ANÚNCIO
Você sabia que é possível salvar matérias para ler mais tarde? Use o botão Ler mais tarde

Atividade de leitura de propagandas

por:
NE
NOVA ESCOLA
20 de Setembro 2013 - 00:00

Neste episódio de NOVA ESCOLA na sua escola, a formadora de professores Heloisa Ramos comenta uma aula sobre leitura de propaganda para alunos do Fundamental 2.

Luciana Floriano Brasil, professora de Língua Portuguesa do 8º ano da EMEF Desembargador Manoel Carlos de Figueiredo Ferraz, em São Paulo, já havia trabalhado com a classe alguns textos com clara função social, como a notícia de jornal. Mas ela sentia que os alunos ainda precisavam evoluir na interpretação para além do que está escrito e explícito e aprender a explorar mais as entrelinhas. Para ajudá-los nessa empreitada, a formadora de professores e especialista em Língua Portuguesa Heloisa Ramos planejou uma aula sobre o gênero textual propaganda. Os jovens foram divididos em grupos, observaram a capa de várias revistas e refletiram sobre os produtos que poderiam ser anunciados em cada uma delas.

Depois, folhearam as publicações para conferir se o que imaginaram correspondia ao que estava lá e, por fim, se detiveram na análise de um anúncio. Enquanto isso, Luciana acompanhou as reações e fez anotações, analisadas posteriormente junto com a coordenadora pedagógica da escola, Maria do Carmo da Silva.

Após a aula, Heloisa conversou com a professora Luciana e a coordenadora pedagógica Maria do Carmo sobre a abordagem do tema. As educadoras destacaram o interesse da sala na atividade. Elas concordaram que o fato de a professora avisar na aula anterior o assunto que seria abordado e que trabalhariam em grupo colaborou para os alunos se envolverem. Além disso, todos foram ouvidos durante o processo e foram usadas revistas que eles conheciam. Isso os motivou, pois sentiam que estavam em uma construção coletiva. ?Estou ansiosa para dar essa aula para as outras turmas?, comenta Luciana.

ANÚNCIO
LEIA MAIS