
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Características de atividades de trabalho e impactos socioambientais.
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Folhas de papel A4, lápis, lápis de cor, massinha ou pecinhas de fazendinha (se for o caso pedir antes às crianças), aquarela (tintas de cores variadas e pincéis).
Para você saber mais:
AMARAL, Paulo. et al. Guia para o manejo florestal comunitário. Imazon, Belém- PA, 2007. Disponível em: <http://imazon.org.br/PDFimazon/Portugues/livros/guia-para-o-manejo-florestal-comunitario.pdf>. Acesso em: 20 mai 2019.
CAMPOS, A.; BARROS, C. J.; CASARA, M. Quem se beneficia do desmatamento da Amazônia. Disponível em: <https://reporterbrasil.org.br/documentos/conexoes_sustentaveis.pdf>. Acesso em: 20 mai 2019.
DINIZ, Mariana. Imagens de satélite indicam retomada do desmate ilegal da Amazônia em Mato Grosso desde 2013. Disponível em: <http://www.ebc.com.br/especiais/desafios-para-o-fim-do-desmatamento>. Acesso em: 20 mai 2019.
Filme mostra a ligação entre pecuária e o desmatamento na Amazônia. Disponível em: <http://www.nossofoco.eco.br/construa-sustentabilidade/filme-mostra-ligacao-entre-a-pecuaria-e-o-desmatamento-na-amazonia/>. Acesso em: 20 mai 2019.
Histórico. Cenários para a pecuária de corte Amazônica. Disponível em: <https://csr.ufmg.br/pecuaria/portfolio-item/historico-3/>. Acesso em: 20 mai 2019.
KANNO, Maurício. Por trás do rebanho. 2012 (5min52seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=yEZNm7NjFCc>. Acesso em: 20 mai 2019.
MAGALHÃES, L. P. 10 práticas sustentáveis no agronegócio. Biossistemas Brasil. Disponível em: <http://www.usp.br/portalbiossistemas/?p=3751>. Acesso em: 20 mai 2019.
Pedro Weingartner. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_Weing%C3%A4rtner>. Acesso em: 20 mai 2019.
Projeto Amazônia Protege: http://www.amazoniaprotege.mpf.mp.br/o-projeto/por-que
VESCHI, J.L.A.; BARROS, L.S.; RAMOS, E.M. Impacto Ambiental da Pecuária. Disponível em: <https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/89975/1/Josir.pdf>. Acesso em: 20 mai 2019.
Contextos prévios:
Se a Escola tiver condições para tal, seria interessante preparar um Trabalho de Campo em uma fazenda ou propriedade rural. Se for o caso, planeje o trabalho com antecedência e defina os objetivos da visita, a duração e os problemas a serem investigados nela.
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma. Pergunte-os:
Como adequar à sua realidade: Se vocês vivem numa comunidade rural, a criação de gado poderá ser um assunto mais vivido pelas crianças. Deixe que relatem suas experiências a respeito.
Para você saber mais:
VESCHI, J.L.A.; BARROS, L.S.; RAMOS, E.M. Impacto Ambiental da Pecuária. Disponível em: <https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/89975/1/Josir.pdf>. Acesso em: 20 mai 2019.
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Projete a imagem para os estudantes. Pergunte-os o que estão vendo nela. O que está acontecendo?
Deixe que falem durante alguns minutos e depois, explique que se trata de uma tela do pintor Pedro Weingartner, de 1908.
Este pintor retrata nas suas obras muitas imagens da vida no campo. Nesta ele retrata peões laçando gado e a cena e se passa no Rio Grande do Sul. “Vocês sabem onde fica o Rio Grande do Sul? ”
Mostre-os no mapa do Brasil no canto superior direito da imagem.
Converse sobre a tela e o título, esclareça possíveis dúvidas das crianças (Quem são os peões, o que fazem, por que laçam o gado, etc.).
Depois oriente a respeito do contexto da imagem:
O que vocês estão vendo é um rebanho de gado bovino. Existem vários tipos de rebanhos, o de gado bovino (bois e vacas) é o maior do Brasil. Nesse tipo de gado o Brasil tem o segundo maior rebanho do mundo! São muitos bois e vacas espalhados pelo Brasil inteiro.
Esta imagem foi inspirada na realidade do Rio Grande do Sul. Mas, em todos os estados brasileiros nós temos criação de gado.
Essa criação com finalidade de produzir o leite, a carne ou de comercializar (vender) o próprio animal, é chamada de PECUÁRIA.
Eles são criados para produzir leite e carne. E vejam, já são criados há muito tempo no Brasil.
Eles vieram para nosso país com os primeiros portugueses e chegaram aqui há muitos anos atrás!
Se não for possível projetar, imprima a imagem ou utilize imagens de pecuária extensiva coletadas de revistas ou da internet.
Para você saber mais:
Histórico. Cenários para a pecuária de corte Amazônica. Disponível em: <https://csr.ufmg.br/pecuaria/portfolio-item/historico-3/>. Acesso em: 20 mai 2019.
Caso deseje utilizar posteriormente, o mapa da Região Sul e o destaque da Região Sul no mapa do Brasil estão disponíveis em:
Grandes Regiões. IBGE Mapas. Disponível em: <https://mapas.ibge.gov.br/escolares/publico-infantil/grandes-regioes>. Acesso em: 20 mai 2019.
Pedro Weingartner. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_Weing%C3%A4rtner>. Acesso em: 20 mai 2019.
Orientações: Projete também esta imagem e continue a conversa. Questione:
Veja de que lugar estamos falando. Leia para os estudantes a legenda da foto: Gado toma conta de área desmatada na Amazônia.
Uma área desmatada é uma área que tinha uma vegetação natural, uma floresta, árvores, arbustos, muitas plantas e que alguém veio e derrubou, matou, ou seja, desmatou. Tirou a vegetação natural para colocar outra coisa.
A floresta que fica nesse lugar é muito rica em vida animal e vegetal, vocês sabem de qual floresta eu estou falando?
Veja a localização dela no mapa do Brasil! Mostre-os o mapa do Brasil no canto superior direito da imagem.
Para você saber mais:
Esta animação em flash demonstra o processo de desmatamento para criação de gado e cultivo de soja.
Apresenta alguns conceitos complexos como desertificação, por isso, sugiro apenas como material de apoio e, caso, deseje poderá utilizar apenas trechos como ilustração.
KANNO, Maurício. Por trás do rebanho. 2012 (5min52seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=yEZNm7NjFCc>. Acesso em: 20 mai 2019.
Caso deseje utilizar posteriormente, o mapa da Região Norte e o destaque da Região Norte no mapa do Brasil estão disponíveis em
Grandes Regiões. IBGE Mapas. Disponível em: <https://mapas.ibge.gov.br/escolares/publico-infantil/grandes-regioes>. Acesso em: 20 mai 2019.
Orientações: Mostre outras imagens da Floresta Amazônica. Converse sobre o que acharam da floresta:
Deixe que as crianças comentem o que viram e o que pensam sobre a Floresta Amazônica.
Como adequar à sua realidade: Se estiver na região da Amazônia, explore com as crianças a vivência delas com a floresta. Se há atividades diretamente ligadas a ela, delas ou de sua família, sugira relatos. Se possuem conhecidos que possuem tal contato, que dependam de atividades na floresta, por exemplo. Talvez haja familiares que criam gado em áreas da floresta. Converse sobre o assunto com as crianças. Procure se inteirar dos fatos e pensar em estratégias diferenciadas, se for o caso.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Apresente as imagens às crianças e comente os dados. Mostre o mapa do Brasil e apenas mencione os biomas (não há necessidade de detalhá-los nesse momento) enfatizando a Amazônia, apenas para que visualizem e já tenham um primeiro contato com o mapa como fonte de pesquisa.
As crianças não compreendem ainda a noção matemática de percentual.
Portanto, explique que a área desmatada é como se fosse mais da metade de uma pizza (mostre-as o gráfico).
Infelizmente, a pecuária, a criação de gado para produção de alimento, leite e comercialização dos animais e seus produtos, quando é realizada em grandes rebanhos, provoca uma consequência muito grave - o desmatamento.
Imagine que você é um criador, ou criadora de gado. Como resolveria esse problema?
Divida as crianças em grupos de 4 pessoas e peça que discutam sobre o problema.
Oriente-as: Como manter a floresta e ao mesmo tempo criar o gado? O que elas, como criadoras de gado, poderiam fazer?
Para você saber mais:
Projeto Amazônia Protege: http://www.amazoniaprotege.mpf.mp.br/o-projeto/por-que
Dados da EBC sobre o desmatamento na Amazônia:
DINIZ, Mariana. Imagens de satélite indicam retomada do desmate ilegal da Amazônia em Mato Grosso desde 2013. Disponível em: <http://www.ebc.com.br/especiais/desafios-para-o-fim-do-desmatamento>. Acesso em: 20 mai 2019.
Sinopse e trailler de documentário sobre a relação entre a pecuária e o desmatamento na Amazônia:
Filme mostra a ligação entre pecuária e o desmatamento na Amazônia. Disponível em: <http://www.nossofoco.eco.br/construa-sustentabilidade/filme-mostra-ligacao-entre-a-pecuaria-e-o-desmatamento-na-amazonia/>. Acesso em: 20 mai 2019.
CAMPOS, A.; BARROS, C. J.; CASARA, M. Quem se beneficia do desmatamento da Amazônia. Disponível em: <https://reporterbrasil.org.br/documentos/conexoes_sustentaveis.pdf>. Acesso em: 20 mai 2019.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Nos mesmos grupos de 4 pessoas, as crianças irão ilustrar suas ideias em folhas de papel A4 e escolher uma delas para apresentar aos colegas (1 por grupo).
Percorra os grupos, participe das conversas, faça perguntas para estimular o pensamento das crianças.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: As folhas A4 com as representações dos grupos serão expostas em algum local bem visível na sala.
Os grupos explicarão o porquê da ideia escolhida. Ouça as explicações com atenção e anote as ideias mais significativas.
Depois das apresentações, converse com as crianças e apresente algumas opções já existentes em relação à pecuária sustentável:
Peça que comparem com aquelas que foram apresentadas por elas.
Verifiquem, juntos, se alguma delas se aproximou de uma opção real.
Para você saber mais:
Cartilha: Caminhos sustentáveis da pecuária. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/1LrDwdj64Kr7k9Gno02x2Xh2fjav297gf/view>. Acesso em: 20 mai 2019.
AMARAL, Paulo. et al. Guia para o manejo florestal comunitário. Imazon, Belém- PA, 2007. Disponível em: <http://imazon.org.br/PDFimazon/Portugues/livros/guia-para-o-manejo-florestal-comunitario.pdf>. Acesso em: 20 mai 2019.
MAGALHÃES, L. P. 10 práticas sustentáveis no agronegócio. Biossistemas Brasil. Disponível em: <http://www.usp.br/portalbiossistemas/?p=3751>. Acesso em: 20 mai 2019.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
GEO2_07UND04
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo.
- Optativas: Google Classroom, Youtube.
Valor trabalhado
Respeito ao ambiente
Apresentação do tema da aula (20 minutos)
O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes identifiquem os impactos ambientais causados pela pecuária em diferentes locais. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e pergunte-os:
- O que significa PECUÁRIA? Vocês sabem do que se trata?
- Quais são os tipos de gado? Vocês conhecem ou já viram alguma criação de gado?
- Qual a finalidade da pecuária?
- Quais podem ser as consequências da pecuária para o meio ambiente?
Oriente que as respostas sejam feitas no caderno.
Contextualização (40 minutos – assincronamente)
DOIS SLIDES DESTA ETAPA:
Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp. Pergunte-os o que estão vendo nas imagens enviadas. O que está acontecendo?
Explique que se trata de uma tela do pintor Pedro Weingartner, de 1908.
Este pintor retrata nas suas obras muitas imagens da vida no campo. Nesta ele retrata peões laçando gado e a cena e se passa no Rio Grande do Sul. “Vocês sabem onde fica o Rio Grande do Sul?” Mostre-os no mapa do Brasil no canto superior direito da imagem.
O que vocês estão vendo é um rebanho de gado bovino. Existem vários tipos de rebanhos, o de gado bovino (bois e vacas) é o maior do Brasil. Nesse tipo de gado o Brasil tem o segundo maior rebanho do mundo! São muitos bois e vacas espalhados pelo Brasil inteiro. Esta imagem foi inspirada na realidade do Rio Grande do Sul. Mas, em todos os estados brasileiros nós temos criação de gado.
Essa criação com finalidade de produzir o leite, a carne ou de comercializar (vender) o próprio animal, é chamada de PECUÁRIA. Eles são criados para produzir leite e carne. E vejam, já são criados há muito tempo no Brasil.
NO SEGUNDO SLIDE, QUESTIONE:
- Quais as semelhanças entre a primeira imagem e esta?
- Quais as diferenças? O gado esteve sempre nesse local ou ele foi levado para lá?
- O que tinha antes nesse lugar?
Veja de que lugar estamos falando. Leia para os estudantes a legenda da foto: Gado toma conta de área desmatada na Amazônia.
Peca que essas respostas sejam registradas no grupo de WhatsApp da turma.
Problematização (40 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização, mostre o mapa do Brasil e apenas mencione os biomas (não há necessidade de detalhá-los nesse momento) enfatizando a Amazônia, apenas para que visualizem e já tenham um primeiro contato com o mapa como fonte de pesquisa.
As crianças não compreendem ainda a noção matemática de percentual.
Portanto, explique que a área desmatada é como se fosse mais da metade de uma pizza (mostre-as o gráfico).
Infelizmente, a pecuária, a criação de gado para produção de alimento, leite e comercialização dos animais e seus produtos, quando é realizada em grandes rebanhos, provoca uma consequência muito grave - o desmatamento.
Imagine que você é um criador, ou criadora de gado. Como resolveria esse problema?
Oriente que registram no caderno as respostas.
Ação propositiva (dois dias - assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias, e faça a pergunta orientadora que consta no plano original.
As crianças irão ilustrar suas ideias em folhas de papel A4 e escolher uma delas para apresentar aos colegas. Deverão gravar um vídeo com as produções de no máximo (2 minutos).
Sistematização (30 minutos- assincronamente)
Grave outro vídeo para esta etapa, e diga que deverão assistir aos vídeos dos colegas, e escolher um para comentar, fazer um breve relato em seus cadernos.
Convite às famílias
Envie as sugestões de complemento dos conceitos deste plano, e diga que as famílias escolham um dessas possibilidades para assistir ou ler com os estudantes.
- KANNO, Maurício. Por trás do rebanho. 2012 (5min52seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=yEZNm7NjFCc>. Acesso em 21/06/2020.
- Projeto Amazônia Protege: http://www.amazoniaprotege.mpf.mp.br/o-projeto/por-que. Acesso em 21/06/2020.
- Filme mostra a ligação entre pecuária e o desmatamento na Amazônia. Disponível em: <http://www.nossofoco.eco.br/construa-sustentabilidade/filme-mostra-ligacao-entre-a-pecuaria-e-o-desmatamento-na-amazonia/>. Acesso em 21/06/2020.
- Cartilha: Caminhos sustentáveis da pecuária. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/1LrDwdj64Kr7k9Gno02x2Xh2fjav297gf/view>. Acesso em 21/06/2020.
- AMARAL, Paulo. et al. Guia para o manejo florestal comunitário. Imazon, Belém- PA, 2007. Disponível em: <http://imazon.org.br/PDFimazon/Portugues/livros/guia-para-o-manejo-florestal-comunitario.pdf>. Acesso em 21/06/2020.
- MAGALHÃES, L. P. 10 práticas sustentáveis no agronegócio. Biossistemas Brasil. Disponível em: <http://www.usp.br/portalbiossistemas/?p=3751>. Acesso em 21/06/2020.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Elaine Ap. Paraguai
Mentor: Eliane de Siqueira
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 2°ano
Unidade temática: Mundo do trabalho
Objeto(s) de aprendizagem: Identificar os impactos ambientais causados pela pecuária em diferentes locais.
Habilidade (s) da Base: (EF02GE07) Descrever as atividades extrativas (minerais, agropecuárias e industriais) de diferentes lugares, identificando os impactos ambientais.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: