacitacao.ead.unesp.br/dspace/bitstream/ana/66/2/Unidade_1.pdf>. Acesso em: 06 abr 2019.

MACHADO, Pedro L. A.; WADT, Paulo G. S. Boas práticas agrícolas: terraceamento. Embrapa. Disponível em: <https://www.embrapa.br/documents/10180/13599347/ID01.pdf>. Acesso em: 06 abr 2019.

PENA, Rodolfo F. Alves. Terraceamento. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/terraceamento.htm>. Acesso em: 06 abr 2019.

WESSLER, Luiz. Conservação de solo com curva de nível. 2016 (1min28seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Op3hgELmvL0>. Acesso em: 06 abr 2019.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete e leia o tema para a turma. Pergunte: Como acham que esse terreno se caracteriza?

Veja quais ideias os alunos possuem sobre o tema e diga que vamos verificar se estão corretos.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Conteúdos relacionados