Como você utiliza o seu tempo livre
Plano de Aula
Plano de aula: Lazer na cidade
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Espaço doméstico, espaço público e áreas de preservação ambiental
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03HI10) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor, atividades impressas e fotografias.
Antes desta aula, você deverá solicitar uma pesquisa sobre os locais de lazer da cidade, com destaque para os parques e reservas ambientais que podem ser visitados pela população. Esta pesquisa deverá conter o endereço do local, as curiosidades, regras de utilização e como os cidadãos podem visitar o local. Caso na sua cidade não tenha esses espaços de lazer, seria interessante promover um tour virtual em algum parque importante ( Ex: Parque da Cantareira em São Paulo)
Material complementar: ABRAHÃO, S. Espaço Público: do urbano ao político. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2008.
DIAS, Genebaldo Freire, 1949 – Educação ambiental: princípios e práticas/Genebaldo Freire Dias – 9. ed. – São Paulo: Gaia, 2004.
FRITZONS, E.; MANTOVANI, L. E. A educação ambiental e a conservação da natureza. Disponível em: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=237&class=02 . Acesso em 16 de mar. de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
Este é o momento oportuno para começar a instigar os alunos a respeito da temática da aula - Espaços públicos e áreas de conservação ambiental. Inicie a conversa, explorando o objetivo e o significado de Lugares de Conservação Ambiental trazido pelas crianças.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA