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Plano de aula - Mudando consoantes para formar outra palavra

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º Ano do Fundamental sobre utilizar poemas para ver como as consoantes mudam as palavras

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Kelly Naiara Rosário

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de aulas é que o aluno identifique diferentes fonemas da língua e perceba que, ao trocar uma letra na palavra, forma-se outra palavra.

Materiais necessários:

Suporte amplo para explorar o poema (papel pardo, projetor, quadro etc)

Cópia das atividades impressas para todos os alunos:

Clique Aqui

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos nas hipóteses iniciais (pré-silábicos e silábicos sem valor sonoro), que ainda usam as letras aleatoriamente, podem ter dificuldade na diferenciação das palavras a partir da alteração das letras; já os silábicos e alfabéticos, mesmo diferenciando as letras, podem acabar fazendo uma leitura fonética, mas não lexical. Ajude-os a aplicar a palavra formada a contextos significativos de comunicação para que percebam de que palavra se trata.

Referências sobre o assunto: Para saber mais sobre o tema, vale consultar:

FARACO, Carlos Alberto. Linguagem Escrita e Alfabetização. São Paulo: Editora Contexto, 2011.

Barrera, S. D. & Maluf, M. R.. ”Consciência metalinguística e alfabetização: um estudo com crianças da primeira série do ensino fundamental.” in
Psicologia, Reflexão e Crítica,16 (3), 491-502, 2003.

Cardoso-Martins, C. “Consciência fonológica e aprendizagem inicial da leitura e escrita”. in Cadernos de Pesquisa, 76, 41-49, 1991.

http://alfaletrar.org.br/

https://novaescola.org.br/conteudo/8464/o-espaco-das-letras-na-alfabetizacao

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente o tema da aula e explique aos alunos que nesta aula vamos descobrir letras que podem transformar as palavras.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos.

Orientações:

1) Revele aos alunos o título do poema a ser lido e procure despertar a curiosidade da classe, perguntando-lhes o que esperam encontrar no poema.

2) Apresente aos alunos o escritor Sérgio Caparelli. Destaque que uma das características especiais de sua poesia é brincar com o som e com o formato das palavras.

3) Convide os alunos para fazer a leitura do poema “A semana inteira” e use para isso as diferentes estratégias sugeridas.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Neste momento, os alunos farão a leitura de um poema e poderão observar a importância do som para o construção lúdica do texto.

  • Você pode ler o poema para todos se apresentando como modelo de leitor; use a entonação, a impostação da voz, lendo alto e claro para que toda a classe possa ter uma boa referência de leitura coletiva. Você pode imprimir ritmo, como se estivesse lendo uma parlenda; por exemplo “Hoje é domingo”.
  • Outra possibilidade é um aluno voluntário ler, todos lerem juntos, dentre outras combinações possíveis (fileiras, meninas e meninos e outros agrupamentos). O poema pode ser lido várias vezes.

Materiais complementares: Encontre uma versão do poema : Clique Aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações:

1) Explique aos alunos que muitos poemas, como este, formam rimas e repetem palavras para se tornarem mais divertidos. Pergunte-lhes:

  • Quantos versos tem este poema?
  • Resposta: Volte ao slide anterior para a contagem: 12 versos, organizados em duas estrofes.
  • Que palavras se repetem no poema? Foi à feira
  • Vocês sabem o que é uma rima? (Aguardar respostas e completar, se for precis) É quando as palavras terminam com o mesmo som.
  • Quem pode me dar um exemplo de rima? (Aguardar e socializar as respostas. Escrever no quadro e circular a parte que rima.) Os alunos podem falar a rima que quiserem: pão/coração, mel/pastel, amor/cantor etc.
  • Neste poema tem seis palavras que rimam. Vamos descobri-las? Volte ao slide anterior para que os alunos identifiquem as rimas.

2) Peça aos alunos que identifiquem as palavras; marque-as no poema e, depois, registre-as no quadro.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Depois que os alunos indicarem as rimas , confira as palavras coletivamente. Destaque com eles:

  • Vocês repararam que um verso rima e o outro não? Os versos intercalam a palavra FEIRA (que está bem repetida) com as rimas.

Registre no quadro as palavras que rimam.

Materiais complementares: Encontre uma versão do poema : Clique Aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Convide os alunos a analisar duas palavras da lista. Reescreva tais palavras no outro lado do quadro.

NÃO

VÃO

- São palavras parecidas. Elas significam a mesma coisa?

- Que parte nelas é igual?

- Que parte é diferente?

- Vamos trocar a primeira letra para ver o que acontece? Tente com a letra C - o que acontece?

- Agora, com a letra M. O que aconteceu?

- O som mudou. Mudou a palavra?

- Vamos testar outras letras: T, V, B...

- Concluam comigo: se trocarmos uma letra, a palavra continua a mesma ou também muda?

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Convide, ainda, os alunos a analisarem a palavra BANANA, que também aparece no poema. Escreva a palavra no quadro e leia com eles. Depois, faça o desafio:

  • E se trocarmos a letra N pela T, muda alguma coisa?

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Convide os alunos para brincar coletivamente com a palavra FOTO e trocar a consoante inicial para formar novas palavras. (Boto, moto, voto, loto, etc)
  • Depois, faça com os alunos o exercício complementar.

Materiais complementares:

Acesse os exercícios de sistematização

Clique aqui

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

1) Os exercícios 1 a 3 sistematizam o registro das descobertas feitas com base nas palavras do poema.

2) O exercício 2 propõe novas palavras para que a troca de letra seja observada.

3) O exercício 5 desafia os alunos a propor suas próprias trocas. Nesta hora, discuta de forma coletiva as propostas de cada um, valorizando a autonomia dos alunos.

Materiais complementares

Acesse os exercícios de Sistematização

Clique aqui

Acesse o gabarito dos exercícios

Clique aqui

Resumo da aula

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Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de aulas é que o aluno identifique diferentes fonemas da língua e perceba que, ao trocar uma letra na palavra, forma-se outra palavra.

Materiais necessários:

Suporte amplo para explorar o poema (papel pardo, projetor, quadro etc)

Cópia das atividades impressas para todos os alunos:

Clique Aqui

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos nas hipóteses iniciais (pré-silábicos e silábicos sem valor sonoro), que ainda usam as letras aleatoriamente, podem ter dificuldade na diferenciação das palavras a partir da alteração das letras; já os silábicos e alfabéticos, mesmo diferenciando as letras, podem acabar fazendo uma leitura fonética, mas não lexical. Ajude-os a aplicar a palavra formada a contextos significativos de comunicação para que percebam de que palavra se trata.

Referências sobre o assunto: Para saber mais sobre o tema, vale consultar:

FARACO, Carlos Alberto. Linguagem Escrita e Alfabetização. São Paulo: Editora Contexto, 2011.

Barrera, S. D. & Maluf, M. R.. ”Consciência metalinguística e alfabetização: um estudo com crianças da primeira série do ensino fundamental.” in
Psicologia, Reflexão e Crítica,16 (3), 491-502, 2003.

Cardoso-Martins, C. “Consciência fonológica e aprendizagem inicial da leitura e escrita”. in Cadernos de Pesquisa, 76, 41-49, 1991.

http://alfaletrar.org.br/

https://novaescola.org.br/conteudo/8464/o-espaco-das-letras-na-alfabetizacao

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Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente o tema da aula e explique aos alunos que nesta aula vamos descobrir letras que podem transformar as palavras.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos.

Orientações:

1) Revele aos alunos o título do poema a ser lido e procure despertar a curiosidade da classe, perguntando-lhes o que esperam encontrar no poema.

2) Apresente aos alunos o escritor Sérgio Caparelli. Destaque que uma das características especiais de sua poesia é brincar com o som e com o formato das palavras.

3) Convide os alunos para fazer a leitura do poema “A semana inteira” e use para isso as diferentes estratégias sugeridas.

Slide Plano Aula

Orientações:

Neste momento, os alunos farão a leitura de um poema e poderão observar a importância do som para o construção lúdica do texto.

  • Você pode ler o poema para todos se apresentando como modelo de leitor; use a entonação, a impostação da voz, lendo alto e claro para que toda a classe possa ter uma boa referência de leitura coletiva. Você pode imprimir ritmo, como se estivesse lendo uma parlenda; por exemplo “Hoje é domingo”.
  • Outra possibilidade é um aluno voluntário ler, todos lerem juntos, dentre outras combinações possíveis (fileiras, meninas e meninos e outros agrupamentos). O poema pode ser lido várias vezes.

Materiais complementares: Encontre uma versão do poema : Clique Aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações:

1) Explique aos alunos que muitos poemas, como este, formam rimas e repetem palavras para se tornarem mais divertidos. Pergunte-lhes:

  • Quantos versos tem este poema?
  • Resposta: Volte ao slide anterior para a contagem: 12 versos, organizados em duas estrofes.
  • Que palavras se repetem no poema? Foi à feira
  • Vocês sabem o que é uma rima? (Aguardar respostas e completar, se for precis) É quando as palavras terminam com o mesmo som.
  • Quem pode me dar um exemplo de rima? (Aguardar e socializar as respostas. Escrever no quadro e circular a parte que rima.) Os alunos podem falar a rima que quiserem: pão/coração, mel/pastel, amor/cantor etc.
  • Neste poema tem seis palavras que rimam. Vamos descobri-las? Volte ao slide anterior para que os alunos identifiquem as rimas.

2) Peça aos alunos que identifiquem as palavras; marque-as no poema e, depois, registre-as no quadro.

Slide Plano Aula

Orientações:

Depois que os alunos indicarem as rimas , confira as palavras coletivamente. Destaque com eles:

  • Vocês repararam que um verso rima e o outro não? Os versos intercalam a palavra FEIRA (que está bem repetida) com as rimas.

Registre no quadro as palavras que rimam.

Materiais complementares: Encontre uma versão do poema : Clique Aqui

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Orientações:

Convide os alunos a analisar duas palavras da lista. Reescreva tais palavras no outro lado do quadro.

NÃO

VÃO

- São palavras parecidas. Elas significam a mesma coisa?

- Que parte nelas é igual?

- Que parte é diferente?

- Vamos trocar a primeira letra para ver o que acontece? Tente com a letra C - o que acontece?

- Agora, com a letra M. O que aconteceu?

- O som mudou. Mudou a palavra?

- Vamos testar outras letras: T, V, B...

- Concluam comigo: se trocarmos uma letra, a palavra continua a mesma ou também muda?

Slide Plano Aula

Orientações:

Convide, ainda, os alunos a analisarem a palavra BANANA, que também aparece no poema. Escreva a palavra no quadro e leia com eles. Depois, faça o desafio:

  • E se trocarmos a letra N pela T, muda alguma coisa?

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Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Convide os alunos para brincar coletivamente com a palavra FOTO e trocar a consoante inicial para formar novas palavras. (Boto, moto, voto, loto, etc)
  • Depois, faça com os alunos o exercício complementar.

Materiais complementares:

Acesse os exercícios de sistematização

Clique aqui

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Orientações:

1) Os exercícios 1 a 3 sistematizam o registro das descobertas feitas com base nas palavras do poema.

2) O exercício 2 propõe novas palavras para que a troca de letra seja observada.

3) O exercício 5 desafia os alunos a propor suas próprias trocas. Nesta hora, discuta de forma coletiva as propostas de cada um, valorizando a autonomia dos alunos.

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