GEO2_07UND01 - Poema e atividade
Plano de Aula
Plano de aula: Extrativismo Mineral e Impactos Ambientais
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Características de atividades de trabalho e impactos socioambientais.
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Duas metades de garrafas pet transparentes com água limpa; aproximadamente 0,1 kg de terra de coloração vermelha; caixas de fósforos de tamanho grande; lápis de cor e lápis de escrever.
Material complementar:
Poema - Manoel de Barros e atividade (ilustração do rio):
Experiência:
Contextos prévios: A tragédia do rompimento da Barragem da empresa VALE no Córrego do Feijão, distrito de Brumadinho, chocou ao Brasil e ao mundo. Impossível passar despercebida nas salas de aula de todo o Brasil. As crianças podem ou não ter ouvido falar desse acontecimento. Caberá ao professor e professora reconhecer o quanto há de conhecimento dos estudantes dessa temática. Entretanto, não há pré-condição para a aula, apenas bagagem para enriquecimento.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma caso não seja possível projetar.
Pergunte às crianças se conhecem algum rio. Se têm lembranças de algum rio que visitaram, se conhecem o rio como foi um dia e se ele mudou atualmente e se sabem o que pode ter causado tais mudanças.
Como adequar à sua realidade: Verifique os rios/córregos existentes na sua cidade, reconheça os nomes e os lugares nos quais eles passam. Colete informações prévias para ajudar na contextualização.
Para você saber mais:
Dossiê do MAB (Movimento dos atingidos por Barragens publicado após 30 dias do crime em Brumadinho)
http://teiapopular.org/mab-publica-dossie-sobre-o-crime-da-vale-em-brumadinho/
Uso da água na mineração e outros usos:
http://conjuntura.ana.gov.br/usoagua
Regulação dos rios - responsáveis
http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/gestao-da-agua/saiba-quem-regula/rios
Contextos prévios: A tragédia do rompimento da Barragem da empresa VALE no Córrego do Feijão, distrito de Brumadinho, chocou ao Brasil e ao mundo. Impossível passar despercebida nas salas de aula de todo o Brasil. As crianças podem ou não ter ouvido falar desse acontecimento. Caberá ao professor e professora reconhecer o quanto há de conhecimento dos estudantes dessa temática. Entretanto, não há pré-condição para a aula, apenas bagagem para enriquecimento.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA