GEO3_10UND02 - Imagens da Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Preservação Hídrica
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Usos da água e impactos socioamebientais.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Ao final faremos grupos com a turma.
Materiais necessários: 5 garrafas de 500 ml de água, 5 bacias, 5 mudinhas de plantas, 5 maçãs ou fruta da região, 5 folhinhas de papel toalha ou toalhinha de pano e um cartão verde.
Separe um espaço físico para a parte final da aula. Pode ser o refeitório, laboratório de ciências e/ou local adequado para manusear água.
Material complementar:
GEO3_10UND02 - Imagens da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5jExkZ2gnY7uDc3TBPVXhqa2dxRXbtJeFwfxjryjRPWbFGEWB5bKMmvxbsWD/geo3-10und02-imagens-da-contextualizacao.pdf
Para você saber mais:
Água e mineração: fatos e verdades. IBRAM (Instituto Brasileiro de Mineração). Disponível em: <http://www.ibram.org.br/150/15001002.asp?ttCD_CHAVE=241456> Acesso em: 11 fev 2019.
Dia mundial de população e as novas projeções demográficas da ONU, artigo de José Eustáquio Diniz Alves. EcoDebate, 10/07/2017. Disponível em: <https://www.ecodebate.com.br/2017/07/10/dia-mundial-de-populacao-e-as-novas-projecoes-demograficas-da-onu-artigo-de-jose-eustaquio-diniz-alves/>. Acesso em: 11 fev 2019.
GUEVANE, Eleutério. População mundial atingiu 7,6 bilhões de habitantes. ONU News. Disponível em: <https://news.un.org/pt/story/2017/06/1589091-populacao-mundial-atingiu-76-bilhoes-de-habitante>. Acesso em: 11 fev 2019.
Human population through time. 2016. (6min24seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=PUwmA3Q0_OE> Acesso em: 11 fev 2019.
JULIANI, Bruna; PENNA, Laís. Água potável. Disponivel em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3869608/mod_folder/content/0/%C3%81gua%20Pot%C3%A1vel%20-%20479.pdf?forcedownload=1>. Acesso em: 28 fev 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o tema e leia em voz alta para a turma. Após, diga que ouvirá a opinião da turma e peça que levantem a mão todos aqueles que consideram ser dever de todos preservar a água potável. Depois peça que levante a mão apenas quem discorda dessa afirmação. De acordo com os votos, teça um comentário como “ Olha a maioria concorda/discorda que todos devemos preservar a água.”
Contextualização
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Professor projete sequencialmente as imagens desta etapa que possuem um total de 3 slides. Neste primeiro slide, peça a um aluno que leia o título da reportagem e a outro que possa descrever a imagem. Comente que este dado oficial é de 2017 e que a projeção é que em 2030 chegue-se ao 8,5 bilhões de pessoas.
GEO3_10UND02 - Imagens da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5jExkZ2gnY7uDc3TBPVXhqa2dxRXbtJeFwfxjryjRPWbFGEWB5bKMmvxbsWD/geo3-10und02-imagens-da-contextualizacao.pdf
Para você saber mais:
Água e mineração: fatos e verdades. IBRAM (Instituto Brasileiro de Mineração). Disponível em: <http://www.ibram.org.br/150/15001002.asp?ttCD_CHAVE=241456> Acesso em: 11 fev 2019.
Dia mundial de população e as novas projeções demográficas da ONU, artigo de José Eustáquio Diniz Alves. EcoDebate, 10/07/2017. Disponível em: <https://www.ecodebate.com.br/2017/07/10/dia-mundial-de-populacao-e-as-novas-projecoes-demograficas-da-onu-artigo-de-jose-eustaquio-diniz-alves/>. Acesso em: 11 fev 2019.
GUEVANE, Eleutério. População mundial atingiu 7,6 bilhões de habitantes. ONU News. Disponível em: <https://news.un.org/pt/story/2017/06/1589091-populacao-mundial-atingiu-76-bilhoes-de-habitante>. Acesso em: 11 fev 2019.
O mundo em 2100. disponivel em: <https://www.un.org/en/sections/issues-depth/population/index.html> Acesso em 31 de março de 2019
Video sugerido Human population through time. 2016. (6min24seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=PUwmA3Q0_OE> Acesso em: 11 fev 2019.
JULIANI, Bruna; PENNA, Laís. Água potável. Disponivel em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3869608/mod_folder/content/0/%C3%81gua%20Pot%C3%A1vel%20-%20479.pdf?forcedownload=1>. Acesso em: 28 fev 2019.
Contextualização
Orientações: Para este segundo slide, peça que observem atentamente. Apresente a tabela, chame atenção para que percebam que na primeira coluna há o ano. Pergunte qual o primeiro ano e os demais anos representados. Fale que este gráfico levanta dados até somente o ano de 1999, no qual a turma ainda nem era nascida.
Diga que cada linha apresentará a informação daquele ano especificamente e que os bonequinhos representam o total aproximado da população mundial para aquele ano. Destaque que:
- Entre 1804 e 1927 passaram-se 123 anos e chegamos aos 2 bilhões de pessoas
- Entre 1927 e 1974 passaram-se 47 anos e chegamos a 4 bilhões de pessoas
- Entre 1974 e 1999 passaram-se 29 anos e chegamos a mais de 6 bilhões de pessoas
- E que com a informação do slide anterior, em 18 anos estamos próximos aos 8 bilhões de pessoas.
Pergunte: a população mundial vem crescendo em um ritmo rápido ou devagar? Esse crescimento leva a um maior ou menor gasto hídrico? É esperado que a turma perceba e responda que a população total mundial está aumentando rapidamente e isso implica em um gasto hídrico maior.
Depois complemente: Se somos mais numerosos gastamos mais. Onde gastamos a maior parte da água potável? Que tarefas nos impulsiona a usar com frequência este recurso escasso?
Se necessário apresente o conceito de água potável, que é aquela ideal para o consumo, sem risco de contaminação e de se contrair doenças, se ingerida. Nem contaminada por materiais químicos.
Para saber mais:
JULIANI, Bruna; PENNA, Laís. Água potável. Disponivel em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3869608/mod_folder/content/0/%C3%81gua%20Pot%C3%A1vel%20-%20479.pdf?forcedownload=1>. Acesso em: 28 fev 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Faça o questionamento a turma: Quais as atividades do dia a dia precisam de água?
Divida o quadro em 3 parte e ouça as respostas da turma anotando no quadro o que citaram. Reserve a última parte do quadro para uma próxima atividade.
Depois pergunte: Se temos uma quantidade limitada de água potável no mundo a e a população continua crescendo de modo intenso, será que todos terão água suficiente para realizar todas as atividades do dia a dia?
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Utilize um espaço adequado para esta etapa. Divida a sala em 5 grupos e cada um deles receberá uma garrafa de água e uma bacia com os quais deverá realizar uma série de tarefas. Deverão receber ainda: um vaso com uma planta, uma fruta e uma toalhinha e um cartão verde.
Peça que selecionem alguém democraticamente para ser o guardião do cartão verde. E diga que no decorrer da aula saberão o que acontecerá. Instrua-os a trabalharem de forma cuidadosa para não desperdiçarem a água.
Explique que solicitará uma tarefa por vez e que todas elas utilizarão a água, por isso, precisarão economizá-la.
Depois de tudo organizado, passe a primeira tarefa:
- Reguem a planta.
Espere um minuto para a realização e passe para a segunda e assim sucessivamente.
- Limpem a mesa.
- Lavem as mãos de um dos integrantes do grupo.
- Lavem a fruta.
Após a quarta tarefa pergunte aos alunos qual grupo ainda possui água. Peça para que todos observem quanto restou de água em cada grupo. Permita que bebam a água que sobrar.
Sistematização
Tempo sugerido: 17 minutos
Orientações: Pergunte a um grupo por vez como se sentiram realizando a atividade anterior. Treine a escuta e peça que apenas um por grupo responda: aquele que foi o guardião do cartão.
Peça que respondam se teremos água suficiente para realizar todas as nossas atividades do do cotidiano, caso não economizemos, com o aumento da população mundial. Depois oriente que elaborem e proponham medidas para evitar o desperdício de água e a consequente preservação.
Anote no quadro as respostas, na parte não utilizada e proponha à turma que depois anotem no caderno tais medidas.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Classroom, Google Formulários, Youtube e Google Jamboard
Valores trabalhados
- Cidadania
- Respeito ao ambiente
- Protagonismo
Apresentação do tema da aula (20 minutos)
O objetivo deste plano de aula é fazer com que os estudantes identifiquem a responsabilidade humana na preservação da água potável. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Envie aos alunos o slide desta etapa que você encontra no plano original. Para a apresentação do tema, grave um vídeo e diga que ouvirá a opinião da turma. Peça que enviem mensagens de texto ou áudio se consideram ser dever de todos preservar a água potável. Depois, peça que façam um comentário se concordam ou se discordam que todos devemos preservar a água.
Contextualização (40 minutos – assincronamente)
Após o anúncio do tema da aula, grave uma videoaula fazendo a contextualização. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Preste atenção pois neste plano as imagens precisam ser enviadas na sequência correta. Elas encontram-se disponíveis aqui.
No primeiro slide, peça aos alunos que leiam o título da reportagem e que descrevam a imagem. Comente que o dado oficial é de 2017 e que a projeção é que em 2030 chegue a 8,5 bilhões de pessoas.
Para o segundo slide, peça que observem atentamente. Apresente a tabela e chame atenção para que percebam que na primeira coluna há o ano. Pergunte qual o primeiro ano e os demais anos representados. Fale que o gráfico levanta dados até somente o ano de 1999, no qual a turma ainda nem era nascida.
Diga que cada linha apresentará a informação daquele ano especificamente e que os bonequinhos representam o total aproximado da população mundial para aquele ano. Destaque que:
- Entre 1804 e 1927 passaram-se 123 anos e chegamos aos 2 bilhões de pessoas
- Entre 1927 e 1974 passaram-se 47 anos e chegamos a 4 bilhões de pessoas
- Entre 1974 e 1999 passaram-se 29 anos e chegamos a mais de 6 bilhões de pessoas
- Com a informação do slide anterior, em 18 anos, estamos próximos a 8 bilhões de pessoas
Pergunte: a população mundial vem crescendo em um ritmo rápido ou devagar? Esse crescimento leva a um maior ou menor gasto hídrico? É esperado que a turma perceba e responda que a população mundial está aumentando rapidamente e isso implica em um gasto hídrico maior.
Depois complemente: se somos mais numerosos, gastamos mais. Onde gastamos a maior parte da água potável? Quais tarefas nos impulsionam a usar com frequência esse recurso escasso? Peça que as respostas sejam registradas nos cadernos.
Se você preferir, organize este momento com o Google Formulários. Nele, você pode inserir as imagens e os questionamentos para que os alunos respondam de forma assíncrona. O tutorial para o uso da ferramenta encontra-se disponível aqui.
Problematização (20 minutos – assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização, envie o slide do plano original aos estudantes e faça o questionamento a turma: quais as atividades do dia a dia precisam de água?
Ação propositiva (um dia – assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias. Oriente que os estudantes tenham um vaso com uma planta, uma fruta e uma toalhinha. Instrua-os a trabalharem de forma cuidadosa para não desperdiçarem a água.
Explique que solicitará uma tarefa por vez e que todas elas utilizarão a água, por isso, precisarão economizá-la. Depois de tudo organizado, passe a primeira tarefa, diga que irá gravar vídeos, um para cada ação. E que eles sigam na ordem que você irá enviar no grupo da turma.
- Reguem a planta
- Limpem a mesa
- Lavem as mãos
- Lavem a fruta
Sistematização (30 minutos – assincronamente)
Pergunte como se sentiram realizando a atividade anterior. Peça que respondam se teremos água suficiente para realizar todas as nossas atividades do cotidiano caso não economizemos. Depois, oriente que elaborem e proponham medidas para evitar o desperdício de água.
Utilize o Google Jamboard, que é um quadro interativo desenvolvido pelo Google, no qual os estudantes poderão colocarem medidas para evitar o desperdício de água. O vídeo com o passo a passo para acesso à ferramenta encontra-se disponível aqui.
Convite às famílias
Oriente que as famílias assistam aos vídeos que seguem abaixo como sugestão de complemento do plano de aula para o ensino remoto:
- “E se a água acabasse?”, disponível aqui
- “Por que falta água no Brasil?”, disponível aqui
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Viviane Ferreira
Mentor: Marina Lisboa
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 3°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objeto(s) de aprendizagem: Identificar a responsabilidade humana na preservação da água potável
Habilidade (s) da Base: (EF03GE10) Identificar os cuidados necessários para utilização da água na agricultura e na geração de energia de modo a garantir a manutenção do provimento de água potável.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA