GEO2_03UND05 - Gráfico de Barras
Plano de Aula
Plano de aula: TRANSPORTE ESCOLAR E SEGURANÇA NO TRÂNSITO
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Uso dos lugares e responsabilidade individual e coeltiva.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Lápis, lápis de cor e borracha
Material complementar:
Meios de Transporte:
Gráfico de Barras:
Para você saber mais:
Paraíba. Ministério Público. Projeto Transporte Escolar: alegria de ir e vir. João Pessoa: MPPB, CAOP da Educação, 2014. Disponível em: <https://www2.mppa.mp.br/sistemas/gcsubsites/upload/37/CartilhaTransporte%20Escolar.pdf>. Acesso em: 20 mai 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma. Converse com os estudantes:
- Vocês reconhecem esse meio de transporte apresentado no figura?
- Alguém o utiliza para vir para a Escola?
- Quais outras maneiras podemos utilizar para vir para a Escola?
- Hoje iremos falar de transporte escolar e segurança no trânsito. Vocês se sentem seguros ao virem para a escola?
Deixe que digam o que sentem. E, principalmente, ressalte que nem todos se deslocam para a Escola da mesma maneira.
Contextualização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Projete as imagens ou imprima caso não seja possível. Converse com as crianças seguindo conforme a discussão do título do plano. Há diversas maneiras de nos deslocarmos para a escola. Depende das características do lugar onde a escola fica.
- Quais as características dos lugares representados nessas fotos e que meio de transporte as crianças utilizam para irem à escola?
- Eles têm alguma semelhança com o meio de transporte que você utiliza?
- Quais os tipos de insegurança cada meio de transporte pode oferecer e que cuidados devem ser tomados em cada tipo de transporte?
Leia a legenda de cada fotografia. Faça essa discussão com as crianças para os slides 3, 4 e 5.
Contextualização
Orientações: Projete as imagens ou imprima caso não seja possível. Converse com as crianças seguindo conforme a discussão do título do plano. Há diversas maneiras de nos deslocarmos para a escola. Depende das características do lugar onde a escola fica.
- Quais as características dos lugares representados nessas fotos e que meio de transporte as crianças utilizam para irem à escola?
- Eles têm alguma semelhança com o meio de transporte que você utiliza?
- Quais os tipos de insegurança cada meio de transporte pode oferecer e que cuidados devem ser tomados em cada tipo de transporte?
Leia a legenda de cada fotografia. Faça essa discussão com as crianças para os slides 3, 4 e 5.
Contextualização
Orientações: Projete as imagens ou imprima caso não seja possível. Converse com as crianças seguindo conforme a discussão do título do plano. Há diversas maneiras de nos deslocarmos para a escola. Depende das características do lugar onde a escola fica.
- Quais as características dos lugares representados nessas fotos e que meio de transporte as crianças utilizam para irem à escola?
- Eles têm alguma semelhança com o meio de transporte que você utiliza?
- Quais os tipos de insegurança cada meio de transporte pode oferecer e que cuidados devem ser tomados em cada tipo de transporte?
Leia a legenda de cada fotografia. Faça essa discussão com as crianças para os slides 3, 4 e 5.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Inicie a discussão lançando a questão presente no slide. Conduza a turma a refletir sobre a segurança no trânsito, caso considere pertinente, retome os relatos feitos pelos alunos sobre as formas utilizadas por eles para se locomover até a escola.
Em seguida, faça uma roda com as crianças e espalhe as figuras do material complementar ao centro. Caso prefira, substitua as figuras sugeridas por figuras de jornais ou revistas conforme os meios de transporte mais relevantes para a sua realidade.
Cada criança irá ao centro da roda e escolherá uma figura que represente melhor a maneira como vem para a escola e contará um pouco do seu trajeto e se enfrenta ou não dificuldades no percurso.
Estimule-as com perguntas orientadoras:
- Você já passou por alguma situação de perigo no caminho para a escola?
- Como é a qualidade do meio de transporte que você utiliza? Ele é confortável?
- O que vocês gostariam que melhorasse na forma como vêm para a escola?
Para você saber mais:
ROCHA, Camilo. Transporte para a escola: dicas e questões a considerar. Nexo Jornal. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/servico/2016/01/26/Transporte-para-a-escola-dicas-e-quest%C3%B5es-a-considerar>. Acesso em: 20 mai 2019.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Construa com os estudantes um gráfico baseando-se nas informações coletadas na roda.
Escreva os meios de transporte mais citados no quadro e na frente de cada um deles desenhe uma barra formada por aproximadamente 10 quadradinhos. Entretanto, esteja atento ao estipular esta quantidade, visto que o número de quadradinhos pode variar para mais ou para menos, dependendo da turma. Para isto busque adequar a quantidade de quadrinhos a realidade de sua turma.
Peça às crianças, uma a uma, que assinalem no gráfico o meio de transporte que utilizam para ir à para a escola.
Faça também um outro gráfico com as seguintes barras:
O meio de transporte que utilizo é:
- Seguro
- Muito seguro
- Precisa melhorar a segurança
Peça às crianças assinalarem e explicarem a opção escolhida.
Você pode também fazer em forma de pesquisa e distribuir papéis (pequenas cédulas) para que elas escrevam e coloquem em urnas e depois, na contagem, ir assinalando as opções no gráfico, no quadro.
Se preferir e tiver disponibilidade na sua escola, você pode usar planilhas para colocar os dados da pesquisa e formar tabelas para melhor apresentar os resultados.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Imprima os gráficos do material complementar para as crianças e peça que registrem neles também os resultados da turma com os totais encontrados. Converse com as crianças sobre quem faz e executa as leis e à quem vocês poderiam recorrer para modificar, se necessário, o transporte escolar da localidade em que moram.
É preciso considerar o fato de que alguns transportes dependem do poder público, enquanto outros são privados. Entretanto, busque adequar a sua realidade, mas não esqueça de pontuar a relevância de ações fiscalizadoras tanto para transportes públicos quanto privados.
Depois, com as informações encontradas, escrevam coletivamente uma carta ao poder público (executivo ou legislativo, municipal ou estadual) na qual as crianças relatem o que descobriram em sua turma em relação ao transporte escolar e sua utilização e segurança.
Caso não seja possível imprimir a atividade, oriente aos estudantes que desenhem, numa folha de papel, os meios de transporte e a quantidade de usuários de cada um deles. Oriente que registrem também com as quantidades, a votação sobre a segurança dos meios de transporte.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
GEO2_03UND05
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo, Google Meet (ou outra ferramenta síncrona).
- Optativas: Google Classroom, Youtube, Google Desenhos, Paint, Google Docs, Word.
Valor trabalhado
Cidadania
Apresentação do tema da aula (15 minutos)
O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes identifiquem os tipos de transporte escolar em diferentes localidades brasileiras e estabeleçam comparações quanto à segurança e utilização responsável. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e converse com os estudantes:
- Vocês reconhecem esse meio de transporte apresentado no figura?
- Alguém o utiliza para vir para a Escola?
- Quais outras maneiras podemos utilizar para vir para a Escola?
- Hoje iremos falar de transporte escolar e segurança no trânsito. Vocês se sentem seguros ao virem para a escola?
Peça que anotem suas respostas no caderno.
Contextualização (30 minutos – assincronamente)
Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.
Converse com as crianças seguindo conforme a discussão do título do plano. Há diversas maneiras de nos deslocarmos para a escola. Depende das características do lugar onde a escola fica.
Problematização (30 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização, inicie a discussão lançando a questão presente no slide. Conduza a turma a refletir sobre a segurança no trânsito, caso considere pertinente, retome os relatos feitos pelos alunos sobre as formas utilizadas por eles para se locomover até a escola.
- Envie as imagens que constam no arquivo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XSWXtkzPDT58tevEX6FXbd5eJGceqfUcGN6952RHgWZyts6chfK4DNcNHaHy/geo2-03und05-meios-de-transporte.pdf. Acesso em 24/06/2020.
E peça para que cada criança escolha uma figura que represente melhor a maneira como vem para a escola e contará um pouco do seu trajeto e se enfrenta ou não dificuldades no percurso. Oriente a produção de um áudio de no máximo (2 minutos).
Ação propositiva (50 minutos - sincronamente)
Organize um momento síncrono, utilize o Google Meet nessa etapa. Construa com os estudantes um gráfico baseando-se nas informações coletadas na roda, você pode usar o Google Docs, ou Word, para a confecção dos gráficos.
Peça às crianças, uma a uma, que assinalem no gráfico o meio de transporte que utilizam para ir à para a escola. Faça também outro gráfico com as seguintes barras:
O meio de transporte que utilizo é:
- Seguro
- Muito seguro
- Precisa melhorar a segurança
Peça às crianças assinalarem e explicarem a opção escolhida.
- Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PdSmMUqnZRaExxyEnHGU4mcPSTEGQ3ZeJe3cwYPkK37U6u7THCqMUuRHFadT/geo2-03und05-grafico-de-barras.pdf. Acesso em 24/06/2020.
Projete a tabela, e vá construindo essa etapa com os estudantes.
Sistematização (35 minutos- assincronamente)
Grave outro vídeo para esta etapa, e envie o gráfico aos estudantes, peça que eles registrem em seus cadernos, se não puderem imprimir, oriente que façam o desenho. Deixe a sugestão que utilizem o Google Desenhos ou o Paint.
Convite às famílias
Oriente as famílias participem das ações da adaptação deste plano com os estudantes.
- Ainda assim, deixe a sugestão que assistam aos vídeos:
- Meios de Transporte- https://www.youtube.com/watch?v=6TgamyHBv4c - . Acesso em 24/06/2020.
- Hora da escola | Bita e o Nosso Dia
https://www.youtube.com/watch?v=-RsLzUsXYHM. Acesso em 24/06/2020.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Elaine Ap. Paraguai
Mentor: Eliane de Siqueira
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 2°ano
Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo
Objeto(s) de aprendizagem: Identificar tipos de transporte escolar em diferentes localidades brasileiras e estabelecer comparações quanto à segurança e utilização responsável.
Habilidade (s) da Base: (EF02GE03) Comparar diferentes meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares, e discutir os riscos para a vida e para o ambiente e seu uso responsável.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA