Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT2_08NUM07
Recursos
- Necessários: Material pessoal do aluno ; Meio de comunicação com alunos ou responsáveis: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão;
- Opcionais: Celular, computador ou tablet; calculadora.
Para este plano, foque nas etapas da Atividade principal e Discussão das soluções.
Atividade principal
O objetivo desta atividade é que os alunos sejam capazes de relacionar o significado de juntar à adição e reconhecer esta ideia em situações-problema. Para isso eles devem ter acesso aos cinco problemas que estão no documento da Atividade principal. A proposta original é que a atividade seja desenvolvida em grupos, por isso desconsidere as regras que estão no documento. Explique aos alunos que eles deverão resolver os problemas, usando estratégias pessoais e depois socializar com a turma a forma que utilizaram para fazer os cálculos.
Use o meio de comunicação que for possível. Você pode enviar aos seus alunos a atividade impressa; tirar fotos dos problemas e enviar a imagem no grupo de WhatsApp para que os alunos reproduzam em seus cadernos; compartilhar a tela do seu computador com os problemas; ou pode postar na página da sua turma no Google sala de aula. Encaminhe ou faça as perguntas:
- O que precisamos considerar nos problemas?
- Qual é a ideia envolvida neles, isto é, que tipo de operação devemos fazer?
- Que estratégias pessoais de cálculos podem ser utilizadas?
Se tiverem acesso à calculadora, incentive que a usem para conferir as respostas. Você pode enviar junto à atividade as perguntas para incentivar uma reflexão sobre as ações que devem fazer antes de iniciar a atividade.
Se você tiver em momento síncrono com seus alunos, explique a atividade e faça as perguntas diretamente antes de propor a resolução. No caso da comunicação ser pelo grupo de WhatsApp, grave áudio fazendo as perguntas, ou mesmo digite-as no grupo.
Discussão das soluções
A ideia das situações-problemas é de juntar quantidades, assim envolve a adição, mas não precisam usar somente o cálculo convencional, e sim diferentes estratégias pessoais. Por isso, proporcione um meio em que os alunos possam discutir com os colegas as estratégias utilizadas e conferir suas respostas. Se tiver comunicação pelo celular ou de modo síncrono, permita que eles apresentem as formas utilizadas. Faça perguntas para conduzir:
- Qual é a operação que deve ser usada quando se tem a ideia de juntar?
- Como vocês fizeram o cálculo para encontrar o resultado?
- O que fez vocês optarem por esta estratégia? Poderia ter sido feita com outra estratégia?
No caso do envio de atividades impressas ou por meio do Google sala de aula, encaminhe as perguntas da discussão junto à tarefa. Assim, quando for dar devolutiva a eles, você pode incluir algumas estratégias diferentes usadas pela turma e enviar para todos. Dessa forma eles poderão conhecer diversas formas de calcular, possibilitando uma reflexão, ainda que não tenha sido feito uma discussão.
Sistematização e Encerramento
Finalize a atividade reforçando com eles que o significado de juntar está relacionado com a adição. Retome que ao juntar quantidades estamos adicionando e que o cálculo se chama adição e tem o sinal (+). E que podemos chegar ao resultado sem fazer o cálculo convencional, mas que a ideia de adição continua. Se não for possível essa conversa, encaminhe a sistematização da aprendizagem por escrito junto à devolutiva. Você também pode usar os textos dos slides 6 e 7 e enviar no grupo.
Raio X
A atividade de Raio X serve para verificar a aprendizagem sobre juntar quantidades. Encaminhe o documento da atividade ou a imagem do slide 8 e peça que os alunos resolvam.
Convite às famílias
Envie um texto ou um áudio aos responsáveis pelos alunos solicitando apoio para a realização das atividades. Explique o objetivo da aula e a importância do envolvimento dos familiares para que a tarefa seja concluída.