Plano de Aula

Plano de aula: Pecuária e Impactos Ambientais

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Características de atividades de trabalho e impactos socioambientais.

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Folhas de papel A4, lápis, lápis de cor, massinha ou pecinhas de fazendinha (se for o caso pedir antes às crianças), aquarela (tintas de cores variadas e pincéis).

Para você saber mais:

AMARAL, Paulo. et al. Guia para o manejo florestal comunitário. Imazon, Belém- PA, 2007. Disponível em: <http://imazon.org.br/PDFimazon/Portugues/livros/guia-para-o-manejo-florestal-comunitario.pdf>. Acesso em: 20 mai 2019.

CAMPOS, A.; BARROS, C. J.; CASARA, M. Quem se beneficia do desmatamento da Amazônia. Disponível em: <https://reporterbrasil.org.br/documentos/conexoes_sustentaveis.pdf>. Acesso em: 20 mai 2019.

DINIZ, Mariana. Imagens de satélite indicam retomada do desmate ilegal da Amazônia em Mato Grosso desde 2013. Disponível em: <http://www.ebc.com.br/especiais/desafios-para-o-fim-do-desmatamento>. Acesso em: 20 mai 2019.

Filme mostra a ligação entre pecuária e o desmatamento na Amazônia. Disponível em: <http://www.nossofoco.eco.br/construa-sustentabilidade/filme-mostra-ligacao-entre-a-pecuaria-e-o-desmatamento-na-amazonia/>. Acesso em: 20 mai 2019.

Histórico. Cenários para a pecuária de corte Amazônica. Disponível em: <https://csr.ufmg.br/pecuaria/portfolio-item/historico-3/>. Acesso em: 20 mai 2019.

KANNO, Maurício. Por trás do rebanho. 2012 (5min52seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=yEZNm7NjFCc>. Acesso em: 20 mai 2019.

MAGALHÃES, L. P. 10 práticas sustentáveis no agronegócio. Biossistemas Brasil. Disponível em: <http://www.usp.br/portalbiossistemas/?p=3751>. Acesso em: 20 mai 2019.

Pedro Weingartner. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_Weing%C3%A4rtner>. Acesso em: 20 mai 2019.

Projeto Amazônia Protege: http://www.amazoniaprotege.mpf.mp.br/o-projeto/por-que

VESCHI, J.L.A.; BARROS, L.S.; RAMOS, E.M. Impacto Ambiental da Pecuária. Disponível em: <https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/89975/1/Josir.pdf>. Acesso em: 20 mai 2019.

Contextos prévios:

Se a Escola tiver condições para tal, seria interessante preparar um Trabalho de Campo em uma fazenda ou propriedade rural. Se for o caso, planeje o trabalho com antecedência e defina os objetivos da visita, a duração e os problemas a serem investigados nela.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma. Pergunte-os:

  • O que significa PECUÁRIA? Vocês sabem do que se trata?
  • Quais são os tipos de gado? Vocês conhecem ou já viram alguma criação de gado?
  • Qual a finalidade da pecuária?
  • Quais podem ser as consequências da pecuária para o meio ambiente?

Como adequar à sua realidade: Se vocês vivem numa comunidade rural, a criação de gado poderá ser um assunto mais vivido pelas crianças. Deixe que relatem suas experiências a respeito.

Para você saber mais:

VESCHI, J.L.A.; BARROS, L.S.; RAMOS, E.M. Impacto Ambiental da Pecuária. Disponível em: <https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/89975/1/Josir.pdf>. Acesso em: 20 mai 2019.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA