Folha de atividade da Sistematização
Plano de Aula
Plano de aula: Banho de rio e mar
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Relações de trabalho e lazer
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HI12 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Lápis e borracha.
Material complementar:
- Folha de atividade da sistematização:
- Imagens e ilustrações para impressão:
Para você saber mais:
DIAS, Cleber."LAZER: história, conceitos e definições".
Disponível em:
https://revistas.ufrj.br/index.php/Recorde/article/viewFile/17878/10833 Acesso em: 15/04/2019
REIS. L. J. A ; CAVICHIOLLI. F.R; STAREPRAVO. F. A. A OCORRÊNCIA HISTÓRICA DO LAZER: REFLEXÕES A PARTIR DA PERSPECTIVA CONFIGURACIONAL. Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 30, n. 3, p. 63-78, maio 2009.
Disponível em:
http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/viewFile/248/365 Acesso em: 15/04/2019
SANTOS. R. O ; COSTA. V. L. M ; TUBINO. M. J. G. HISTÓRIA DO LAZER: UMA ABORDAGEM SOCIOCULTURAL.
Disponível em:
http://www.fiepbulletin.net/index.php/fiepbulletin/article/view/1083 Acesso em: 15/04/2019
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Apresente este objetivo aos alunos. Caso não seja possível projetar o slide exponha-o em um suporte que fique visível aos alunos.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Contextualize a aula organizando os alunos em uma grande roda para conversa. Neste momento os alunos deverão ser estimulados a contar suas vivências sobre suas férias ou viagens nos feriados e fins de semana. Para seguir com esta etapa, sugere-se o roteiro abaixo:
- Exiba o slide acima para os alunos e peça que observem com atenção.
- Em seguida pergunte ao grupo do que se trata a imagem no slide ( espera-se que os alunos falem ser de viagem, passeio, férias).
- Agora pergunte quem gosta de viajar ( espera-se que todos se manifestem).
- Então pergunte para onde eles costumam viajar com seus familiares ou responsáveis (é importante deixar que as crianças falem, mas que também respeitem a vez de cada um).
- Os alunos mencionando ou não as praias, diga-lhes que hoje na aula vocês conversarão sobre passeios nelas.
Imagem. Praia. Banco de Imagem Nova Escola. Acesso em: 15/04/2019
Como adequar à sua realidade:
- A imagem do slide pode ser substituída por outra de sua preferência principalmente se houver praias próximas a localidade onde os alunos vivem.
- O roteiro de conversa com os alunos também poderá ser adaptado de acordo com as colocações dos alunos.
- Se optar por usar o slide como está , mas não puder projetar, a imagem nele está disponível para impressão e assim você poderá usá-la em um cartaz ou colando em algum suporte na sala que permita aos alunos visualizar.
- Se a cidade ou localidade dos alunos não tem praias próximas e logo as praias não são o principal destino de viagens dos moradores, trabalhe com que é comum como: rios, igarapés e balneários.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Seguindo a aula nesta etapa de problematização os alunos terão como desafio debater aspectos sobre a praia como espaço de lazer, incluindo o de saber que nas praias as pessoas exercem tanto atividades de lazer como de trabalho. Para tanto será usado como fonte histórica um vídeo que mostra a praia de Copacabana em 1963. Para seguir com esta etapa sugere-se o roteiro abaixo:
- Reúna os alunos em quatro equipes.
- Organizadas as equipes explique que falar sobre a praia como lazer nos leva a conhecer também sobre outros temas como trabalho, moda, meio ambiente e as mudanças que nossa sociedade vive com o passar dos anos.
- Explique também que o desafio das equipes será conversar sobre os temas relacionados acima. Cada equipe receberá um tema.
- Ao assistir os vídeos quais as diferenças entre eles mais chamou a atenção de vocês?
- No vídeo da praia antigamente havia a presença de trabalhadores como vendedores? Ou de estabelecimentos comerciais como quiosques e barracas? (O vídeo não deixa isso claro, mas você pode dizer que já que há fluxo de pessoas é provável também haja pessoas trabalhando, vendendo alimentos ou coisas típicas dos espaços como a praia)
- Ao assistir aos dois vídeos vocês identificaram alguma mudança na paisagem?
- Há diferenças entre os dois vídeos sobre a forma que as pessoas usam a praia para se divertir ou descansar?
- Entregue as equipes os temas e peça que assistam com atenção o vídeo, que é a fonte de informações da aula.
- Após o tempo para as equipes conversarem sobre as questões que receberão peça que eles socializem as conclusões a que chegaram.
- Você deverá sintetizar as colocações dos alunos no quadro da sala para que todos possam ter acesso.
Youtube: RIO ANTIGO -- PRAIA DE COPACABANA (1963) -- AGÊNCIA NACIONAL
Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=I0Ql8tAbK-8 Acesso em 28/03/2019
Como adequar à sua realidade:
- As fontes utilizadas podem ser substituídas por outras que sejam mais acessíveis para você como: fotografias, relatos orais, reportagens etc.
- Como exposto no slide anterior, se na sua localidade não é comum as pessoas viajarem para praias, trabalhe com o que for mais comum como rios e igarapés. Muitos lugares como estes são transformados em balneários e também contam com a presença de bares, quiosques, vendedores, garçons etc. Seria bem interessante trabalhar com a memória dos alunos através das fotografias de família.
- De acordo com as colocações dos alunos ou mesmo se não for trabalhar com praias você poderá alterar o roteiro de perguntas para as equipes.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Seguindo a aula nesta etapa de problematização os alunos terão como desafio debater aspectos sobre a praia como espaço de lazer, incluindo o de saber que nas praias as pessoas exercem tanto atividades de lazer como de trabalho. Para tanto será usado como fonte histórica um vídeo que mostra a praia de Copacabana em 1963. Para seguir com esta etapa sugere-se o roteiro abaixo:
- Reúna os alunos em quatro equipes.
- Organizadas as equipes explique que falar sobre a praia como lazer nos leva a conhecer também sobre outros temas como trabalho, moda, meio ambiente e as mudanças que nossa sociedade vive com o passar dos anos.
- Explique também que o desafio das equipes será conversar sobre os temas relacionados acima. Cada equipe receberá um tema.
- Ao assistir os vídeos quais as diferenças entre eles mais chamou a atenção de vocês?
- No vídeo da praia antigamente havia a presença de trabalhadores como vendedores? Ou de estabelecimentos comerciais como quiosques e barracas? (O vídeo não deixa isso claro, mas você pode dizer que já que há fluxo de pessoas é provável também haja pessoas trabalhando, vendendo alimentos ou coisas típicas dos espaços como a praia)
- Ao assistir aos dois vídeos vocês identificaram alguma mudança na paisagem?
- Há diferenças entre os dois vídeos sobre a forma que as pessoas usam a praia para se divertir ou descansar?
- Entregue as equipes os temas e peça que assistam com atenção o vídeo, que é a fonte de informações da aula.
- Após o tempo para as equipes conversarem sobre as questões que receberão peça que eles socializem as conclusões a que chegaram.
- Você deverá sintetizar as colocações dos alunos no quadro da sala para que todos possam ter acesso.
Youtube: RIO ANTIGO -- PRAIA DE COPACABANA (1963) -- AGÊNCIA NACIONAL
Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=I0Ql8tAbK-8 Acesso em 28/03/2019
Como adequar à sua realidade:
- As fontes utilizadas podem ser substituídas por outras que sejam mais acessíveis para você como: fotografias, relatos orais, reportagens etc.
- Como exposto no slide anterior, se na sua localidade não é comum as pessoas viajarem para praias, trabalhe com o que for mais comum como rios e igarapés. Muitos lugares como estes são transformados em balneários e também contam com a presença de bares, quiosques, vendedores, garçons etc. Seria bem interessante trabalhar com a memória dos alunos através das fotografias de família.
- De acordo com as colocações dos alunos ou mesmo se não for trabalhar com praias você poderá alterar o roteiro de perguntas para as equipes.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Neste momento deverá ser feita uma atividade de sistematização do que foi desenvolvido na aula. Portanto os alunos deverão fazer a seguinte atividade:
- Explique às crianças que agora elas farão uma atividade individual na qual terão que escrever o que aprenderam sobre a praia como espaço de diversão.
- Entregue para cada um a folha de atividade da sistematização.
- Após concluída a atividade, exponha a produção dos alunos no mural da sala.
Ilustração. Crianças pensandos. Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 15/04/2019
- Folha de atividade da sistematização:
Se não for possível projetar o slide utilize a ilustração que está disponível para impressão e faça um cartaz ou colo em algum suporte da sala que fique visível aos alunos. Se também não for possível imprimir a folha de atividade copie no quadro da sala e peça aos alunos para copiarem para uma outra folha. Neste caso eles podem só reproduzir o balão de pensamento.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp e PDF.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, Kahoot, Padlet e Youtube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é identificar as características das atividades de trabalho e formas de diversão em praias e rios. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online). Compartilhe com os estudantes o slide 3. Por áudio, vídeo ou texto de Whatsapp, faça os seguintes questionamentos aos alunos:
- De que se trata a imagem compartilhada?
- Vocês já foram a algum lugar parecido com este?
- Costuma fazer viagens com os familiares? Foram para quais lugares?
Peça que compartilhem as respostas no grupo da turma e fique atenta caso surja alguma resposta que mencione a praia, pois será ela o norte da aula.
Problematização
Para esta etapa, compartilhe dois vídeos. O primeiro é o “Rio antigo - Praia de Copacabana” e o segundo é “Turistas resolvem esticar o Réveillon e lotam as praias em todo o Brasil”. Em seguida, envie as seguintes questões:
- Ao assistir aos dois vídeos, vocês identificaram alguma mudança na paisagem?
- Há diferenças entre os dois vídeos em relação a forma que as pessoas usam a praia para se divertir ou descansar?
Solicite que as respostas sejam anotadas no caderno e compartilhadas com a turma.
Sistematização
Via áudio, texto ou vídeo, oriente os estudantes para a realização dessa etapa e compartilhe com eles o arquivo de sistematização. Eles devem sintetizar as mudanças e permanências nos modos de utilizar a praia e escrever no balão da ilustração do arquivo de sistematização. Você pode acompanhar as produções enviando pequenas orientações via áudios ou vídeos, esclarecendo dúvidas e chamando a atenção para informações presentes. Também pode agendar um momento síncrono, para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e com o restante da turma. As produções devem ser compartilhadas no grupo da turma e dê feedback delas. Os desenhos podem ser compartilhados no Padlet (veja como fazer aqui). Considere produzir e compartilhar com os estudantes um quiz no Kahoot (veja aqui como fazer um).
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “A emocionante história de um trabalhador que 'vive da praia' com 50 kg nas costas sob sol de 40º”.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI10, EF02HI11, EF04HI03 e
EF04HI06.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Ana Flávia Vilhena
Mentor: Alessandra Bremm
Especialista: Danielle Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: A noção de espaço público e privado
Objeto (s) de conhecimento: A cidade e suas atividades: trabalho, cultura e lazer
Habilidade(s) da BNCC: (EF03HI12) Comparar as relações de trabalho e lazer do presente com as de outros tempos e espaços, analisando mudanças e permanências.
Palavras-Chave: Praia; Lazer
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