Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Retirando quantidades através do cálculo convencional
Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Estratégias pessoais e convencionais para problemas de adição e subtração
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Márcia Beatriz Gonçalves Dias
Mentor: Carina do Espírito Santo
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF02MA06) Resolver e elaborar problemas com diferentes significados da adição e da subtração: juntar, acrescentar, comparar e retirar.
Objetivos específicos
Retirar quantidades de acordo com as solicitações nas situações-problemas apresentadas com o significado de retirar para encontrar um número desconhecido.
Conceito-chave
Retirada de quantidades por meio de situações-problemas.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas para serem coladas no caderno;
- Material Dourado;
- Calculadora;
- Ábaco aberto.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Retirar quantidades de acordo com as solicitações nas situações-problemas apresentadas com o significado de retirar para encontrar um número desconhecido.
Aula
Resumo da aula
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Escreva o objetivo da aula no quadro ou projete este slide.
Propósito:Compartilhar o objetivo da aula com a turma.
Discuta com a turma:
- Quando retiramos quantidades o resultado será maior ou menor que o número utilizado para a retirada?,
Alfabetizador, facilite sua Sondagem
Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma
ACESSAR AGORA