Resumo da aula
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Escreva o objetivo da aula no quadro.
Propósito: Apresentar o objetivo da aula.
Discuta com a turma:
- O que será um número maior e um número menor?
- Como podemos saber qual é o maior e qual é o menor?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 a 6).
Orientação: Inicie a aula retomando o significado de diferença na comparação entre dois números. Explique que para encontrar a diferença entre dois números pode ser a partir do cálculo convencional, subtraindo o subtraendo do minuendo ou, nesta situação, completando mentalmente do número menor até o maior. Retome as várias estratégias que poderão ser usadas. Fale que pode ser também a partir do desenho, onde será representado o número maior e dele subtraído o número menor. Ou ainda, que pode ser feito com representações (barra = dezenas e cubinhos = unidades). Outra estratégia para encontrar a diferença entre dois números é contando um a um do menor até o maior.
Propósito: Retomar a ideia de comparar quantidades para encontrar a diferença entre elas.
Discuta com a turma:
- Como podemos encontrar a diferença entre dois números?
- Qual estratégia vocês usariam para encontrar a diferença?
- Que tipo de operação devemos fazer?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 a 6).
Orientação: Inicie a aula retomando o significado de diferença na comparação entre dois números. Explique que para encontrar a diferença entre dois números pode ser a partir do cálculo convencional, subtraindo o subtraendo do minuendo ou, nesta situação, completando mentalmente do número menor até o maior. Retome as várias estratégias que poderão ser usadas. Fale que pode ser também a partir do desenho, onde será representado o número maior e dele subtraído o número menor. Ou ainda, que pode ser feito com representações (barra = dezenas e cubinhos = unidades). Outra estratégia para encontrar a diferença entre dois números é contando um a um do menor até o maior.
Propósito: Retomar a ideia de comparar quantidades para encontrar a diferença entre elas.
Discuta com a turma:
- Como podemos encontrar a diferença entre dois números?
- Qual estratégia vocês usariam para encontrar a diferença?
- Que tipo de operação devemos fazer?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 a 6).
Orientação: Inicie a aula retomando o significado de diferença na comparação entre dois números. Explique que para encontrar a diferença entre dois números pode ser a partir do cálculo convencional, subtraindo o subtraendo do minuendo ou, nesta situação, completando mentalmente do número menor até o maior. Retome as várias estratégias que poderão ser usadas. Fale que pode ser também a partir do desenho, onde será representado o número maior e dele subtraído o número menor. Ou ainda, que pode ser feito com representações (barra = dezenas e cubinhos = unidades). Outra estratégia para encontrar a diferença entre dois números é contando um a um do menor até o maior.
Propósito: Retomar a ideia de comparar quantidades para encontrar a diferença entre elas.
Discuta com a turma:
- Como podemos encontrar a diferença entre dois números?
- Qual estratégia vocês usariam para encontrar a diferença?
- Que tipo de operação devemos fazer?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 a 6).
Orientação: Inicie a aula retomando o significado de diferença na comparação entre dois números. Explique que para encontrar a diferença entre dois números pode ser a partir do cálculo convencional, subtraindo o subtraendo do minuendo ou, nesta situação, completando mentalmente do número menor até o maior. Retome as várias estratégias que poderão ser usadas. Fale que pode ser também a partir do desenho, onde será representado o número maior e dele subtraído o número menor. Ou ainda, que pode ser feito com representações (barra = dezenas e cubinhos = unidades). Outra estratégia para encontrar a diferença entre dois números é contando um a um do menor até o maior.
Propósito: Retomar a ideia de comparar quantidades para encontrar a diferença entre elas.
Discuta com a turma:
- Como podemos encontrar a diferença entre dois números?
- Qual estratégia vocês usariam para encontrar a diferença?
- Que tipo de operação devemos fazer?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Imprima e recorte as fichas com numerais de 1 a 9 que estão disponibilizadas para impressão, na atividade principal, e coloque dentro de uma caixinha para sorteio. Previamente coloque 9 cartões numerados de 1 a 9 dentro da caixinha. Forme duplas ou trios e explique que um aluno de cada vez vai até a caixinha e retira um número que será anotado no quadro. O processo se repetirá por mais duas vezes até tirar 3 números. No caderno ou em uma folha, peça que façam a comparação destes números distintos que estão registrados no quadro e formem todos numerais possíveis com 3 algarismos sem repeti-los. Oriente que, após fazer todas as associações, eles terão que encontrar a diferença entre o maior e o menor número possível formado, utilizando o cálculo convencional para resolução. Serão 3 rodadas, a cada rodada saem da caixinha 3 números que não voltarão mais. No final das 3 rodadas não haverá mais nenhum número na caixinha. Circule pela sala e faça as perguntas , intervindo quando for preciso. Caso apareçam operações com reservas, e considerar necessário, ofereça o Material Dourado e o Ábaco para realizar cálculos convencionais concretamente, assim os alunos poderão visualizar as trocas que são feitas entre as ordens.
Propósito: Formar números de 3 algarismos para depois encontrar a diferença entre o maior e o menor número formado.
Discuta com a turma:
- De que forma vocês vocês formarão os novos números sem repetir nenhum?
- Quando um número é maior? Quando um número é menor?
- Como farão para descobrir a diferença entre eles?
- Que operação deverão usar?
Materiais Complementares:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenções
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: As duplas ou trios vão até o quadro registrar o maior número possível de combinações que fizeram com os 3 algarismos distintos e após, contar oralmente para a turma a estratégia que fizeram para encontrar a diferença entre o maior e o menor número encontrado. Como será um sorteio, não se pode precisar os números que serão sorteados e registrados no quadro, por isso as resoluções apresentadas serão exemplos.
Propósito: Compartilhar as soluções encontradas pela turma.
Discuta com a turma:
- Como vocês iniciaram as combinações?
- Como vocês perceberam o maior e o menor número?
- Teve alguma dificuldade para achar a diferença? Qual? Como resolveu?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Finalize a atividade reforçando a ideia de maior e menor e na diferença quantitativa entre eles. É esperado que os alunos compreendam que mudando a posição dos algarismos formamos novos números; e que quando a diferença quantitativa entre dois números for muito grande é recomendável fazer o cálculo convencional.
Propósito: Consolidar a ideia de encontrar a diferença quantitativa entre um número maior e um menor.
Discuta com a turma:
- Como podemos formar novos números usando os mesmos algarismos?
- Como calcular a diferença entre o número maior e o número menor, quando eles representam grandes quantidades?
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Entregue a situação-problema para cada aluno da turma. Essa atividade será feita individualmente com a finalidade de verificar a aprendizagem sobre diferença na comparação entre um número maior e um número menor.
Propósito: Verificar a aprendizagem sobre diferença na comparação entre um número maior e um número menor.
Discuta com a turma:
- De que maneira vocês farão o cálculo que Mariana?
Materiais Complementares:
Atividade raio x
Atividades complementares
Resolução do raio x
Resolução das atividades complementares