Plano de Aula

Plano de aula: Retirando quantidades através do cálculo convencional

Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Estratégias pessoais e convencionais para problemas de adição e subtração

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Márcia Beatriz Gonçalves Dias

Mentor: Carina do Espírito Santo

Especialista de área: Luciana  Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF02MA06) Resolver e elaborar problemas com diferentes significados da adição e da subtração: juntar, acrescentar, comparar e retirar.

Objetivos específicos

Retirar quantidades de acordo com as solicitações nas situações-problemas apresentadas com o significado de retirar para encontrar um número desconhecido.

Conceito-chave

Retirada de  quantidades por meio de situações-problemas.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas para serem coladas no caderno;
  • Material Dourado;
  • Calculadora;
  • Ábaco aberto.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Retirar quantidades de acordo com as solicitações nas situações-problemas apresentadas com o significado de retirar para encontrar um número desconhecido.