Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Juntando quantidades!
Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Estratégias pessoais e convencionais para problemas de adição e subtração
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Márcia Beatriz Gonçalves Dias
Mentor: Carina do Espírito Santo
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF02MA06) Resolver e elaborar problemas com diferentes significados da adição e da subtração: juntar, acrescentar, comparar e retirar.
Objetivos específicos
Relacionar o significado de juntar a adição e reconhecer esta ideia em situações-problema que a solicita.
Conceito-chave
Juntar quantidades por meio de situações - problema.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas;
- Material Dourado;
- Folhas para confecção dos envelopes;
- Lápis e borracha.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Relacionar o significado de juntar a adição e reconhecer esta ideia em situações-problema que a solicita.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Escreva o objetivo da aula no quadro ou projete este slide.
Propósito:Compartilhar o objetivo da aula com a turma.
Discuta com a turma:
- Quem me diz o que é juntar quantidades?
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Deixe a turma realizar individualmente o aquecimento.
Ofereça materiais manipuláveis como: botão, tampinha, cubinho do Material Dourado, clips ou outro que esteja acessível para o professor ou para os alunos como os lápis dos próprios alunos. Sugestão: usar cubinhos do Material Dourado.
Se achar necessário, siga fazendo as explorações com adições inclusive com números de 2 ordens.
Propósito: Manipular objetos adicionando-os.
Discuta com a turma:
- Quando vocês somaram os cubinhos, o que aconteceu com as quantidades?
- Qual operação matemática foi utilizada para fazer a soma dos cubinhos?
Atividade principal
Tempo sugerido: 23 minutos.( slides 4 e 5)
Orientação: Faça grupos de 3 a 4 alunos e entregue para o grupo 5 envelopes com situações-problemas dentro. As situações-problemas contemplarão a ideia de juntar quantidades. Os envelopes podem ser confeccionados com papel A4 ofício. Os integrantes do grupo podem selecionar qualquer envelope para solucionar a situação-problema que está dentro dele nos seus respectivos cadernos. Combine com a turma um tempo para a resolução da situação-problema, 3 minutos é suficiente, mas se o tempo não for suficiente e resolverem no mínimo 3 situações-problemas já estão garantindo a aprendizagem do significado de juntar relacionado a adição. Terminada a resolução dos problemas propostos, cada membro mostrará para seu colega de grupo a maneira como fez para chegar no resultado. Durante o desenvolvimento da atividade circule pela sala e faça intervenções nas resoluções feitas por cada um. O professor sinalizará que a resolução está correta e que o aluno poderá prosseguir escolhendo outro envelope com outra situação-problema dentro. Caso não esteja correta a resolução faça intervenções que levem os alunos a entenderem porque estão resolvendo de determinada forma. Os envelopes depois de abertos e realizados devem voltar para o grupo para que o restante possa escolhê-lo caso queiram. Ao todo cada aluno resolverá 5 situações-problemas individualmente com a ideia de juntar utilizando estratégias pessoais e ao término de todas as situações, haverá o compartilhamento da solução, onde um mostrará para o outro como foi o procedimento para chegar no resultado de cada problema. Estimule a troca de ideias nos grupos neste momento.
Situações-problemas dos envelopes.
- João, Alice e Guilherme estão coletando brinquedos para doar a uma creche. João arrecadou 35 brinquedos, Alice 23 e Guilherme 41 . Quantos brinquedos eles foram capazes de arrecadar juntos?
- Camila vende produtos de beleza pela internet. Ela teve 4 pedidos. O primeiro pedido é de 15 produtos, o segundo pedido é de 23 produtos, o terceiro pedido é de 18 produtos e o quarto pedido é de 8 produtos. Quantos produtos de beleza deve ter Camila para atender o 4 pedidos de seus clientes?
- Na escola de Cauê há 237 alunos de manhã e 201 alunos a tarde. Qual é o total de alunos nesses dois períodos?
- Renato e Felipe resolveram juntar suas coleções de carrinhos. Renato tem 56 carrinhos e Felipe 47 carrinhos. Quantos carrinhos terá a nova coleção?
- Quantos brinquedos têm três crianças juntas, sabendo que a primeira tem 12 brinquedos, a segunda tem 32 brinquedos e a terceira tem 18 brinquedos?
Propósito: Trabalhar o significado de juntar quantidades utilizando estratégias pessoais.
Discuta com a turma:
- Ao circular pela sala, converse com os alunos fazendo perguntas como:
- Como você fez o cálculo para chegar ao resultado?Teria outra maneira?Por que você escolheu essa?
Materiais complementares:
Resolução da atividade principal
Atividade principal
Tempo sugerido: 23 minutos.( slides 4 e 5)
Orientação: Faça grupos de 3 a 4 alunos e entregue para o grupo 5 envelopes com situações-problemas dentro. As situações-problemas contemplarão a ideia de juntar quantidades. Os envelopes podem ser confeccionados com papel A4 ofício. Os integrantes do grupo podem selecionar qualquer envelope para solucionar a situação-problema que está dentro dele nos seus respectivos cadernos. Combine com a turma um tempo para a resolução da situação-problema, 3 minutos é suficiente, mas se o tempo não for suficiente e resolverem no mínimo 3 situações-problemas já estão garantindo a aprendizagem do significado de juntar relacionado a adição. Terminada a resolução dos problemas propostos, cada membro mostrará para seu colega de grupo a maneira como fez para chegar no resultado. Durante o desenvolvimento da atividade circule pela sala e faça intervenções nas resoluções feitas por cada um. O professor sinalizará que a resolução está correta e que o aluno poderá prosseguir escolhendo outro envelope com outra situação-problema dentro. Caso não esteja correta a resolução faça intervenções que levem os alunos a entenderem porque estão resolvendo de determinada forma. Os envelopes depois de abertos e realizados devem voltar para o grupo para que o restante possa escolhê-lo caso queiram. Ao todo cada aluno resolverá 5 situações-problemas individualmente com a ideia de juntar utilizando estratégias pessoais e ao término de todas as situações, haverá o compartilhamento da solução, onde um mostrará para o outro como foi o procedimento para chegar no resultado de cada problema. Estimule a troca de ideias nos grupos neste momento.
Situações-problemas dos envelopes.
- João, Alice e Guilherme estão coletando brinquedos para doar a uma creche. João arrecadou 35 brinquedos, Alice 23 e Guilherme 41 . Quantos brinquedos eles foram capazes de arrecadar juntos?
- Camila vende produtos de beleza pela internet. Ela teve 4 pedidos. O primeiro pedido é de 15 produtos, o segundo pedido é de 23 produtos, o terceiro pedido é de 18 produtos e o quarto pedido é de 8 produtos. Quantos produtos de beleza deve ter Camila para atender o 4 pedidos de seus clientes?
- Na escola de Cauê há 237 alunos de manhã e 201 alunos a tarde. Qual é o total de alunos nesses dois períodos?
- Renato e Felipe resolveram juntar suas coleções de carrinhos. Renato tem 56 carrinhos e Felipe 47 carrinhos. Quantos carrinhos terá a nova coleção?
- Quantos brinquedos tem três crianças juntas, sabendo que a primeira tem 12 brinquedos, a segunda tem 32 brinquedos e a terceira tem 18 brinquedos?
Propósito: Trabalhar o significado de juntar quantidades utilizando estratégias pessoais.
Discuta com a turma:
- Ao circular pela sala, converse com os alunos fazendo perguntas como:
- Como você fez o cálculo para chegar ao resultado?Teria outra maneira?Por que você escolheu essa?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Solicite que os alunos socializem as soluções encontradas. Convide ou escolha alunos para compartilhar as estratégias que utilizaram para chegarem ao resultado.
Propósito: Socializar as soluções encontradas pela turma.
Discuta com a turma:
- Como vocês fizeram o cálculo para encontrar o resultado?
- O que fez você optar por esta estratégia? Poderia ter sido feita com outra estratégia?
- Você usou nas resoluções sempre a mesma forma de resolver?
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Garanta que a turma consolidou a ideia de juntar como significado da adição. Faça perguntas orais como: na sala A tem 20 alunos e na sala B tem 21 alunos, se juntarmos as duas salas quantos alunos vai ficar?Sistematize que ao juntar quantidades estamos adicionando e que o cálculo se chama adição e tem o sinal (+). Explique que podemos chegar ao resultado sem fazer o cálculo convencional, mas que a ideia de adição continua.
Propósito: Garantir que os alunos ao se depararem com uma situação-problema com a ideia de juntar identifiquem que ela está relacionada ao cálculo de adição.
Discuta com a turma:
- Quando juntamos as duas salas, o que acontece com a quantidade de alunos em uma única sala?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Reforce com a turma que o significado de juntar está relacionado com a adição.Peça aos alunos que registrem o conceito matemático apresentado no slide.
Propósito: Consolidar o significado de juntar como adição.
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Entregue a situação-problema para cada aluno da turma. Essa atividade será feita individualmente com a finalidade de verificar a aprendizagem sobre juntar quantidades.
Propósito: Verificar se a aprendizagem sobre juntar quantidades foi significativa.
Discuta com a turma:
- De que maneira vocês pensaram em resolver essa situação-problema?
Materiais Complementares:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT2_08NUM07
Recursos
- Necessários: Material pessoal do aluno ; Meio de comunicação com alunos ou responsáveis: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão;
- Opcionais: Celular, computador ou tablet; calculadora.
Para este plano, foque nas etapas da Atividade principal e Discussão das soluções.
Atividade principal
O objetivo desta atividade é que os alunos sejam capazes de relacionar o significado de juntar à adição e reconhecer esta ideia em situações-problema. Para isso eles devem ter acesso aos cinco problemas que estão no documento da Atividade principal. A proposta original é que a atividade seja desenvolvida em grupos, por isso desconsidere as regras que estão no documento. Explique aos alunos que eles deverão resolver os problemas, usando estratégias pessoais e depois socializar com a turma a forma que utilizaram para fazer os cálculos.
Use o meio de comunicação que for possível. Você pode enviar aos seus alunos a atividade impressa; tirar fotos dos problemas e enviar a imagem no grupo de WhatsApp para que os alunos reproduzam em seus cadernos; compartilhar a tela do seu computador com os problemas; ou pode postar na página da sua turma no Google sala de aula. Encaminhe ou faça as perguntas:
- O que precisamos considerar nos problemas?
- Qual é a ideia envolvida neles, isto é, que tipo de operação devemos fazer?
- Que estratégias pessoais de cálculos podem ser utilizadas?
Se tiverem acesso à calculadora, incentive que a usem para conferir as respostas. Você pode enviar junto à atividade as perguntas para incentivar uma reflexão sobre as ações que devem fazer antes de iniciar a atividade.
Se você tiver em momento síncrono com seus alunos, explique a atividade e faça as perguntas diretamente antes de propor a resolução. No caso da comunicação ser pelo grupo de WhatsApp, grave áudio fazendo as perguntas, ou mesmo digite-as no grupo.
Discussão das soluções
A ideia das situações-problemas é de juntar quantidades, assim envolve a adição, mas não precisam usar somente o cálculo convencional, e sim diferentes estratégias pessoais. Por isso, proporcione um meio em que os alunos possam discutir com os colegas as estratégias utilizadas e conferir suas respostas. Se tiver comunicação pelo celular ou de modo síncrono, permita que eles apresentem as formas utilizadas. Faça perguntas para conduzir:
- Qual é a operação que deve ser usada quando se tem a ideia de juntar?
- Como vocês fizeram o cálculo para encontrar o resultado?
- O que fez vocês optarem por esta estratégia? Poderia ter sido feita com outra estratégia?
No caso do envio de atividades impressas ou por meio do Google sala de aula, encaminhe as perguntas da discussão junto à tarefa. Assim, quando for dar devolutiva a eles, você pode incluir algumas estratégias diferentes usadas pela turma e enviar para todos. Dessa forma eles poderão conhecer diversas formas de calcular, possibilitando uma reflexão, ainda que não tenha sido feito uma discussão.
Sistematização e Encerramento
Finalize a atividade reforçando com eles que o significado de juntar está relacionado com a adição. Retome que ao juntar quantidades estamos adicionando e que o cálculo se chama adição e tem o sinal (+). E que podemos chegar ao resultado sem fazer o cálculo convencional, mas que a ideia de adição continua. Se não for possível essa conversa, encaminhe a sistematização da aprendizagem por escrito junto à devolutiva. Você também pode usar os textos dos slides 6 e 7 e enviar no grupo.
Raio X
A atividade de Raio X serve para verificar a aprendizagem sobre juntar quantidades. Encaminhe o documento da atividade ou a imagem do slide 8 e peça que os alunos resolvam.
Convite às famílias
Envie um texto ou um áudio aos responsáveis pelos alunos solicitando apoio para a realização das atividades. Explique o objetivo da aula e a importância do envolvimento dos familiares para que a tarefa seja concluída.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Márcia Beatriz Gonçalves Dias
Mentor: Carina do Espírito Santo
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF02MA06) Resolver e elaborar problemas com diferentes significados da adição e da subtração: juntar, acrescentar, comparar e retirar.
Objetivos específicos
Relacionar o significado de juntar a adição e reconhecer esta ideia em situações-problema que a solicita.
Conceito-chave
Juntar quantidades por meio de situações - problema.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas;
- Material Dourado;
- Folhas para confecção dos envelopes;
- Lápis e borracha.
Alfabetização
Confira mais de 700 planos de aula e atividades para 1º e 2º ano do Fundamental
ACESSAR AGORA