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Plano de aula - Mudando consoantes para formar outra palavra

POR: Kelly Naiara Rosário 24/11/2018
Código: LPO1_13ATS01

1º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

(EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º Ano do Fundamental sobre utilizar poemas para ver como as consoantes mudam as palavras

 

Sobre este plano select-down

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de aulas é que o aluno identifique diferentes fonemas da língua e perceba que, ao trocar uma letra na palavra, forma-se outra palavra.

Materiais necessários:

Suporte amplo para explorar o poema (papel pardo, projetor, quadro etc)

Cópia das atividades impressas para todos os alunos:

Clique Aqui

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos nas hipóteses iniciais (pré-silábicos e silábicos sem valor sonoro), que ainda usam as letras aleatoriamente, podem ter dificuldade na diferenciação das palavras a partir da alteração das letras; já os silábicos e alfabéticos, mesmo diferenciando as letras, podem acabar fazendo uma leitura fonética, mas não lexical. Ajude-os a aplicar a palavra formada a contextos significativos de comunicação para que percebam de que palavra se trata.

Referências sobre o assunto: Para saber mais sobre o tema, vale consultar:

FARACO, Carlos Alberto. Linguagem Escrita e Alfabetização. São Paulo: Editora Contexto, 2011.

Barrera, S. D. & Maluf, M. R.. ”Consciência metalinguística e alfabetização: um estudo com crianças da primeira série do ensino fundamental.” in
Psicologia, Reflexão e Crítica,16 (3), 491-502, 2003.

Cardoso-Martins, C. “Consciência fonológica e aprendizagem inicial da leitura e escrita”. in Cadernos de Pesquisa, 76, 41-49, 1991.

http://alfaletrar.org.br/

https://novaescola.org.br/conteudo/8464/o-espaco-das-letras-na-alfabetizacao

Tema da aula select-down

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente o tema da aula e explique aos alunos que nesta aula vamos descobrir letras que podem transformar as palavras.

Introdução select-down

Tempo sugerido: 14 minutos.

Orientações:

1) Revele aos alunos o título do poema a ser lido e procure despertar a curiosidade da classe, perguntando-lhes o que esperam encontrar no poema.

2) Apresente aos alunos o escritor Sérgio Caparelli. Destaque que uma das características especiais de sua poesia é brincar com o som e com o formato das palavras.

3) Convide os alunos para fazer a leitura do poema “A semana inteira” e use para isso as diferentes estratégias sugeridas.

Introdução select-down

Orientações:

Neste momento, os alunos farão a leitura de um poema e poderão observar a importância do som para o construção lúdica do texto.

  • Você pode ler o poema para todos se apresentando como modelo de leitor; use a entonação, a impostação da voz, lendo alto e claro para que toda a classe possa ter uma boa referência de leitura coletiva. Você pode imprimir ritmo, como se estivesse lendo uma parlenda; por exemplo “Hoje é domingo”.
  • Outra possibilidade é um aluno voluntário ler, todos lerem juntos, dentre outras combinações possíveis (fileiras, meninas e meninos e outros agrupamentos). O poema pode ser lido várias vezes.

Materiais complementares: Encontre uma versão do poema : Clique Aqui

Desenvolvimento select-down

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações:

1) Explique aos alunos que muitos poemas, como este, formam rimas e repetem palavras para se tornarem mais divertidos. Pergunte-lhes:

  • Quantos versos tem este poema?
  • Resposta: Volte ao slide anterior para a contagem: 12 versos, organizados em duas estrofes.
  • Que palavras se repetem no poema? Foi à feira
  • Vocês sabem o que é uma rima? (Aguardar respostas e completar, se for precis) É quando as palavras terminam com o mesmo som.
  • Quem pode me dar um exemplo de rima? (Aguardar e socializar as respostas. Escrever no quadro e circular a parte que rima.) Os alunos podem falar a rima que quiserem: pão/coração, mel/pastel, amor/cantor etc.
  • Neste poema tem seis palavras que rimam. Vamos descobri-las? Volte ao slide anterior para que os alunos identifiquem as rimas.

2) Peça aos alunos que identifiquem as palavras; marque-as no poema e, depois, registre-as no quadro.

Desenvolvimento select-down

Orientações:

Depois que os alunos indicarem as rimas , confira as palavras coletivamente. Destaque com eles:

  • Vocês repararam que um verso rima e o outro não? Os versos intercalam a palavra FEIRA (que está bem repetida) com as rimas.

Registre no quadro as palavras que rimam.

Materiais complementares: Encontre uma versão do poema : Clique Aqui

Desenvolvimento select-down

Orientações:

Convide os alunos a analisar duas palavras da lista. Reescreva tais palavras no outro lado do quadro.

NÃO

VÃO

- São palavras parecidas. Elas significam a mesma coisa?

- Que parte nelas é igual?

- Que parte é diferente?

- Vamos trocar a primeira letra para ver o que acontece? Tente com a letra C - o que acontece?

- Agora, com a letra M. O que aconteceu?

- O som mudou. Mudou a palavra?

- Vamos testar outras letras: T, V, B...

- Concluam comigo: se trocarmos uma letra, a palavra continua a mesma ou também muda?

Desenvolvimento select-down

Orientações:

Convide, ainda, os alunos a analisarem a palavra BANANA, que também aparece no poema. Escreva a palavra no quadro e leia com eles. Depois, faça o desafio:

  • E se trocarmos a letra N pela T, muda alguma coisa?

Fechamento select-down

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Convide os alunos para brincar coletivamente com a palavra FOTO e trocar a consoante inicial para formar novas palavras. (Boto, moto, voto, loto, etc)
  • Depois, faça com os alunos o exercício complementar.

Materiais complementares:

Acesse os exercícios de sistematização

Clique aqui

Fechamento select-down

Orientações:

1) Os exercícios 1 a 3 sistematizam o registro das descobertas feitas com base nas palavras do poema.

2) O exercício 2 propõe novas palavras para que a troca de letra seja observada.

3) O exercício 5 desafia os alunos a propor suas próprias trocas. Nesta hora, discuta de forma coletiva as propostas de cada um, valorizando a autonomia dos alunos.

Materiais complementares

Acesse os exercícios de Sistematização

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Acesse o gabarito dos exercícios

Clique aqui

Resumo da aula

download Baixar plano

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de aulas é que o aluno identifique diferentes fonemas da língua e perceba que, ao trocar uma letra na palavra, forma-se outra palavra.

Materiais necessários:

Suporte amplo para explorar o poema (papel pardo, projetor, quadro etc)

Cópia das atividades impressas para todos os alunos:

Clique Aqui

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos nas hipóteses iniciais (pré-silábicos e silábicos sem valor sonoro), que ainda usam as letras aleatoriamente, podem ter dificuldade na diferenciação das palavras a partir da alteração das letras; já os silábicos e alfabéticos, mesmo diferenciando as letras, podem acabar fazendo uma leitura fonética, mas não lexical. Ajude-os a aplicar a palavra formada a contextos significativos de comunicação para que percebam de que palavra se trata.

Referências sobre o assunto: Para saber mais sobre o tema, vale consultar:

FARACO, Carlos Alberto. Linguagem Escrita e Alfabetização. São Paulo: Editora Contexto, 2011.

Barrera, S. D. & Maluf, M. R.. ”Consciência metalinguística e alfabetização: um estudo com crianças da primeira série do ensino fundamental.” in
Psicologia, Reflexão e Crítica,16 (3), 491-502, 2003.

Cardoso-Martins, C. “Consciência fonológica e aprendizagem inicial da leitura e escrita”. in Cadernos de Pesquisa, 76, 41-49, 1991.

http://alfaletrar.org.br/

https://novaescola.org.br/conteudo/8464/o-espaco-das-letras-na-alfabetizacao

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente o tema da aula e explique aos alunos que nesta aula vamos descobrir letras que podem transformar as palavras.

Tempo sugerido: 14 minutos.

Orientações:

1) Revele aos alunos o título do poema a ser lido e procure despertar a curiosidade da classe, perguntando-lhes o que esperam encontrar no poema.

2) Apresente aos alunos o escritor Sérgio Caparelli. Destaque que uma das características especiais de sua poesia é brincar com o som e com o formato das palavras.

3) Convide os alunos para fazer a leitura do poema “A semana inteira” e use para isso as diferentes estratégias sugeridas.

Orientações:

Neste momento, os alunos farão a leitura de um poema e poderão observar a importância do som para o construção lúdica do texto.

  • Você pode ler o poema para todos se apresentando como modelo de leitor; use a entonação, a impostação da voz, lendo alto e claro para que toda a classe possa ter uma boa referência de leitura coletiva. Você pode imprimir ritmo, como se estivesse lendo uma parlenda; por exemplo “Hoje é domingo”.
  • Outra possibilidade é um aluno voluntário ler, todos lerem juntos, dentre outras combinações possíveis (fileiras, meninas e meninos e outros agrupamentos). O poema pode ser lido várias vezes.

Materiais complementares: Encontre uma versão do poema : Clique Aqui

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações:

1) Explique aos alunos que muitos poemas, como este, formam rimas e repetem palavras para se tornarem mais divertidos. Pergunte-lhes:

  • Quantos versos tem este poema?
  • Resposta: Volte ao slide anterior para a contagem: 12 versos, organizados em duas estrofes.
  • Que palavras se repetem no poema? Foi à feira
  • Vocês sabem o que é uma rima? (Aguardar respostas e completar, se for precis) É quando as palavras terminam com o mesmo som.
  • Quem pode me dar um exemplo de rima? (Aguardar e socializar as respostas. Escrever no quadro e circular a parte que rima.) Os alunos podem falar a rima que quiserem: pão/coração, mel/pastel, amor/cantor etc.
  • Neste poema tem seis palavras que rimam. Vamos descobri-las? Volte ao slide anterior para que os alunos identifiquem as rimas.

2) Peça aos alunos que identifiquem as palavras; marque-as no poema e, depois, registre-as no quadro.

Orientações:

Depois que os alunos indicarem as rimas , confira as palavras coletivamente. Destaque com eles:

  • Vocês repararam que um verso rima e o outro não? Os versos intercalam a palavra FEIRA (que está bem repetida) com as rimas.

Registre no quadro as palavras que rimam.

Materiais complementares: Encontre uma versão do poema : Clique Aqui

Orientações:

Convide os alunos a analisar duas palavras da lista. Reescreva tais palavras no outro lado do quadro.

NÃO

VÃO

- São palavras parecidas. Elas significam a mesma coisa?

- Que parte nelas é igual?

- Que parte é diferente?

- Vamos trocar a primeira letra para ver o que acontece? Tente com a letra C - o que acontece?

- Agora, com a letra M. O que aconteceu?

- O som mudou. Mudou a palavra?

- Vamos testar outras letras: T, V, B...

- Concluam comigo: se trocarmos uma letra, a palavra continua a mesma ou também muda?

Orientações:

Convide, ainda, os alunos a analisarem a palavra BANANA, que também aparece no poema. Escreva a palavra no quadro e leia com eles. Depois, faça o desafio:

  • E se trocarmos a letra N pela T, muda alguma coisa?

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Convide os alunos para brincar coletivamente com a palavra FOTO e trocar a consoante inicial para formar novas palavras. (Boto, moto, voto, loto, etc)
  • Depois, faça com os alunos o exercício complementar.

Materiais complementares:

Acesse os exercícios de sistematização

Clique aqui

Orientações:

1) Os exercícios 1 a 3 sistematizam o registro das descobertas feitas com base nas palavras do poema.

2) O exercício 2 propõe novas palavras para que a troca de letra seja observada.

3) O exercício 5 desafia os alunos a propor suas próprias trocas. Nesta hora, discuta de forma coletiva as propostas de cada um, valorizando a autonomia dos alunos.

Materiais complementares

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Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Kelly Nayara Rosário
Mentor: Priscila Medeiros
Especialista: Tânia Rios

 

Título da aula: Mudando consoantes para formar outra palavra

Finalidade da aula: Compreender que as consoantes representam diferentes fonemas da língua e que ao trocar uma letra na palavra forma-se outra palavra.

Ano: 1º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF01LP08, EF01LP09

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de aulas é que o aluno identifique diferentes fonemas da língua e perceba que, ao trocar uma letra na palavra, forma-se outra palavra.

Materiais necessários:

Suporte amplo para explorar o poema (papel pardo, projetor, quadro etc)

Cópia das atividades impressas para todos os alunos:

Clique Aqui

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos nas hipóteses iniciais (pré-silábicos e silábicos sem valor sonoro), que ainda usam as letras aleatoriamente, podem ter dificuldade na diferenciação das palavras a partir da alteração das letras; já os silábicos e alfabéticos, mesmo diferenciando as letras, podem acabar fazendo uma leitura fonética, mas não lexical. Ajude-os a aplicar a palavra formada a contextos significativos de comunicação para que percebam de que palavra se trata.

Referências sobre o assunto: Para saber mais sobre o tema, vale consultar:

FARACO, Carlos Alberto. Linguagem Escrita e Alfabetização. São Paulo: Editora Contexto, 2011.

Barrera, S. D. & Maluf, M. R.. ”Consciência metalinguística e alfabetização: um estudo com crianças da primeira série do ensino fundamental.” in
Psicologia, Reflexão e Crítica,16 (3), 491-502, 2003.

Cardoso-Martins, C. “Consciência fonológica e aprendizagem inicial da leitura e escrita”. in Cadernos de Pesquisa, 76, 41-49, 1991.

http://alfaletrar.org.br/


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