Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT2_08NUM05
Recursos
- Necessários: Material pessoal do aluno ; Meio de comunicação com alunos ou responsáveis: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão;
- Opcionais: Celular, computador ou tablet; calculadora.
Para este plano, foque na etapa da Atividade Principal.
Atividade principal
O objetivo desta atividade é que os alunos sejam capazes de relacionar o significado de acrescentar a adição e reconhecer esta ideia em situações problemas. Para isso eles devem ter acesso ao documento da Atividade principal, ou as imagens dos slides 3 e 4.
Use o meio de comunicação que for possível. Você pode enviar aos seus alunos a atividade impressa; tirar fotos dos slides e enviar imagem no grupo de WhatsApp; compartilhar a tela do seu computador com os slides; e pode postar na página da sua turma no Google sala de aula.
Apresente as quantidades que deverão ser acrescentadas fazendo a relação da cor de cada uma aos círculos coloridos. No caso das tarefas impressas, se você achar mais fácil substitua os círculos coloridos por outros símbolos, assim não precisará tirar cópias coloridas. Leia o quadro com a atividade e garanta que eles tenham entendido as consignas. Explique aos alunos que os numerais representados nos círculos serão utilizados para fazer os acréscimos nas quantidades já determinadas que estão representadas na tabela na coluna TENHO. Ao fazerem os acréscimos, terão que fazer cálculos com duas ou mais quantidades, sempre de acordo com os círculos representados na coluna ACRESCENTEI. Explique que podem usar estratégias pessoais para calcular. Os resultados devem ser registrados na coluna FIQUEI. A ideia das situações-problemas é de acrescentar quantidade, assim envolve a adição, mas não precisam usar o cálculo convencional, e sim diferentes estratégias pessoais. Se tiverem acesso a calculadora, incentive que a usem para conferir as respostas. Você pode enviar junto à atividade as perguntas abaixo para incentivar uma reflexão sobre as ações que devem fazer antes de iniciar a atividade:
- O que significa acrescentar quantidades?
- Quando tem mais de um círculo com quantidades diferentes por qual você deve começar? Por quê?
Se você tiver em momento síncrono com seus alunos pode explicar a atividade e fazer estas perguntas diretamente antes de propor a resolução. No caso da comunicação ser pelo grupo de WhatsApp, você pode gravar áudio fazendo as perguntas, ou mesmo digitá-las no grupo. O quadro é relativamente simples, e pode ser enviado por imagem no grupo.
Discussão das soluções
Proporcione um meio em que os alunos possam discutir com os colegas as estratégias utilizadas e conferir suas respostas. Solicite que eles socializem as soluções encontradas se tiver comunicação pelo celular ou de modo síncrono. Convide ou escolha alunos para compartilhar as estratégias que utilizaram para chegar ao resultado. É importante que eles percebam também a propriedade da adição, isto é, que a ordem das parcelas não altera o resultado. Faça perguntas para conduzir:
- Como vocês fizeram o cálculo para chegar ao resultado do FIQUEI?
- Por que vocês escolheram essa estratégia? Teria outra?
- A ordem dos números para acrescentar à quantidade existente mudaria o resultado? Por quê?
- Quando acrescentamos quantidades a quantidades já existentes, o que acontece com a quantidade inicial?
No caso do envio de atividades impressas ou por meio do Google sala de aula, encaminhe as perguntas da discussão junto à tarefa. Assim, quando for dar devolutiva a eles, você pode incluir algumas respostas diferentes e enviar para todos. Dessa forma eles poderão conhecer diversas formas de calcular, possibilitando uma reflexão, ainda que não tenha sido feito uma discussão.
Sistematização e Encerramento
Finalize a atividade reforçando com eles que o significado de acrescentar está relacionado com a adição. Retome que ao acrescentar quantidades estamos adicionando e que o cálculo se chama adição e tem o sinal (+). E que podemos chegar ao resultado sem fazer o cálculo convencional, mas que a ideia de adição continua. Se não for possível essa conversa, encaminhe a sistematização da aprendizagem por escrito junto à devolutiva. Você também pode usar os textos dos slides 7 e 8 e enviar no grupo.
Raio X
A atividade de Raio X serve para verificar a aprendizagem sobre acrescentar quantidades. Encaminhe o documento da atividade ou a imagem do slide 9 e peça que os alunos resolvam.
Convite às famílias
Envie um texto ou um áudio aos responsáveis pelos alunos solicitando apoio para a realização das atividades. Explique o objetivo da aula e a importância do envolvimento dos familiares para que a tarefa seja concluída.