Plano de Aula

Plano de aula: Sílabas e mais sílabas… Tantas palavras

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Se tirar, qual palavra formou?

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita, bem como, comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.

Materiais necessários:

  • Espaço para brincar de roda.
  • Materiais para construir painel com letra da música impressa ou à mão.
  • Recursos para imprimir ou confeccionar à mão fichas com sílabas e atividades para alunos.

Dificuldades antecipadas: Crianças que ainda não conseguiram perceber que a nossa escrita representa sons da fala (hipótese pré silábica e silábicos sem valor sonoro) certamente apresentarão maiores dificuldades em realizar as identificações das palavras, bem como, construir as palavras a partir de sílabas. Os agrupamentos produtivos serão de fundamental importância para que elas participem das dinâmicas e passem a vivenciar a escrita sob outras perspectivas.

Ao contrário, crianças que já compreenderam como funciona o nosso sistema de escrita (hipótese alfabética) podem não encontrar tantos desafios nas propostas, neste caso, cabe ao professor desafiá-los:

  • Com as sílabas complexas: A sílaba canônica é a mais comum na nossa língua, por isso, a denominamos como simples - sua estrutura é composta por uma consoante e uma vogal - CV. As demais estruturas trazem maiores desafios a quem está aprendendo, por isso denominamos, sílabas complexas. Clique aqui e acesse um texto que aprofunda esse tema. Exemplo: Lápis - LÁ = CV (sílaba simples) e PIS = CVC (sílaba complexa).
  • Lembre-se que uma boa leitura requer atenção a alguns itens, que obviamente, ajudará as crianças do primeiro ano, em processo de aquisição do SEA, a adquirir uma postura leitora. Para isso, não podemos deixar de chamar a atenção dos aprendizes com relação à:
  • Respeito à pontuação: Respeitando as vírgulas, os pontos finais, etc.
  • Entonação de voz: A maneira que pronunciamos as palavras em voz alta tem haver com o seu significado, por exemplo, pronunciar as palavras “amor” e “lixo”. Trazendo para o nosso plano há de se encontrar um tom adequado para pronunciar os versos “rebola, pai, rebola filho” e outro para “de uma queda foi ao chão”.
  • Ritmo: Relaciona-se com a fluência da leitura que é conquistado com a prática.
  • Clique aqui e acesse um artigo que trata da questão da entonação e do ritmo na leitura e pode ajudá-lo, professor, a visualizar com mais clareza a proposta deste plano.

Referências sobre o assunto:

BREDA, Tadeu. Leitura feita pelo aluno, antes de saber ler convencionalmente. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente>. Acesso em: 26 nov. 2018.

Cantigas de roda. Pastoral da Criança. Disponível em: <https://www.pastoraldacrianca.org.br/cantigas-de-roda>. Acesso em: 26 nov. 2018.

FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.

LERNER, D. Ler e escrever na escola. O real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2007.

LOPES, A. Como aprender: coloque ritmo a sua leitura. Disponível em: <http://www.maisaprendizagem.com.br/como-aprender-coloque-ritmo/>. Acesso em: 02 dez. 2018.

MARTINS, R.M.F. Estrutura Silábica. Glossário Ceale. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/estrutura-silabica>. Acesso em: 02 dez. 2018.

MASSUCATO, M.; MAYRINK, E.D. A função das listas na alfabetização. Nova Escola. Disponível em: <https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1360/a-funcao-das-listas-na-alfabetizacao>. Acesso em: 26 nov. 2018..

MORAIS, A.G. Como eu ensino Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

PINHEIRO, T. Organizar a rotina da alfabetização. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/308/organizar-a-rotina-da-alfabetizacao>. Acesso em: 02 dez. 2018.

SOARES, M. Aprendizado inicial da escrita: uma proposta de sistematização. Disponível em: <http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/aprendizado-inicial-da-escrita/>. Acesso em: 02 dez. 2018.

VICHESI, B.; MARTINS, A.R. 7 perguntas sobre textos memorizados na alfabetização. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2508/7-perguntas-sobre-textos-memorizados-na-alfabetizacao>. Acesso em: 26 nov. 2018..

WEISZ, T. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, 2002.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Projete o slide e o leia com ar de mistério.
  • Pergunte às crianças se sabem o significado da palavra desvendar (Resposta: descobrir, revelar).
  • Revele às crianças que na aula de hoje vocês encontrarão palavras e a partir delas irão estudar sons de algumas sílabas de palavras, mas que para isso terão que ser como os investigadores de mistérios: prestar muita atenção nos detalhes!
  • Diga que o primeiro passo será encontrar palavras que estão escondidas em cantigas e que por isso, agora, vocês vão conversar sobre cantigas...

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Conteúdos relacionados