Verbos de Cuidado
Plano de Aula
Plano de aula: Algoritmos podem salvar o planeta?
Descrição
Este plano de duas aulas para o 2º ano do Ensino Fundamental tem como objetivo aproximar as crianças da compreensão sobre as atividades extrativas, como mineração, agropecuária e indústria, e refletir sobre os impactos ambientais que elas podem causar quando realizadas sem cuidado. O tema é trabalhado de forma lúdica, por meio de um jogo de faz de conta, em que os estudantes criam e encenam algoritmos simples representando sequências de exploração da natureza e, em seguida, reorganizam esses passos para incluir ações de preservação e recuperação do meio ambiente.
Durante as atividades, as crianças são incentivadas a observar como a ordem e a precisão das instruções podem mudar completamente o resultado de uma situação, compreendendo que repetir certas ações, como plantar árvores ou separar o lixo, é essencial para proteger a natureza e reduzir os efeitos das mudanças climáticas. A proposta promove a construção de conhecimentos de Geografia e de pensamento computacional de maneira integrada, ao mesmo tempo em que estimula a criatividade, o protagonismo, o trabalho em grupo e a responsabilidade socioambiental.
Contexto e progressão das habilidades
Este plano de aula integra um conjunto de 52 planos estruturados com base na decomposição de aprendizagens, que divide habilidades complexas em etapas progressivas, respeitando o princípio da progressão de habilidades — em que cada novo conhecimento se apoia em bases já consolidadas. A sequência aborda, inicialmente, o pensamento computacional (decomposição, padrões, abstração e algoritmos) nos Anos Iniciais, avança para o letramento digital (uso crítico e criativo das tecnologias) nas séries seguintes e culmina, nos Anos Finais e no Ensino Médio, na análise crítica da Inteligência Artificial (IA), considerando o funcionamento e os impactos sociais e éticos. Essa progressão está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Computação, assegurando uma construção sólida e contextualizada do conhecimento, além de preparar os estudantes para interagir de forma autônoma e consciente no mundo digital.
Materiais sugeridos
Materiais diversos:
imagens impressas ou projetadas que mostrem atividades extrativas (mineração, agricultura, pecuária e indústria) e seus impactos ambientais; cartões ou tiras de papel com verbos de ação (como cortar, plantar, colher, extrair, transportar, vender, jogar fora, reciclar, limpar e separar lixo), acompanhados de pictogramas ou desenhos simples para apoiar a compreensão; cartolina, papel pardo ou folhas grandes (A3) para os grupos registrarem seus algoritmos; lápis de cor, giz de cera e canetinhas para ilustrações dos passos do algoritmo; fita adesiva ou cola para fixar os cartões em ordem durante a construção coletiva; quadro e giz ou lousa branca e pincéis para sistematizar as ideias da turma; opcionalmente, objetos de apoio para dramatização (como pás de brinquedo, caixas vazias, garrafas plásticas ou baldes) que simbolizem as ações das atividades extrativas.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Tipos de trabalho em lugares e tempos diferentes
Objetivos de aprendizagem
- Identificar impactos ambientais causados por atividades extrativistas.
- Relacionar as ações humanas, como desmatamento, poluição e exploração de recursos, às mudanças climáticas.
- Organizar sequências de ações em forma de algoritmos simples, reconhecendo que a ordem e a repetição de passos alteram o resultado final.
- Propor, de forma colaborativa, soluções sustentáveis para reduzir os impactos ambientais, utilizando encenações e registros em linguagem oral, escrita ou pictográfica.
Competências gerais
4. Comunicação.
5. Cultura digital.
9. Empatia e cooperação.
Acesse
- Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) – http://www.inpe.br - Informações acessíveis sobre clima, desmatamento e impactos ambientais no Brasil.
- Ministério do Meio Ambiente (MMA) – https://www.gov.br/mma - Conteúdos sobre preservação ambiental, reciclagem, sustentabilidade e mudanças climáticas.
- WWF Brasil – https://www.wwf.org.br - Textos, materiais e campanhas sobre biodiversidade, conservação e consumo consciente.
- Instituto Akatu – https://www.akatu.org.br - Focado em consumo consciente e educação ambiental, com materiais educativos voltados para professores.
- ClimaInfo – https://climainfo.org.br - Notícias e materiais explicativos sobre mudanças climáticas e seus efeitos no Brasil e no mundo.
- SaferNet Brasil – https://www.safernet.org.br - Orientações sobre segurança digital, com materiais que podem inspirar o professor a pensar em como relacionar escolhas no mundo virtual com impactos na vida real.
- Code.org (em português) – https://code.org/ - Plataforma de introdução ao pensamento computacional, com propostas de atividades desplugadas acessíveis para crianças.
Bibliografia
- SHIRTS, Matthew. EMERGÊNCIA CLIMÁTICA: o aquecimento global, o ativismo jovem e a luta por um mundo melhor. São Paulo: Claro Enigma, 2022.
- WINTER, Jeanette. NINGUÉM É PEQUENO DEMAIS PARA FAZER A DIFERENÇA: o chamado de Greta Thunberg para salvar o planeta. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2020.
- GATES, Bill. COMO EVITAR UM DESASTRE CLIMÁTICO: as soluções que temos e as inovações necessárias. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.
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Aula
Sobre este plano
Este plano propõe aproximar as crianças da compreensão sobre atividades extrativas e seus impactos ambientais. Por meio de um jogo de faz de conta, os estudantes criam e encenam algoritmos simples que representam a exploração da natureza e depois os reorganizam para incluir ações de preservação. A atividade estimula a reflexão sobre como a ordem das ações altera os resultados, reforçando a importância de práticas sustentáveis.
Conversa inicial/Introdução
Tempo previsto: 20 minutos.
Organize a turma em roda, de forma que todos se vejam. Mostre então as imagens (ou figuras impressas) de uma mina de pedras, de um campo de plantações e de uma fábrica soltando fumaça.
Sugestões de imagens:
Crédito: Fotolgart/GettyImages
Crédito: ArtistGNDphotography/GettyImages
Crédito: Schroptschop/GettyImages
Pergunte:
- Vocês sabem de onde vem o lápis que usamos?
- E a comida que chega no prato?
- E os brinquedos de plástico, de onde será que vêm?
Explique: “Tudo isso vem de atividades chamadas extrativas. Algumas tiram coisas da terra (como pedras e minérios), outras usam a terra para plantar e criar animais (agropecuária), e outras transformam essas coisas em produtos (indústria).”
Diga que essas atividades podem ajudar as pessoas, mas também podem prejudicar a natureza quando feitas sem cuidado.
Mostre novamente as imagens e questione:
- O que pode acontecer com o rio se a fábrica jogar lixo dentro dele?
- E se cortarmos muitas árvores de uma vez, sem plantar outras no lugar?
Diga: “Hoje vamos brincar de faz de conta. Cada grupo vai virar uma atividade extrativa. Vocês vão criar uma sequência de passos, como se fosse uma receita ou um programa de computador, mostrando como essa atividade funciona. Primeiro vamos ver como é quando não há cuidado com a natureza, e depois vamos mudar a sequência para mostrar como podemos cuidar do planeta.”
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