Plano de Aula

Plano de aula: Preservação Hídrica

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Usos da água e impactos socioamebientais.

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Ao final faremos grupos com a turma.

Materiais necessários: 5 garrafas de 500 ml de água, 5 bacias, 5 mudinhas de plantas, 5 maçãs ou fruta da região, 5 folhinhas de papel toalha ou toalhinha de pano e um cartão verde.

Separe um espaço físico para a parte final da aula. Pode ser o refeitório, laboratório de ciências e/ou local adequado para manusear água.

Material complementar:

GEO3_10UND02 - Imagens da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5jExkZ2gnY7uDc3TBPVXhqa2dxRXbtJeFwfxjryjRPWbFGEWB5bKMmvxbsWD/geo3-10und02-imagens-da-contextualizacao.pdf

Para você saber mais:

Água e mineração: fatos e verdades. IBRAM (Instituto Brasileiro de Mineração). Disponível em: <http://www.ibram.org.br/150/15001002.asp?ttCD_CHAVE=241456> Acesso em: 11 fev 2019.

Dia mundial de população e as novas projeções demográficas da ONU, artigo de José Eustáquio Diniz Alves. EcoDebate, 10/07/2017. Disponível em: <https://www.ecodebate.com.br/2017/07/10/dia-mundial-de-populacao-e-as-novas-projecoes-demograficas-da-onu-artigo-de-jose-eustaquio-diniz-alves/>. Acesso em: 11 fev 2019.

GUEVANE, Eleutério. População mundial atingiu 7,6 bilhões de habitantes. ONU News. Disponível em: <https://news.un.org/pt/story/2017/06/1589091-populacao-mundial-atingiu-76-bilhoes-de-habitante>. Acesso em: 11 fev 2019.

Human population through time. 2016. (6min24seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=PUwmA3Q0_OE> Acesso em: 11 fev 2019.

JULIANI, Bruna; PENNA, Laís. Água potável. Disponivel em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3869608/mod_folder/content/0/%C3%81gua%20Pot%C3%A1vel%20-%20479.pdf?forcedownload=1>. Acesso em: 28 fev 2019.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o tema e leia em voz alta para a turma. Após, diga que ouvirá a opinião da turma e peça que levantem a mão todos aqueles que consideram ser dever de todos preservar a água potável. Depois peça que levante a mão apenas quem discorda dessa afirmação. De acordo com os votos, teça um comentário como “ Olha a maioria concorda/discorda que todos devemos preservar a água.”

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Conteúdos relacionados