GEO3_10UND01 - Imagens da Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Terrenos íngremes e águas pluviais
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Usos da água e impactos socioamebientais.
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Para os experimentos utilizaremos areia. Se a escola possuir parquinho de areia aproveite o espaço. Na etapa da Problematização inicia-se a observação do experimento e na Ação propositiva os alunos devem ser divididos em grupos com 6 alunos, onde cada grupo terá um monte de areia.
Materiais necessários: Caderno, lápis, areia, folhinhas secas, pedrinhas, grama, regador e água.
Material complementar:
Imagens da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KfDQgUjne6m3QNYurSKUrg7JYJXpaUkQDe5d6VCC96AszcgqCkp65mFaxNw8/geo3-10und01-imagens-da-contextualizacao.pdf
Orientações para experiência na Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kY8YdXR26kv9W4jekTYWXFkXF6GRyJ2ETnDVHER3qUPQBeYrJHvqytgqsfgF/geo3-10und01-experiencia-acao-propositiva.pdf
Atividade Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7k9dyakgnRNsqQDR9r6aSSwK7uc6G2byntfQbuk2tQxKw6BDtPJe4sD3ZCkX/geo3-10und01-atividade-de-sistematizacao.pdf
Para você saber mais:
Hidrologia básica: conceitos de infiltração e escoamento de água. Disponível em: <https://capacitacao.ead.unesp.br/dspace/bitstream/ana/66/2/Unidade_1.pdf>. Acesso em: 06 abr 2019.
MACHADO, Pedro L. A.; WADT, Paulo G. S. Boas práticas agrícolas: terraceamento. Embrapa. Disponível em: <https://www.embrapa.br/documents/10180/13599347/ID01.pdf>. Acesso em: 06 abr 2019.
PENA, Rodolfo F. Alves. Terraceamento. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/terraceamento.htm>. Acesso em: 06 abr 2019.
WESSLER, Luiz. Conservação de solo com curva de nível. 2016 (1min28seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Op3hgELmvL0>. Acesso em: 06 abr 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete e leia o tema para a turma. Pergunte: Como acham que esse terreno se caracteriza?
Veja quais ideias os alunos possuem sobre o tema e diga que vamos verificar se estão corretos.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA