Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT2_08NUM04
Recursos
- Necessários: Material pessoal do aluno ; Meio de comunicação com alunos ou responsáveis: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão; calculadora.
- Opcionais: Celular, computador ou tablet.
Para este plano, foque na etapa da Atividade Principal
Atividade principal
Os alunos deverão ter acesso ao documento da Atividade principal, ou a imagem do slide 6. Use o meio de comunicação que for possível. Têm várias opções: você pode enviar aos seus alunos a atividade impressa; por imagem no grupo de WhatsApp; compartilhar a tela do seu computador com o slide se tiver momento síncrono com a turma; e pode postar na página da sua turma no Google sala de aula.
A atividade consiste na resolução de cálculos convencionais para encontrar o número que está desconhecido na tabela e posteriormente a conferência dos resultados recorrendo à calculadora.
Peça aos alunos que observem no quadro os números de cada linha e elaborem uma estratégia de resolução convencional para resolver. Eles podem usar diferentes caminhos: encontrar o número que representa a quantidade que foi retirada do número conhecido e que resultou nas quantidades informadas; ou encontrar o resultado da quantidade que será retirada. Faça as perguntas abaixo para ajudar na criação de estratégias:
- Você consegue perceber a diferença entre calcular para descobrir quanto fiquei e quanto retirei? Qual é essa diferença?
- Se o número desconhecido estiver na coluna TINHA, temos que fazer retiradas para descobri-lo? Qual operação devemos usar neste caso?
Oriente que depois dos cálculos convencionais feitos, confiram o resultado usando uma calculadora, que pode ser do celular, computador…
Peça que enviem o quadro com as respostas e os registros dos cálculos convencionais. Eles podem enviar por imagem, no caso da comunicação ser pelo grupo de WhatsApp.
Discussão das soluções
Proporcione um meio em que os alunos possam discutir com os colegas as estratégias utilizadas e conferir suas respostas. Solicite que eles socializem as soluções encontradas se tiver comunicação pelo celular ou de modo síncrono. Convide ou escolha alunos para compartilhar as estratégias que utilizaram para chegarem ao resultado. Faça perguntas para problematizar:
- Quando você olhou para a tabela e viu que faltava uma informação, que cálculo você percebeu que deveria ser feito para encontrar o número desconhecido? Como chegou a essa conclusão?
- Quais estratégias você utilizou para descobrir o número que faltava?
No caso do envio de atividades impressas ou por meio do Google sala de aula, encaminhe as perguntas da discussão junto à tarefa. Assim, quando for dar devolutiva a eles, você pode incluir algumas respostas diferentes e enviar para todos. Dessa forma eles poderão ver as formas diferentes que os colegas usaram para calcular, possibilitando assim uma reflexão, ainda que não tenha sido feito uma discussão.
Encerramento
Converse com a turma sobre a ideia de retirar associada ao cálculo de subtração.
- Como fizemos para encontrar o número desconhecido?
- Qual operação usamos para retirar quantidades?
- Como chamamos o resultado dessa operação?
- E os números que usamos para calcular o resto em uma subtração, que nome recebem?
Se não for possível essa conversa, encaminhe a sistematização da aprendizagem junto à devolutiva, dizendo que eles aprenderam o significado de retirar na subtração.
Raio X
A atividade de Raio X serve para verificar a aprendizagem sobre a ideia de retirar utilizando o cálculo convencional de subtração. Encaminhe o documento da atividade ou a imagem do slide 9 e peça que os alunos resolvam. Eles podem resolver usando a operação convencional da subtração e depois conferir o cálculo com a calculadora.
Convite às famílias
Envie um texto ou um áudio aos responsáveis pelos alunos solicitando apoio para a realização das atividades. Peça que possibilitem o uso da calculadora para que os alunos possam fazer a conferência dos cálculos. Explique o objetivo da aula e a importância do uso desta ferramenta.