Plano de Aula

Plano de aula: Racismo? Aqui NÃO!

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Descrição

Este plano tem foco promover um diálogo crítico sobre racismo e discriminação, incentivando os estudantes a se tornarem agentes de mudança em seus espaços de convivência.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • A noção do “Eu” e do “Outro”: comunidade, convivências e interações entre pessoas

Objetivos de aprendizagem

  • Compreender os conceitos de racismo e discriminação, refletindo sobre suas consequências nos espaços de convivência.

Competências gerais

1. Conhecimento

4. Comunicação

8. Autoconhecimento e Autocuidado

Bibliografia

  • CURY, Carlos Roberto Jamil. Direito à Educação: direito à igualdade, direito à diferença. Cadernos de Pesquisa da Fundação Carlos Chagas, São Paulo, n. 116, pp. 245-262, jul. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-15742002000200010&script=sci_arttext>. Acesso em: 21 set. 2024.

  • SANTOS, Lays Regina Batista Macena Martins dos; BARROS, Surya Aaronovich Pombo. Estado da arte da produção sobre história da educação: o negro como sujeito na história da educação brasileira. IX Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil”, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2012.
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Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 100 minutos

Materiais sugeridos:

• Folhas de sulfite

• Lápis

• Borracha

• Lápis e canetinhas para colorir

Organização da aula

Conversa inicial:

Tempo previsto: 20 minutos

Inicie com uma contação de história afrocentrada que traga de forma explícita a problematização do tema (uma sugestão é o livro Sulwe, de Lupita Nyong’o). Em seguida, realize uma roda de conversa sobre o que as crianças entendem por discriminação, preconceito e racismo. Esse momento é muito importante, pois revelará os saberes e possíveis intervenções a serem feitas com a turma. Essas narrativas são fundamentais para a compreensão das diferenças entre os termos e, assim, assumir um posicionamento coerente antirracista. Questione os alunos:

- O que você acha que significa ser justo com todas as pessoas?

- Você já viu alguém sendo tratado de forma diferente por causa da sua aparência? Como você se sentiu sobre isso?

- O que você faria se visse um amigo sendo maltratado por causa da sua cor de pele?

- Como você se sentiria se alguém dissesse que você não pode brincar com eles por causa da sua aparência?

- Quais são algumas maneiras de mostrar amor e respeito por pessoas que são diferentes de você?

Esse momento é muito importante para que os estudantes consigam se posicionar. Estimule-os a falar sobre as relações cotidianas, principalmente na escola e nos momentos de diversão e lazer. Aproveite e destaque que o racismo prejudica o desenvolvimento da autoconfiança e autoestima de milhões de pessoas negras sendo um obstáculo para a construção de relações respeitosas, de reconhecimento positivo e de solidariedade.

Professor, caso você tenha dúvidas entre os conceitos de racismo, preconceito e diversidade, indicamos o texto: “Racismo, preconceito e discriminação” de Véra Neusa Lopes, disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/racismo_escola.pdf pp.185-200. Acesso em: 21 out. 2024.

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