Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT2_08NUM01
Recursos
- Necessários: Material pessoal do aluno ; Meio de comunicação com alunos ou responsáveis: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão.
- Opcionais: Celular, computador ou tablet.
Para este plano, foque na etapa da Atividade Principal.
Atividade principal
A Atividade principal deste plano foi reescrita para que os alunos possam resolver em casa, sozinhos. Para isso eles deverão ter acesso ao quadro de registro, e os números para sorteio.
QUADRO DE REGISTRO DA ATIVIDADE:
![](https://thumbor.novaescola.org.br/DJb7BoR9uSKuRrPqa1F0uZbxM6Y=/nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yqyhRcHCKgJPZ3dMEwSjSU734CjDvmcZhBAtyCUVsUm3BxQceRhNxkzKhNRK/screenshot-23.png)
NÚMEROS PARA SORTEIO:
![](https://thumbor.novaescola.org.br/umLTeno_SsKnjLAWv612eApx4l0=/nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VfUfwSJWPjbbSKfGEJURuEXBft3qUtsKbXf9Rc3uHkz8y2UyvmvP66eC4qEk/screenshot-24.png)
Use o meio de comunicação que for possível. Você pode enviar aos seus alunos o quadro para registro que está logo abaixo; a relação dos números para o sorteio por meio de imagem no grupo de WhatsApp; compartilhar a tela do seu computador, se tiver momento síncrono com a turma, para explicar a atividade, usando a imagem do quadro para registro e pode postar na página da sua turma no Google sala de aula. Os cartões numerados são fáceis de fazer e os alunos podem confeccioná-los sozinhos usando qualquer papel. Você também pode gravar um áudio explicando a atividade e enviar no grupo de WhatsApp.
Explique que eles devem recortar os números e virá-los para baixo, depois fazer sorteio de dois números. Esses números deverão ser registrados no quadro. Por meio de uma operação convencional ou de estratégias pessoais eles devem calcular a diferença entre os dois números e registrá-la no quadro.
Faça as perguntas abaixo para que eles reflitam sobre as ações que devem fazer antes de iniciar a atividade:
- Quando queremos encontrar a diferença entre dois números, que tipo de operação podemos fazer?
- Se usarmos a operação convencional qual dos dois números sorteados devemos usar como minuendo? Pode ser qualquer um deles? Por quê?
- Existe outra forma de calcular a diferença entre dois números?
Depois que eles terminarem peça que enviem o quadro preenchido e os registros das operações realizadas. Eles podem enviar por imagem, no caso da comunicação ser pelo grupo de WhatsApp, ou impresso.
. Discussão das soluções
Proporcione um meio em que os alunos possam discutir com os colegas as estratégias utilizadas e conferir suas respostas. Se tiver comunicação pelo celular ou de modo síncrono, solicite que alguns alunos respondam como fizeram para encontrar a diferença entre os números. Ressalte que conversar com os colegas sobre as estratégias auxilia na compreensão e na resolução. Explique que o resultado pode ser obtido a partir de estratégias pessoais, ou seja, não precisa ser somente com o cálculo convencional. Convide ou escolha alunos para compartilhar o quadro no grupo ou gravar depoimentos falando sobre suas dificuldades, desafios, estratégias utilizadas e descobertas. Faça perguntas para conduzir:
- Teve alguma dificuldade para achar a diferença? Qual? Como resolveu?
- Você resolveu pelo cálculo convencional? Como você percebeu qual número você deveria usar como minuendo?
No caso do envio das atividades impressas ou por meio do Google sala de aula, encaminhe as perguntas da discussão junto com a tarefa. Assim, quando for dar devolutiva a eles, você pode incluir algumas respostas diferentes e enviar para todos, possibilitando assim uma reflexão, ainda que não tenha sido feito uma discussão.
Encerramento
Consolide com a turma o significado de comparar e encontrar a diferença entre duas quantidades. É esperado que os alunos compreendam que o resultado pode ser obtido a partir de estratégias pessoais, ou seja, não precisa ser somente com o cálculo convencional. Se não for possível essa conversa, encaminhe a sistematização da aprendizagem por escrito junto com a devolutiva, reforçando as diferentes maneiras de calcular a diferença entre quantidades.
Raio X
A atividade de Raio X serve para verificar se os alunos foram capazes de calcular a diferença entre dois números. Encaminhe o documento da atividade ou a imagem do slide 7 e peça que os alunos resolvam.
Convite às famílias
Envie um texto ou um áudio aos responsáveis pelos alunos solicitando apoio para a realização das atividades. Explique o objetivo da aula e a importância do envolvimento dos familiares para que a tarefa seja concluída.