Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT2_08NUM02
Recursos
- Necessários: Material pessoal do aluno ; Meio de comunicação com alunos ou responsáveis: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão; Caixinha de papel ou objeto similar para sorteio dos números.
- Opcionais: Celular, computador ou tablet.
Para este plano, foque na etapa da Atividade Principal.
Atividade principal
A Atividade principal deste plano foi adaptada para que os alunos possam resolver em casa sozinhos. Para isso eles deverão ter acesso às consignas, o quadro de registro e os 9 cartões numerados de 1 a 9. Use o meio de comunicação que for possível. Você pode enviar aos seus alunos a atividade impressa com as consignas e o quadro para registro que está logo abaixo; tirar foto dela e enviar imagem no grupo de WhatsApp; compartilhar a tela do seu computador para explicar a atividade, usando a imagem das consignas e do quadro para registro se tiver momento síncrono com a turma; e pode postar na página da sua turma no Google sala de aula. Os cartões numerados são fáceis de fazer e os alunos podem confeccionar sozinhos usando qualquer papel.
CALCULANDO A DIFERENÇA ENTRE OS NÚMEROS
1. FAÇA CARTÕES NUMERADOS DE 1 A 9 E RECORTE.
2. COLOQUE OS NÚMEROS DENTRO DA CAIXINHA E PEGUE TRÊS CARTÕES SEM OLHAR E REGISTRE-OS NA COLUNA DOS NÚMEROS SORTEADOS.
3. FORME O MAIOR NÚMERO POSSÍVEL USANDO OS NÚMEROS SORTEADOS E REGISTRE NA COLUNA CORRESPONDENTE.
4. FORME O MENOR NÚMERO POSSÍVEL USANDO OS NÚMEROS SORTEADOS E REGISTRE NA COLUNA CORRESPONDENTE.
5. ENCONTRE A DIFERENÇA ENTRE ELES USANDO O CÁLCULO CONVENCIONAL
Faça as perguntas abaixo para incentivar uma reflexão sobre as ações que devem fazer antes de iniciar a atividade:
- De que forma você pode formar números sem repetir nenhum?
- Quando um número é maior? Quando um número é menor?
- Como fará para descobrir a diferença entre eles?
- Que operação deverão usar?
Peça que depois enviem o quadro com as respostas e os registros dos cálculos convencionais realizados. Eles podem enviar por imagem, no caso da comunicação ser pelo grupo de WhatsApp.
. Discussão das soluções
Proporcione um meio em que os alunos possam discutir com os colegas as estratégias utilizadas e conferir suas respostas. Peça que socializem as soluções encontradas se tiver comunicação pelo celular ou de modo síncrono. Convide ou escolha alunos para compartilhar as estratégias que utilizaram para chegar ao resultado. Faça perguntas para conduzir:
Como você iniciou as combinações?
Como você percebeu o maior e o menor número?
Teve alguma dificuldade para achar a diferença? Qual? Como resolveu?
No caso do envio de atividades impressas ou por meio do Google sala de aula, encaminhe as perguntas da discussão junto à tarefa. Assim, quando for dar devolutiva a eles, você pode incluir algumas respostas diferentes e enviar para todos. Dessa forma eles poderão conhecer outras formas diferentes das deles para calcular, possibilitando assim uma reflexão, ainda que não tenha sido feito uma discussão.
Encerramento
Converse com a turma sobre a ideia de encontrar a diferença quantitativa entre um número maior e um menor.
Como calcular a diferença entre o número maior e o número menor, quando eles representam grandes quantidades?
Finalize a atividade reforçando a ideia de maior e menor e na diferença quantitativa entre eles. É esperado que os alunos compreendam que mudando a posição dos algarismos formamos novos números; e que quando a diferença quantitativa entre dois números for muito grande é recomendável fazer o cálculo convencional.
Se não for possível essa conversa, encaminhe a sistematização da aprendizagem por escrito junto à devolutiva, dizendo o que eles aprenderam.
Raio X
A atividade de Raio X serve para verificar a aprendizagem sobre cálculos para encontrar a diferença entre um número maior e um número menor. Encaminhe o documento da atividade ou a imagem do slide 9 e peça que os alunos resolvam.
Convite às famílias
Envie um texto ou um áudio aos responsáveis pelos alunos solicitando apoio para a realização das atividades. Explique o objetivo da aula e a importância do envolvimento dos familiares para que a tarefa seja concluída.