Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO
Tempo Sugerido: 02 minutos
Orientação: Apresentar para a turma o objeto proposto .
Propósito: Compar tilhar com os alunos o objetivo proposto na aula.
AQUECIMENTO
Tempo Sugerido: 05 minutos
Orientação: Promova uma discussão com os alunos a partir das perguntas acima, com o propósito de diagnosticar a ideia de travessia que os alunos possuem, sob o ponto de vista da linguagem e depois relacionar essa ideia com os problemas de travessia propostos na matemática.
Propósito: Discutir com os alunos sobre ideias relacionadas a travessia, buscando a ideia de familiarizar os mesmos com esse tipo de problema.
Discuta com a turma:
- Após discutirmos sobre as ideias relacionadas a travessia, que meios de transporte podem ser utilizados nestes acontecimentos? Só podemos caracterizar problemas de travessia aqueles com meios de transporte?
- Você já realizou travessia em quais locais? De quais maneiras?
- Uma travessia pode ser executada de qualquer forma? O que precisa ser pensado antes de iniciar?
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo Sugerido: 15 minutos
Orientação: Professor, faça a leitura do problema proposto aos alunos e depois peça que cada aluno busque sua resolução. Depois permita que os mesmos sentem em duplas ou trios e discutam sobre as resoluções obtidas e quais estratégias utilizaram para encontrar uma maneira de realizar a distribuição do suco e atender a todas as exigências do problema. Se possível, disponibilize um copo de 500ml cheio de água e outros dois vazios, de 200ml e de 150ml, para cada dupla ou trio. Para impressão desta atividade clique aqui e para acessar a resolução desta atividade, clique aqui.
Propósito: Propor um problema de travessia para os alunos e verificar o raciocínio utilizado por eles para deduzirem as devidas soluções.
Segue uma lista de Atividades Complementares que podem ser utilizadas durante o desenvolvimento da aula ou em outro momento que julgar necessário. Para acessar a resolução das atividades complementares, clique aqui.
Utilize o Guia de Intervenções que ajudará no desenvolvimento das atividades propostas caso o aluno apresenta alguma dificuldade
Discuta com a turma:
- Qual a ideia apresentada neste problema?
- Qual foi a primeira ideia que você teve para resolver este problema? E ela permitiu achar a resolução?
- Como você descreve o processo de resolução de um problema como esse?
- Materiais complementares:
Atividade principal
Resolução atividade principal
Guia de intervenção
PAINEL DE SOLUÇÕES (SLIDES 5 a 14)
Tempo Sugerido: 15 minutos
Orientação: Professor, faça a leitura do problema proposto aos alunos e depois peça que cada aluno busque sua resolução. Depois permita que os mesmos sentem em duplas ou trios e discutam sobre as resoluções obtidas e quais estratégias utilizaram para encontrar uma maneira de realizar a travessia e atender todas as exigências do problema.
Propósito: Propor um problema de travessia para os alunos e verificar o raciocínio utilizado por eles para deduzirem as devidas soluções.
Discuta com a turma:
- Qual sua opinião sobre a fala de Ana? Você concorda? Por quê?
PAINEL DE SOLUÇÕES (SLIDES 5 a 14)
Tempo Sugerido: 15 minutos
Orientação: Professor, faça a leitura do problema proposto aos alunos e depois peça que cada aluno busque sua resolução. Depois permita que os mesmos sentem em duplas ou trios e discutam sobre as resoluções obtidas e quais estratégias utilizaram para encontrar uma maneira de realizar a travessia e atender todas as exigências do problema.
Propósito: Propor um problema de travessia para os alunos e verificar o raciocínio utilizado por eles para deduzirem as devidas soluções.
Discuta com a turma:
- Será que realmente uma terá que tomar mais suco que a outra?
- De que maneira podemos ajudar Ana e Isabe?
PAINEL DE SOLUÇÕES (SLIDES 5 a 14)
Tempo Sugerido: 15 minutos
Orientação: Professor, faça a leitura do problema proposto aos alunos e depois peça que cada aluno busque sua resolução. Depois permita que os mesmos sentem em duplas ou trios e discutam sobre as resoluções obtidas e quais estratégias utilizaram para encontrar uma maneira de realizar a travessia e atender todas as exigências do problema.
Propósito: Propor um problema de travessia para os alunos e verificar o raciocínio utilizado por eles para deduzirem as devidas soluções.
Discuta com a turma:
- Será possível a Ana e Isabel distribuir esse suco em metades, sem ter copos graduados ( com as medidas expressas)?
PAINEL DE SOLUÇÕES (SLIDES 5 a 14)
Tempo Sugerido: 15 minutos
Orientação: Professor, faça a leitura do problema proposto aos alunos e depois peça que cada aluno busque sua resolução. Depois permita que os mesmos sentem em duplas ou trios e discutam sobre as resoluções obtidas e quais estratégias utilizaram para encontrar uma maneira de realizar a travessia e atender todas as exigências do problema.
Propósito: Propor um problema de travessia para os alunos e verificar o raciocínio utilizado por eles para deduzirem as devidas soluções.
Discuta com a turma:
- Você pensou da mesma forma que Ana e Isabel?
PAINEL DE SOLUÇÕES (SLIDES 5 a 14)
Tempo Sugerido: 15 minutos
Orientação: Professor, faça a leitura do problema proposto aos alunos e depois peça que cada aluno busque sua resolução. Depois permita que os mesmos sentem em duplas ou trios e discutam sobre as resoluções obtidas e quais estratégias utilizaram para encontrar uma maneira de realizar a travessia e atender todas as exigências do problema.
Propósito: Propor um problema de travessia para os alunos e verificar o raciocínio utilizado por eles para deduzirem as devidas soluções.
Discuta com a turma:
- Você pensou da mesma forma que Ana e Isabel?
PAINEL DE SOLUÇÕES( SLIDES 5 a 14)
Tempo Sugerido: 15 minutos
Orientação: Professor, faça a leitura do problema proposto aos alunos e depois peça que cada aluno busque sua resolução. Depois permita que os mesmos sentem em duplas ou trios e discutam sobre as resoluções obtidas e quais estratégias utilizaram para encontrar uma maneira de realizar a travessia e atender todas as exigências do problema.
Propósito: Propor um problema de travessia para os alunos e verificar o raciocínio utilizado por eles para deduzirem as devidas soluções.
Discuta com a turma:
- Você pensou da mesma forma que Ana e Isabel?
PAINEL DE SOLUÇÕES (SLIDES 5 a 14)
Tempo Sugerido: 15 minutos
Orientação: Professor, faça a leitura do problema proposto aos alunos e depois peça que cada aluno busque sua resolução. Depois permita que os mesmos sentem em duplas ou trios e discutam sobre as resoluções obtidas e quais estratégias utilizaram para encontrar uma maneira de realizar a travessia e atender todas as exigências do problema.
Propósito: Propor um problema de travessia para os alunos e verificar o raciocínio utilizado por eles para deduzirem as devidas soluções.
Discuta com a turma:
- Ana e Isabel estão com dificuldades de terminar a distribuição do suco na metade. Você acha que elas irão conseguir?
- Como você poderia ajudá-las? Como você resolveria o problema a partir dai?
PAINEL DE SOLUÇÕES (SLIDES 5 a 14)
Tempo Sugerido: 15 minutos
Orientação: Professor, faça a leitura do problema proposto aos alunos e depois peça que cada aluno busque sua resolução. Depois permita que os mesmos sentem em duplas ou trios e discutam sobre as resoluções obtidas e quais estratégias utilizaram para encontrar uma maneira de realizar a travessia e atender todas as exigências do problema.
Propósito: Propor um problema de travessia para os alunos e verificar o raciocínio utilizado por eles para deduzirem as devidas soluções.
Discuta com a turma:
- Ana e Isabel estão com dificuldades de terminar a distribuição do suco na metade. Você acha que elas irão conseguir?
- Como você poderia ajudá-las? Como você resolveria o problema a partir dai?
PAINEL DE SOLUÇÕES (SLIDES 5 a 14)
Tempo Sugerido: 15 minutos
Orientação: Professor, faça a leitura do problema proposto aos alunos e depois peça que cada aluno busque sua resolução. Depois permita que os mesmos sentem em duplas ou trios e discutam sobre as resoluções obtidas e quais estratégias utilizaram para encontrar uma maneira de realizar a travessia e atender todas as exigências do problema.
Propósito: Propor um problema de travessia para os alunos e verificar o raciocínio utilizado por eles para deduzirem as devidas soluções.
Discuta com a turma:
- Você concorda com a ideia de Ana e Isabel?
PAINEL DE SOLUÇÕES (SLIDES 5 a 14)
Tempo Sugerido: 15 minutos
Orientação: Professor, faça a leitura do problema proposto aos alunos e depois peça que cada aluno busque sua resolução. Depois permita que os mesmos sentem em duplas ou trios e discutam sobre as resoluções obtidas e quais estratégias utilizaram para encontrar uma maneira de realizar a travessia e atender todas as exigências do problema.
Propósito: Propor um problema de travessia para os alunos e verificar o raciocínio utilizado por eles para deduzirem as devidas soluções.
Discuta com a turma:
- Como Ana e Isabel devem fazer a divisão dos copos já com o suco distribuído, para que cada uma tome metade do suco?
SISTEMATIZAÇÃO DO CONCEITO
TEMPO SUGERIDO: 03 minutos
Orientação: Professor, encerre este momento fazendo um levantamento de tudo o que foi apresentado na aula de hoje e por fim apresenta sobre o que foi trabalhado. Não um um conceito específico que defina o que são problemas de travessia, mas podemos definir esse tipo de conceito através de suas características.
Propósito: Analisar as perspectivas dos alunos sobre problemas de travessia
Discuta com a turma:
- Já tinha feito algum problema semelhante a este?
- O que você destaca de diferenças e semelhanças na resolução desse tipo de problema em comparação a outros que você já conhecia?
ENCERRAMENTO
TEMPO SUGERIDO: 03 minutos
Orientação: Professor, finalize este momento destacando algumas características deste tipo de problema. Faça uma pergunta para a turma com essa finalidade, para verificar qual ou quais características serão apresentadas pelos alunos.
Propósito: Verificar a compreensão dos alunos quanto a problema de travessia.
RAIO X
Tempo Sugerido: 10 minutos
Orientação: Professor, faça a leitura do problema para os alunos e depois solicite que cada um obtenha individualmente a resolução deste problema e que criem suas estratégias de resolução, respeitando as condições fornecidas pelo problema. Para obter a versão impressa, clique aqui. Para acessar as resoluções propostas, clique aqui.
Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos, em problemas de travessia
Discuta com a turma:
- É possível apontar semelhanças e diferenças com algum problema já resolvido na aula de hoje?
- Esse problema apresenta alguma restrição?
- A ideia da resolução que você teve no início se manteve durante a resolução, ou foi preciso mudar as estratégias?
- Materiais complementares:
Atividade raio x
Atividade complementar
Resolução atividade raio x
Resolução atividade complementar