Plano de Aula

Plano de aula: Os bairros e seus espaços de lazer e sociabilidades

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Espaços de sociabilidade

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF02HI01) Reconhecer espaços de sociabilidade e identificar os motivos que aproximam e separam as pessoas em diferentes grupos sociais ou de parentesco, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Vá ao arquivo municipal e reproduza as fotografias antigas dos bairros da cidade. Você pode fotografar com o seu celular aquelas que apresentam praças, coretos, calçadões e parques, além de outros lugares e momentos de lazer da população no passado. Estas serão as principais fontes deste plano. Você pode imprimi-las ou transformá-las em slides que serão usados na aula. Além disso serão necessários, lápis de cor e papel ofício.

Como adequar a sua realidade: Você pode também, convidar dois ou três moradores do bairro onde a escola se encontra, se possível, pessoas que vivenciaram mudanças na estrutura física do bairro em momentos distintos de sua história, para que falem aos alunos sobre suas experiências, sobre os impactos nas mudanças estruturais do bairro em suas vidas e sobre suas impressões de um modo geral. Para isso é preciso uma organização prévia que implica pesquisar e conhecer os entrevistados, orientá-los sobre o tema específico da entrevista, agendar local e horário para cada uma delas: caso aconteçam dentro da escola, é preciso informar aos colaboradores da instituição a respeito da visita, e caso aconteça fora da escola, é preciso informá-los assim como aos responsáveis pelas crianças sobre a atividade, neste caso ainda, recomendamos o uso de espaços públicos para a execução da entrevista, como uma praça do bairro, de modo que os referenciais da memória dos entrevistados sejam explicitados pelo próprio ambiente.

Para você saber mais:

Sobre direito à cidade:

Sobre a recomendação da atenção aos marcos e processos sociais de construção dos espaços, recomenda-se a leitura de:

  • CERTEAU, Michel de. Capítulo VII - Caminhadas pela cidade p.157-177. In: ______ A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Tradução de Ephraim Ferreira Alves. 22. ed. Petrópolis, RJ: Vozes. 2014.
  • DURAN, Marília Claret Geraes. Maneiras de pensar o cotidiano com Michel de Certeau. Revista Diálogo Educacional (PUCPR) , v. 7, p. 115-128, 2007. Disponível em: http://dx.doi.org/10.7213/rde.v7i22.4177
  • JOSGRILBERG, Fabio Botelho. O lugar praticado. In: ______ Cotidiano e invenção: os espaços de Michel de Certeau. 1. ed. São Paulo: Escrituras, 2005. v. 1. p. 73-86. Disponível em:

https://books.google.com.br/books?id=hfHoAgAAQBAJ&lpg=PA17&ots=i5OF8qaLyL&dq=resenha%20do%20livro%20a%20inven%C3%A7%C3%A3o%20do%20cotidiano%20michel%20de%20certeau&lr&hl=pt-BR&pg=PA15#v=onepage&q&f=false

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

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