Folha de atividade da Sistematização
Plano de Aula
Plano de aula: A Praça
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Relações de trabalho e lazer
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HI12 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Lápis, borracha, material de colorir e folha para desenho.
Material complementar:
- Folha de atividade da Sistematização:
- Fotografias, aquarelas e ilustrações para impressão:
Para você saber mais:
TOSTA, Sandra Pereira. A PRAÇA COMO LUGARES DE MEMÓRIA E DE HISTÓRIA.
Disponível em:
http://www.ich.pucminas.br/pged/arquivos/publica/sfpt/tosta_praca-lugar-memoria-historia.pdf Acesso em: 13/04/2019
SCHIAVON. CARMEM BURGUERT. TORRES, Tatiana Carrilho Partorini; EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: A CIDADE COMO RECURSO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA. Revista do Lhiste – Laboratório de Ensino de História e Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre. ISSN 2359-5973.
Disponível em:
https://seer.ufrgs.br/revistadolhiste/article/view/59805 Acesso em: 13/04/2019
YOUTUBE: [ documentário] Curta a Praça. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=miFnTPXb_7g Acesso em: 13/04/2019
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Apresente aos alunos o slide com o objetivo da aula. Se não for possível projetar, disponibilize em um outro tipo de suporte como quadro da sala, cartaz etc.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: contextualize a aula propondo aos alunos uma conversa sobre as vivências deles nas praças da cidade. Aqui os alunos poderão compartilhar suas experiências e o que observaram nos momentos de lazer e mesmo de ajuda no trabalho das suas famílias. Poder agregar ao processo de ensino a realidade dos alunos tornará o ensino mais significativo. Para seguir com esta etapa sugere-se os seguintes passos:
- Peça aos alunos para que observem a imagem do slide e respondam a pergunta que está nele. ( Espera-se que os alunos reconheçam que é uma praça).
- Então pergunte quem já visitou uma praça (neste momento pode haver um alvoroço e portanto é fundamental mostrar aos alunos a importância de aguardar a sua vez para falar e respeitar o tempo de fala dos colegas).
- Para finalizar, pergunte se alguém sabe dizer que tipo de diversão acontece nas praças, ou que tipo de trabalho eles puderam observar durante seu passeio. ( É interessante permitir que crianças que não puderam se manifestar na primeira pergunta possam fazê-lo agora e assim dar oportunidade de falar para o máximo de crianças).
Fotografia. Praça Batista Campos em Belém PA. Fototeca do IPHAN.
Disponível em:
http://portal.iphan.gov.br/galeria/detalhes/168?eFototeca=1 Acesso em: 13/04/2019
Se não for possível projetar o slide produza um cartaz ou use o quadro da sala para expor a imagem e a pergunta.
Como adequar à sua realidade:
- Os alunos poderão levantar novas questões com relação a praça. Questões essas relacionadas às suas vivências e também à especificidade da sua localidade como manifestações, celebrações, festivais e feiras. Se assim for o roteiro proposto acima deve ser adequado de acordo com as relações da sua localidade para manter um aprendizado significativo àqueles.
- Também é possível trabalhar com uma imagem ou mesmo vídeo da praça frequentada pelas crianças, da praça da cidade.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Após conversar com os alunos sobre as suas experiências nas praças da localidade onde vivem, chegou o momento de relacionar as vivências relatadas à construção do conhecimento proposto pela habilidade da BNCC. Para isto utilizaremos como fonte histórica uma ilustração de uma Praça no Rio de Janeiro no ano de 1860, onde são retratadas pessoas trabalhando com trouxas de roupas na cabeça, buscando água, tabuleiros de vendas e outras passeando. Um grande elemento de destaque é a presença da fonte de água que hoje em dia não é mais comum nas praças, porém muitas ainda têm as antigas fontes. Esses aspectos podem ser colocados por você caso os alunos não notem. Propõem-se a eles observar o desenho em aquarela e identificar as atividades ali retratadas tanto de lazer quanto de trabalho. Em seguida relacionar o que relataram terem vivido e observado nas praças da sua cidade com o que observaram na fonte fazendo um comparativo das mudanças e permanências. Para seguir com esta etapa sugere-se os seguintes passos:
- Organize os alunos em quatro equipes.
- Explique que cada uma das equipes terá um desafio. Se achar melhor pode dar nomes ou número as equipes.
- O desafio delas será conversar sobre as questões propostas abaixo:
- No desenho da praça de antigamente tem alguém fazendo alguma atividade de lazer?
- No desenho da praça de antigamente tem alguém fazendo alguma atividade de trabalho?
- Vocês acham que as pessoas, quando vão à praça hoje em dia, fazem as mesmas coisas que as pessoas faziam na praça de antigamente?
- Vocês acham que a praça hoje em dia ainda é um lugar muito usado pelas pessoas para se divertir e trabalhar?
- Depois que as equipes terminarem de conversar sobre a pergunta que lhes foi designada um membro de cada deverá socializar para a sala as conclusões a que chegaram.
- Tome nota do trabalho das equipes e se possível sintetize suas conclusões no quadro da sala para que todos possam ter acesso posteriormente.
- Finalize explicando aos alunos que as praças são importantes lugares de lazer e que nelas muitas pessoas também exercem diversos tipos de trabalho. Algumas cidades do Brasil e de outros lugares do mundo tem praças que existem há séculos e que com passar dos anos algumas mudanças na estrutura física aconteceram e que também passaram a ser usadas para novas atividades. É muito importante cuidar das praças e mantê-las limpas para que todos possamos continuar nos divertindo. As praças também contam a história do nosso lugar.
SOUSA. [Largo do Rocio]. Rio de Janeiro, RJ: [s.n.], 1860]. 1 desenho, aquarela, color., 18,3 x 25,3 cm. Disponível em: <http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_iconografia/icon236323/icon236323.jpg> . Acesso em: 28 mar. 2019. Disponível em:
Se você optar por usar a aquarela da praça do Rio de Janeiro, mas não puder projetar, produza um cartaz ou cole no quadro da sala a mesma imagem que está o slide. Ela está disponível para impressão.
Como adequar à sua realidade:
- Quanto mais possível for trabalhar com elementos locais e de conhecimento dos alunos melhor será o aprendizado e por isso se tiver disponível qualquer tipo de fonte histórica, como vídeos, fotografias, relatos orais, monumentos entre outros da (s) praça (s) da cidade use no lugar da aquarela da praça do Rio de janeiro.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Para sistematizar o que foi desenvolvido nesta aula propõem-se aos alunos a produção de duas ilustrações onde eles deverão retratar uma praça de antigamente e uma praça hoje em dia. Para seguir com esta etapa sugere-se o roteiro abaixo:
- Organize os alunos em duplas e explique a atividade proposta.
- Entregue as duplas a folha de atividade da sistematização que está disponível para impressão.
- Lembre aos alunos que eles podem consultar o trabalho feito em equipe na etapa anterior, inclusive com os colegas das outras equipes e assim tirar dúvidas.
- Após a conclusão da atividade, exponha a produção dos alunos no mural da sala.
ILUSTRAÇÃO: banco de imagens Nova Escola. Acesso em 13/04/2019
- Folha de atividade da Sistematização:
Se não for possível projetar o slide reproduza o texto ou outro com mesmo sentido no quadro da sala podendo também fazê-lo oralmente. Caso não possa imprimir ou fotocopiar a folha de atividade da sistematização reproduza o conteúdo no quadro da sala e peça às duplas para copiar em uma folha de caderno ou outra.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp e PDF.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, Kahoot, Padlet e Youtube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é conhecer as vivências de lazer e trabalho nas praças. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online). Para esta aula, você vai precisar da fotografia de uma praça local próximo a escola, ou que seja conhecida pelos estudantes. Compartilhe a imagem e peça, via áudio, vídeo ou texto, que eles façam uma ilustração sobre alguma experiência que tenham vivido nessa praça. Os desenhos servirão de base para que os estudantes produzam um vídeo contando a experiência e apresentando a ilustração aos colegas. Os vídeos devem ser compartilhados no grupo da escola.
Problematização
Compartilhe com os estudantes o slide 4. Peça que eles analisem a imagem e respondam as seguintes questões:
- No desenho da praça de antigamente, tem alguém fazendo alguma atividade de lazer?
- No desenho da praça de antigamente, tem alguém fazendo alguma atividade de trabalho?
- Vocês acham que as pessoas, quando vão à praça hoje em dia, fazem as mesmas coisas que as pessoas faziam na praça de antigamente?
- Vocês acham que a praça hoje em dia ainda é um lugar muito usado pelas pessoas para se divertir e trabalhar?
Solicite que as respostas sejam anotadas no caderno e compartilhadas com a turma. Após, finalize essa etapa mandando um áudio, texto ou vídeo, explicando aos alunos que as praças são importantes lugares de lazer e que nelas muitas pessoas também exercem diversos tipos de trabalho. Algumas cidades do Brasil e de outros lugares do mundo têm praças que existem há séculos. Explique que, com passar dos anos, algumas mudanças na estrutura física aconteceram e com elas as praças passaram a ser usadas para novas atividades. diga que é muito importante cuidar das praças e mantê-las limpas para que todos possam continuar usando. Lembre-os que elas também contam a história do nosso lugar.
Sistematização
Via áudio, texto ou vídeo, oriente os estudantes para a realização dessa etapa e compartilhe com eles o arquivo de sistematização. Proponha que as crianças produzam duas ilustrações, uma retratando uma praça de antigamente e outra uma praça hoje em dia, fazendo um exercício comparativo. Você pode acompanhar as produções enviando pequenas orientações via áudios ou vídeos, esclarecendo dúvidas e chamando a atenção para informações presentes. Também pode agendar um momento síncrono, para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e com o restante da turma. As produções devem ser compartilhadas no grupo da turma e dê feedback delas. Os desenhos podem ser compartilhados no Padlet (veja como fazer aqui). Considere produzir e compartilhar com os estudantes um quiz no Kahoot (Veja aqui como fazer um).
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “Desvendando a História - A História da Praça XV” e “Esse lugar tem história - Praça Tiradentes”.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI10, EF02HI11, EF04HI03 e
EF04HI06.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Ana Flávia Vilhena
Mentor: Alessandra Bremm
Especialista: Danielle Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: A noção de espaço público e privado
Objeto (s) de conhecimento: A cidade e suas atividades: trabalho, cultura e lazer
Habilidade(s) da BNCC: (EF03HI12) Comparar as relações de trabalho e lazer do presente com as de outros tempos e espaços, analisando mudanças e permanências.
Palavras-Chave: Lazer; Praças; História local