Plano de Aula

Plano de aula: Extrativismo Mineral e Impactos Ambientais

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Características de atividades de trabalho e impactos socioambientais.

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Duas metades de garrafas pet transparentes com água limpa; aproximadamente 0,1 kg de terra de coloração vermelha; caixas de fósforos de tamanho grande; lápis de cor e lápis de escrever.

Material complementar:

Poema - Manoel de Barros e atividade (ilustração do rio):

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2yNWRv7wMeW7M7Bh7mgMbMgrKKn2sb79j7SqVpGZetbc5eV9wcFD8K6BZ4PJ/geo2-07und01-poema-e-atividade.pdf

Experiência:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gJJJbW4XT6ZprBKwGKZwxZGSxdN5VVqaMBBUxY8GS3kcsMgmgsExqfD5KT6U/geo2-07und01-experiencia.pdf

Contextos prévios: A tragédia do rompimento da Barragem da empresa VALE no Córrego do Feijão, distrito de Brumadinho, chocou ao Brasil e ao mundo. Impossível passar despercebida nas salas de aula de todo o Brasil. As crianças podem ou não ter ouvido falar desse acontecimento. Caberá ao professor e professora reconhecer o quanto há de conhecimento dos estudantes dessa temática. Entretanto, não há pré-condição para a aula, apenas bagagem para enriquecimento.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma caso não seja possível projetar.

Pergunte às crianças se conhecem algum rio. Se têm lembranças de algum rio que visitaram, se conhecem o rio como foi um dia e se ele mudou atualmente e se sabem o que pode ter causado tais mudanças.

Como adequar à sua realidade: Verifique os rios/córregos existentes na sua cidade, reconheça os nomes e os lugares nos quais eles passam. Colete informações prévias para ajudar na contextualização.

Para você saber mais:

Dossiê do MAB (Movimento dos atingidos por Barragens publicado após 30 dias do crime em Brumadinho)

http://teiapopular.org/mab-publica-dossie-sobre-o-crime-da-vale-em-brumadinho/

Uso da água na mineração e outros usos:

http://conjuntura.ana.gov.br/usoagua

Regulação dos rios - responsáveis

http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/gestao-da-agua/saiba-quem-regula/rios

Contextos prévios: A tragédia do rompimento da Barragem da empresa VALE no Córrego do Feijão, distrito de Brumadinho, chocou ao Brasil e ao mundo. Impossível passar despercebida nas salas de aula de todo o Brasil. As crianças podem ou não ter ouvido falar desse acontecimento. Caberá ao professor e professora reconhecer o quanto há de conhecimento dos estudantes dessa temática. Entretanto, não há pré-condição para a aula, apenas bagagem para enriquecimento.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA