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Plano de Aula
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Espaços de sociabilidade
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF02HI01) Reconhecer espaços de sociabilidade e identificar os motivos que aproximam e separam as pessoas em diferentes grupos sociais ou de parentesco, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Vá ao arquivo municipal e reproduza as fotografias antigas dos bairros da cidade. Você pode fotografar com o seu celular aquelas que apresentam praças, coretos, calçadões e parques, além de outros lugares e momentos de lazer da população no passado. Estas serão as principais fontes deste plano. Você pode imprimi-las ou transformá-las em slides que serão usados na aula. Além disso serão necessários, lápis de cor e papel ofício.
Como adequar a sua realidade: Você pode também, convidar dois ou três moradores do bairro onde a escola se encontra, se possível, pessoas que vivenciaram mudanças na estrutura física do bairro em momentos distintos de sua história, para que falem aos alunos sobre suas experiências, sobre os impactos nas mudanças estruturais do bairro em suas vidas e sobre suas impressões de um modo geral. Para isso é preciso uma organização prévia que implica pesquisar e conhecer os entrevistados, orientá-los sobre o tema específico da entrevista, agendar local e horário para cada uma delas: caso aconteçam dentro da escola, é preciso informar aos colaboradores da instituição a respeito da visita, e caso aconteça fora da escola, é preciso informá-los assim como aos responsáveis pelas crianças sobre a atividade, neste caso ainda, recomendamos o uso de espaços públicos para a execução da entrevista, como uma praça do bairro, de modo que os referenciais da memória dos entrevistados sejam explicitados pelo próprio ambiente.
Para você saber mais:
Sobre direito à cidade:
Sobre a recomendação da atenção aos marcos e processos sociais de construção dos espaços, recomenda-se a leitura de:
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Peça aos alunos que desenhem os espaços de lazer dos seus bairros e que os identifiquem (se são praças, parques, jardins botânicos, quintais, espaços destinados a crianças em shopping centers, etc). Incentive a inclusão das representações de pessoas e do que elas costumam fazer para se divertir nestes espaços.
Para você saber mais:
Sobre o trabalho com as expressões das crianças a respeito de suas percepções do mundo ao seu redor:
Sobre as interações das crianças com os espaços públicos:
Tempo sugerido: 45 minutos
Orientações:
Fale com os alunos a respeito da fotografia como representação do real, como elaboração que parte de um ponto de vista enraizado no contexto histórico de sua própria produção. A fotografia não é um “congelamento do momento real”, mas uma interpretação do momento vivenciado elaborada enquanto ele acontece. É importante que neste ponto fique explícita a execução da própria atividade que acontecerá em seguida: as fotografias, enquanto elaborações do passado produzidas no passado, serão lidas/interpretadas pelos alunos para que eles construam suas próprias impressões a respeito da história dos lugares por elas representados, e este momento é o exercício de uma das etapas do trabalho dos historiadores, a saber: ler o objeto sob uma perspectiva problematizadora, ou seja, orientada por questionamentos que contribuem para a compreensão de um contexto passado. Esta leitura é o que transforma o objeto em questão (as fotografias) em fontes, porque lhes confere outros sentidos além daqueles que já lhes são ou foram atribuídos.
a) os lugares retratados: são praças, parques, feiras, jardins botânicos, quintais, espaços destinados a crianças em shopping centers, ou outros? Os lugares são conhecidos pelas crianças da turma? Eles ainda existem? Quais ruas delimitam estes espaços?
b) o que as pessoas estão fazendo em cada uma das imagens: elas estão se divertindo? De quais formas? Elas parecem se sentir bem naquele espaço? Elas são crianças ou adultos? O que as crianças estão fazendo? O que os adultos estão fazendo?,
c) a que temporalidades elas pertencem: como são as roupas das pessoas? Elas se parecem com as nossas roupas? As pessoas estão posicionadas na cena do mesmo modo como o fazemos ao tirar uma foto hoje em dia? Isso tudo pode ser observado através dos indícios contidos nas próprias imagens.
Como adequar à sua realidade: Caso não tenha acesso ao arquivo local previamente, ou não encontre as fotografias necessárias para esta atividade, é possível adaptá-la da seguinte maneira:
Para você saber mais:
Sobre experimentos antropológicos com as categorias envolvidas nesta aula:
Sobre a fotografia como fonte para a análise histórica:
Sobre a memória e a oralidade como fontes:
Imagens utilizadas neste slide:
Canto superior esquerdo: Fonte da imagem: O negro brasileiro nas primeiras décadas do século XX: [cultura e aspectos sociais]. p. Foto 015. Disponível em: http://acervo.bndigital.bn.br/sophia/index.asp?codigo_sophia=80279 . Acesso em 15 de novembro de 2018.
Canto inferior esquerdo: Fonte da imagem:Lume - Repositório Digital UFRGS. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/9916 Acesso em 15 de novembro de 2018.
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Peça aos alunos que identifiquem as semelhanças e diferenças entre os espaços que eles retrataram por meio dos desenhos e aqueles que viram nas fotografias antigas.
Essas indicações devem ser feitas no próprio desenho inicial, implementando-o com as informações produzidas, de modo comparativo (caso se trate do mesmo espaço representado anteriormente pelo aluno e fotografado no passado). Ou através da produção de outro desenho (caso os espaços referenciados sejam diferentes).
É importante que os alunos expressem as diferenças temporais observadas no espaço e nas pessoas retratadas em relação ao momento presente.
As narrativas das crianças e as narrativas advindas das fontes (oralidade ou fotografia) devem ser postas sob análise comparativa, indicando os pontos onde elas convergem e divergem, respondendo a questões como:
O produto final da atividade: os desenhos com indicações das comparações e da análise feita entre os aspectos dos espaços do bairro no passado. Deve ser exposto na escola para que as outras pessoas que frequentam estes espaços possam conhecer a análise elaborada pela turma e dialogar a respeito delas.
Como adaptar a sua realidade: A atividade proposta e seu produto final partem de noções de georreferenciamento e geovisualização aplicadas às memórias, experiências e expressões encontradas nas fontes usadas ao longo desta aula. Um dos desdobramentos desta atividade pode ser a construção de maquetes que representem as narrativas utilizadas ao longo da aula e tentando responder às questões supracitadas. Nesse sentido, além da maquete (e diante da disponibilidade do recurso) é possível também usar ferramentas como o Google Maps e o Google Street View para executar o georreferenciamento online, com base nas mesmas fontes e aplicando as mesmas questões indicadas ao longo das etapas da aula para identificar as alterações nos espaços públicos por meio da comparação de mapas produzidos em outros momentos da história da cidade e aqueles representados pelo Google Maps.
Para você saber mais:
Sobre geovisualização e georreferenciamento
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapps.
- Optativas: Google Meet e Google Classroom.
Contexto
Neste plano, o objetivo é conhecer, comparar e produzir diferentes representações do bairro. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, compartilhe o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, organize um momento no Google Classroom (como criar, postar atividades, disponível aqui) ou no Google Meet (como criar uma reunião online, disponível aqui).
Solicite aos estudantes, via arquivo de áudio, que desenhem os espaços de lazer que frequentam. Após a produção, peça que enviem fotos para o grupo da escola e estimule o debate entre eles.
Problematização
Você vai precisar selecionar previamente fotografias antigas dos espaços de lazer da sua cidade, de seu bairro ou da localidade onde a escola se encontra. Envie as seguintes questões para que os estudantes possam analisar as fotografias.
- O que as pessoas estão fazendo?
- Essas fotos são de hoje?
- Quais são os lugares apresentados?
- Você já frequentou estes lugares?
Solicite que os estudantes possam responder no caderno ou por arquivo de áudio, caso não estejam alfabetizados.
Sistematização
Peça aos estudantes que comparem os desenhos produzidos com as fotografias. A análise deve ser feita pensando: o que permaneceu através do intervalo de tempo entre as fotografias e os registros das fontes? Solicite que as respostas sejam enviadas por arquivos de áudio ou que eles escrevam e compartilhem fotografias das produções.
Analise as respostas e promova um feedback das atividades dos estudantes.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes lendo ou assistindo vídeos sobre temáticas referentes aos planos. Sobre o bairro, é possível ver o vídeo “O bairro de Marcelo”, “O bairro” (disponível aqui) e “As cidades se transforma com o passar do tempo” (disponível aqui).
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI01, EF01HI02, EF01HI03, EF03HI01 e com outros componentes curriculares EF15AR24, EF15AR25 e EF12EF12.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Deise Sousa
Mentor: Graciele Fabricio
Especialista: Danielle Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: A comunidade e seus registros
Objeto (s) de conhecimento: A noção do “Eu” e do “Outro”: comunidade, convivências e interações entre pessoas.
Habilidade(s) da BNCC: (EF02HI01) Reconhecer espaços de sociabilidade e identificar os motivos que aproximam e separam as pessoas em diferentes grupos sociais ou de parentesco.
Palavras-Chave: História do bairro; sociabilidades; lazer; comunidade; localidade
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
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