Indicações de ampliação
BRASIL. Ministério da Educação. Superando o racismo na escola. Org. Kabengele Munanga. http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/racismo_escola.pdf Acesso em: 22 set 2024.
Plano de Aula
Este plano tem foco promover um diálogo crítico sobre racismo e discriminação, incentivando os estudantes a se tornarem agentes de mudança em seus espaços de convivência.
1. Conhecimento
4. Comunicação
8. Autoconhecimento e Autocuidado
Tempo previsto: 100 minutos
Materiais sugeridos:
• Folhas de sulfite
• Lápis
• Borracha
• Lápis e canetinhas para colorir
Conversa inicial:
Tempo previsto: 20 minutos
Inicie com uma contação de história afrocentrada que traga de forma explícita a problematização do tema (uma sugestão é o livro Sulwe, de Lupita Nyong’o). Em seguida, realize uma roda de conversa sobre o que as crianças entendem por discriminação, preconceito e racismo. Esse momento é muito importante, pois revelará os saberes e possíveis intervenções a serem feitas com a turma. Essas narrativas são fundamentais para a compreensão das diferenças entre os termos e, assim, assumir um posicionamento coerente antirracista. Questione os alunos:
- O que você acha que significa ser justo com todas as pessoas?
- Você já viu alguém sendo tratado de forma diferente por causa da sua aparência? Como você se sentiu sobre isso?
- O que você faria se visse um amigo sendo maltratado por causa da sua cor de pele?
- Como você se sentiria se alguém dissesse que você não pode brincar com eles por causa da sua aparência?
- Quais são algumas maneiras de mostrar amor e respeito por pessoas que são diferentes de você?
Esse momento é muito importante para que os estudantes consigam se posicionar. Estimule-os a falar sobre as relações cotidianas, principalmente na escola e nos momentos de diversão e lazer. Aproveite e destaque que o racismo prejudica o desenvolvimento da autoconfiança e autoestima de milhões de pessoas negras sendo um obstáculo para a construção de relações respeitosas, de reconhecimento positivo e de solidariedade.
Professor, caso você tenha dúvidas entre os conceitos de racismo, preconceito e diversidade, indicamos o texto: “Racismo, preconceito e discriminação” de Véra Neusa Lopes, disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/racismo_escola.pdf pp.185-200. Acesso em: 21 out. 2024.
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores
Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORAEssa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF).