Plano de Aula

Plano de aula: Memórias: trabalho e lazer

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Relações de trabalho e lazer

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HI12 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: lápis e borracha, entrevista com dois professores da escola, um mais antigo na profissão e outro mais novo. O roteiro sugestivo de entrevista está no link abaixo pronto para impressão.

Material complementar:

  • Entrevista para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hydpVyDZGz57eyMT7mqpjQ64VyrjaWPxgyxmX74Y9tMytJJ7yv9BQDvKmfze/his3-12und01-entrevista.pdf

  • Folha de atividade da sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GzhFwRNs3rCjG8pxmZUpGgWrwr9tDgDDUJnXUGws4bqbrgyNbq7rv7TTSAt5/his3-12und01-folha-de-atividade-da-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

DIAS, cleber. HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DO LAZER.Recorde, Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, p. 1-26, jan./jun. 2018.

Disponível em:

https://revistas.ufrj.br/index.php/Recorde/article/view/17878 Acesso em: 18/03/2019

DE SÁ, Kátia Oliveira. Lazer, Trabalho e Educação: pressupostos ontológicos dos estudos no lazer no Brasil.2003. Dissertação ( Mestrado em Educação)- Faculdade de educação, Universidade Federal da Bahia. Salvador-Bahia.

Disponível em:

http://www.lepel.ufba.br/DISSERTA%C7%D5ES%20orient%20Celi/LAZER,%20TRABALHO%20E%20EDUCA%C7%C3O%20-%20PRESSUPOSTOS%20ONTOL%D3GICOS%20DO%20LAZER%20NO%20BRASIL%20-%20KATIA%20SA.pdf Acesso em: 18/03/2019

SILVA, T. V. da, OLIVEIRA F. A. de, ALEGRO, R. C . OFICINA DE ENTREVISTAS: MEMÓRIAS NA SALA DE AULA .

Disponível em:

http://www.uel.br/eventos/sepech/arqtxt/ARTIGOSANAIS_SEPECH/tatianevsilva.pdf Acesso em: 18/03/2019

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente para os alunos o objetivo da aula. Se não for possível projetá-lo poderá ser copiado para o quadro da sala.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Conteúdos relacionados