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Plano de aula - Contando histórias: palavras com F e V

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Fundamental sobre palavras com F e V

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Suzanne Morais

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é desenvolver a consciência fonológica dos alunos através dos pares mínimos com as consoantes homorgânicas F e V.

Materiais necessários: Caixa contendo figuras de palavras com F e V; som e música; atividade para impressão.

Dificuldades antecipadas: Dependendo da hipótese de escrita em que os alunos se encontram, poderão encontrar dificuldades diferentes. Os alunos nas hipóteses pré-silábica e SSV poderão não compreender a correspondência entre o falado e o escrito, não conseguindo registrar o nome da imagem no quadro, bem como utilizar letras e símbolos para escrever tais palavras. As hipóteses SSV e SCV poderão encontrar dificuldades em registrar os nomes das figuras no quadro, apresentando apenas uma letra para compor uma sílaba. A hipótese silábica-alfabética poderá apresentar dificuldades omitindo ou acrescentando letras a mais no registro das palavras no quadro. Os alunos alfabéticos, diante da semelhança de som entre F e V, poderão realizar trocas (formiga| Vormiga). Todos os alunos poderão ainda apresentar dificuldades em contar histórias, não conseguindo continuar a história da atividade de introdução.

Referências sobre o assunto:

LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B.; LEITE, T. M. R. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?) In: MORAIS, A. G. de; ALBUQUERQUE, E. B. (Orgs.). Alfabetização: apropriação do sistema alfabético. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, pp. 111-132. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/20.pdf. Acesso em 04 de agosto de 2018.

LEAL, T; MORAIS, A.G. O aprendizado do sistema de escrita alfabética: uma tarefa complexa, cujo funcionamento precisamos aprender. In.: LEAL, T.F.; ALBUQUERQUE, E.B.C.; MORAIS, A.G. Alfabetizar letrando na EJA: fundamentos teóricos e propostas didáticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 129-152.

MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 2003.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

1. Apresente aos alunos a proposta da aula do dia e explique que eles irão ampliar a análise de palavras com sons muito parecidos, escritas com V ou F.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Prepare, com antecedência, uma caixa contendo várias imagens que possuam a letra F e a letra V em seus nomes. Sugestão de imagens que podem ser colocados dentro da caixa - clique aqui.
  • Inicie a aula organizando a turma em um círculo. Sugira que os alunos sentem-se no chão para realizar a atividade.
  • Explique a atividade aos alunos:
  • A professora irá colocar uma música e os alunos irão passar a caixa pela roda.
  • Assim que a música parar, a caixa também deverá parar.
  • O aluno que estiver com a caixa na mão deverá retirar uma imagem da caixa e começar a contar uma história, utilizando o objeto selecionado. Exemplo: Pegou a imagem de uma FITA: Era um lindo dia, peguei uma FITA e coloquei no cabelo.
  • Comece a história, para que o aluno compreenda como deverá fazer e continue a história da professora.
  • Coloque a música e vá pausando, dando oportunidade para todos os alunos participarem.
  • Vá registrando a história no quadro, sem contudo escrever as palavras das imagens.
  • Vá colando as imagens nos lugares que as palavras deveriam ser escritas.
  • Durante a atividade, observe quem tem mais ou menos facilidade para dar sequência a história.
  • Faça intervenções para garantir que a história tenha coesão e coerência. Levante os seguintes questionamentos:
  • O que aconteceu ao personagem? (R. resposta pessoal)
  • Onde ele estava? (R. resposta pessoal)
  • O que ele estava fazendo? (R. resposta pessoal)
  • Qual objeto que você deverá colocar na história? (R. resposta pessoal)
  • Possibilite a participação de todos os alunos, para que aqueles que tiverem dificuldade possam interagir e aprender em grupo.
  • Explique aos alunos que durante a aula iremos observar a escrita dos nomes das imagens que foram sorteadas, observando o uso do F e V.

Materiais complementares: Caixa contendo figuras cujos nomes possuem F e V: clique aqui; som e música.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Atenção, este slide é continuação do anterior. As imagens que aqui estão fazem parte do banco de imagens da atividade de introdução, juntamente com as imagens do slide 3. Portanto, as orientações que aparecem no slide 3 e 4 são iguais, uma vez que são a mesma atividade.

  • Prepare, com antecedência, uma caixa contendo várias imagens que, em seu nome possuam a letra F e a letra V. Sugestão de imagens que podem ser colocados dentro da caixa - clique aqui.
  • Inicie a aula organizando a turma em um círculo. Sugira que os alunos sentem-se no chão para realizar a atividade.
  • Explique a atividade aos alunos:
  • A professora irá colocar uma música e os alunos irão passar a caixa pela roda.
  • Assim que a música parar, a caixa também deverá parar.
  • O aluno que estiver com a caixa na mão, deverá retirar uma imagem da caixa e começar a contar uma história, utilizando o objeto selecionado. Exemplo: Pegou a imagem de uma FITA: Era um lindo dia, peguei uma FITA e coloquei no cabelo.
  • Comece a história, para que o aluno compreenda como deverá fazer e continue a história da professora.
  • Coloque a música e vá pausando, dando oportunidade para todos os alunos participarem.
  • Vá registrando a história no quadro, sem contudo escrever as palavras das imagens.
  • Vá colando as imagens nos lugares que as palavras deveriam ser escritas.
  • Durante a atividade, observe quem tem mais ou menos facilidade para dar sequência a história.
  • Faça intervenções para garantir que a história tenha coesão e coerência. Levante os seguintes questionamentos:
  • O que aconteceu ao personagem? (R. resposta pessoal)
  • Onde ele estava? (R. resposta pessoal)
  • O que ele estava fazendo? (R. resposta pessoal)
  • Qual objeto que você deverá colocar na história? (R. resposta pessoal)
  • Possibilite a participação de todos os alunos, para que aqueles que tiverem dificuldade possam interagir e aprender em grupo.
  • Explique aos alunos que durante a aula, iremos observar a escrita dos nomes das imagens que foram sorteadas, observando o uso do F e V.

Materiais complementares: Caixa contendo figuras cujos nomes possuem F e V: clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Explique aos alunos que as consoantes F e V possuem o som muito parecido, e que toda vez que tivermos dúvidas ao escrever uma palavra, temos que consultar o dicionário.
  • Durante o desenvolvimento, realize com os alunos uma atividade de ESCRITA DE AUDITÓRIO. Clique aqui para saber mais sobre escrita de auditório.
  • Escolha uma das imagens sorteadas na atividade anterior. Convide um aluno por vez, em diferentes hipóteses de escrita para ir ao quadro e registrar a escrita da palavra.
  • Convide, primeiramente, alunos na hipótese pré-silábica, silábica sem valor sonoro e assim, sucessivamente, até alunos na hipótese silábico-alfabético.
  • Vá fazendo intervenções à medida que os alunos forem até o quadro.
  • Levante os seguintes questionamentos:
  • Registro da FITA: hipótese pré-silábica: GBIA
  • Pergunte ao aluno que registrou a palavra no quadro:
  • Leia a palavra que você escreveu, quantas vezes você abre a sua boca quando fala a palavra FITA? (R. Duas vezes)
  • Mas quantas letras você usou para escrever?(R. ele responderá (4 letras)
  • Então… você usou 4 letras. Será que não tem letras demais? (R. Resposta pessoal)
  • A palavra FITA começa com qual letra? (R. Começa com a letra F)
  • Então está errado, pois você colocou a letra G.
  • E com qual letra termina a palavra FITA? Está correta a letra que você colocou? (R. Termina com a letra A. Eu coloquei certo).
  • Ao pronunciar a palavra FITA você disse que abre a boca duas vezes. Toda vez que abrimos a boca na hora de falar uma palavra temos uma sílaba. Fale novamente a palavra FITA, pausadamente. Ela tem quantas sílabas? Marque, por favor, as sílabas da palavra FITA. (R. Ela tem duas sílabas)
  • Na palavra que você registrou há a presença da letra F? (R. Não)
  • Pergunte aos demais alunos da turma: Vocês concordam com o registro do colega? O que está faltando?
  • Convide o próximo aluno para registrar a mesma palavra. Nesse momento, convide um aluno na hipótese silábica sem valor sonoro (SSV). Levante questionamentos, de acordo com a dificuldade apresentada pelo aluno:
  • Registro da FITA: hipótese SSV : RF
  • Pergunte ao aluno que registrou a palavra no quadro:
  • Leia a palavra que você escreveu no quadro, apontando cada parte da palavra.
  • Para registrar a sílaba “Fi”, você utilizou a letra R. Isto está certo? Então com qual letra devemos usar primeiramente para escrever Fita? (R. Não. Devemos usar a letra F)
  • Com o F sozinho, conseguimos o som do “FI”? Qual vogal precisamos para formarmos o FI da FITA? Do FILIPE? Da FILOMENA? (R. Precisamos da vogal I)
  • Preste atenção: Toda vez que abrimos a boca na hora de falar uma palavra temos uma sílaba. Nesta palavras as sílabas são formadas por uma CONSOANTE - “F” mais VOGAL - “I”...Assim se forma ‘FI.
  • Pergunte aos demais alunos da turma: Vocês concordam com o registro do colega? O que está faltando?
  • Convide o próximo aluno para registrar a mesma palavra. Nesse momento, convide um aluno na hipótese silábica com valor sonoro (SCV) nas vogais. Levante questionamentos de acordo com a dificuldade apresentada pelo aluno:
  • Registro da FITA: hipótese SCV nas vogais: IA
  • Pergunte ao aluno que registrou a palavra no quadro:
  • Leia a palavra que você escreveu no quadro, apontando cada parte da palavra.
  • A palavra FITA tem quantas sílabas? Marque, por favor, as sílabas da palavra FITA que você escreveu. (R. Tem duas sílabas)
  • A maioria das sílabas é formada por vogal e consoante: Você colocou alguma consoante na palavra que você escreveu? (R. Não)
  • Observe o seu registro: Uma letra é suficiente para escrever a sílaba FI ou a sílaba TA? (R. Não)
  • Quantas letras eu preciso para formar uma sílaba? Está faltando alguma consoante? (R. Preciso de duas letras. Está faltando duas consoantes)
  • Na palavra que você registrou há a presença da letra F? (R. Não)
  • Pergunte aos demais alunos da turma: Vocês concordam com o registro do colega? O que está faltando?
  • Convide o próximo aluno para registrar a mesma palavra. Nesse momento, convide um aluno na hipótese silábica com valor sonoro (SCV) nas consoantes. Levante questionamentos de acordo com a dificuldade apresentada pelo aluno:
  • Registro da FITA: hipótese SCV nas consoantes: FT
  • Pergunte ao aluno que registrou a palavra no quadro:
  • Leia a palavra que você escreveu no quadro, apontando cada parte da palavra.
  • A palavra FITA tem quantas sílabas? Marque, por favor, as sílabas da palavra FITA que você escreveu. (R. Tem duas sílabas)
  • A maioria das sílabas é formada por CONSOANTE + VOGAL:Você colocou alguma vogal na palavra que você escreveu? (R. Não)
  • Observe o seu registro: uma letra é suficiente para escrever a sílaba FI ou a sílaba TA? (R. Não)
  • Quantas letras eu preciso para formar uma sílaba? Está faltando alguma vogal? (R. Precisa de duas letras. Está faltando duas vogais)
  • Na palavra que você registrou há a presença da letra F? (R. Sim)
  • Pergunte aos demais alunos da turma: Vocês concordam com o registro do colega? O que está faltando?
  • Convide o próximo aluno para registrar a mesma palavra. Nesse momento, convide um aluno na hipótese silábica-alfabética. Levante questionamentos de acordo com a dificuldade apresentada pelo aluno:
  • Registro da FITA: hipótese silábica-alfabética: FTA
  • Pergunte ao aluno que registrou a palavra no quadro:
  • Leia a palavra que você escreveu no quadro, apontando cada parte da palavra.
  • A palavra FITA tem quantas sílabas? Marque, por favor, as sílabas da palavra FITA que você escreveu. (R. em duas sílabas)
  • Há outra forma de escrever essa palavra? (R. Não)
  • Que outra letra podemos usar para escrever FI? (R. A letra I)
  • A maioria das sílabas é formada por CONSOANTE + VOGAL: Você colocou alguma vogal na sílaba FI? Então qual vogal está faltando? (R. Não. Está faltando a vogal i)
  • Observe o seu registro: Na palavra que você registrou há a presença da letra F? (R. Sim)
  • Pergunte aos demais alunos da turma: Vocês concordam com o registro do colega? Tem alguma letra trocada?
  • Confira no dicionário, juntamente com os alunos, a grafia da palavra FITA. Explique aos alunos que as palavras no dicionário são organizadas em ordem alfabética, e que devemos procurar a palavra FITA na letra F.
  • Abra o dicionário na palavra FITA. Convide um aluno que esteja na hipótese silábico-alfabética ou na hipótese mais avançada da turma, para ler a palavra no dicionário e registrá-la no quadro, abaixo dos registros feitos pelos colegas.
  • Após o registro do aluno, levante os seguintes questionamentos para a turma:
  • Quantas sílabas tem a palavra FITA? (R. Tem duas sílabas)
  • Me digam quais são essas sílabas para que eu possa marcar no quadro. (R. FI - TA)
  • Então, a palavra FITA tem duas sílabas: FI - TA. Nesse caso, quantas letras eu preciso para formar uma sílaba? (R. Precisa de duas letras)
  • Para escrever a sílaba FI, eu usei somente uma consoante? (R. Não. Você usou uma vogal e uma consoante)
  • E para escrever a sílaba TA, eu usei somente vogal? (R. Não. Usei vogal e consoante)
  • O que é preciso para formar uma sílaba? (R. Precisa de uma vogal e uma consoante)
  • Observem os demais registros dos colegas: Quem mais se aproximou da escrita da palavra FITA? (R. Resposta pessoal)
  • O último registro, do aluno Alfabético, trocou apenas uma letra, o F pelo V, porque os sons são muito parecidos. O que é preciso fazer quando temos dúvidas na hora de escrever uma palavra? (R. Procurar no dicionário)
  • Faça a escrita de auditório com pelo menos uma palavra com a letra F e uma palavra com a letra V.

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Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Entregue para cada aluno uma folha com algumas imagens que foram utilizadas na atividade de introdução, e solicite que os alunos marquem a opção correta com a grafia correta da palavra.
  • Dê um prazo para que os alunos registrem a escrita das palavras.
  • Depois de alguns minutos, circule pela sala, fazendo as intervenções diante do erro ou dificuldade do aluno, quando necessário. Levante os seguintes questionamentos:

  • IMAGEM: VENTILADOR - Caso o aluno marque a palavra ANEL:
  • Observe a imagem: que figura é essa? (R. É um ventilador)
  • Veja a palavra que você marcou. Você consegue lê-la? (R. Não)
  • Vamos ler a palavra: ANEL, começa com o mesmo som da palavra VENTILADOR? (R. Não)
  • Com qual letra se inicia a palavra ANEL? E VENTILADOR? Mas a imagem é da palavra VENTILADOR? Está certo o que você fez? Pense um pouco! (R. Anel começa com a letra A e Ventilador começa com V. Não está correto.)
  • Você marcou a palavra correta? (R. Não)
  • Qual palavra devemos marcar? (R. A palavra ventilador)

  • IMAGEM: VENTILADOR - Caso o aluno marque a palavra FENTILADOR:
  • Você sabe me falar o nome dessa figura? (R. É um ventilador)
  • Pronuncie em voz alta a palavra VENTILADOR. Com qual letra começa a palavra? (R. Começa com a letra V)
  • Quantas sílabas tem essa palavra? (R. Tem quatro sílabas)
  • O som que aparece nessa palavra é o som do F ou do V? (R. É o som do V)
  • Pronunciamos VENTILADOR ou FENTILADOR? (R. Pronunciamos VENTILADOR)
  • Qual letra usamos quando queremos falar o som de /v/? (R. A letra V)
  • Você conhece outras palavras que começam com o mesmo som de /v/? (R. Resposta pessoal)
  • Observe na palavra que você marcou: começa com a letra V? (R. Não, a palavra que eu marquei começa com a letra F)
  • Qual palavra começa com a letra V? Qual palavra devemos marcar? (R. Devemos marcar a palavra VENTILADOR)

Materiais complementares: Atividade para impressão, clique aqui.

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Slide Plano Aula

Orientações:

Atenção, este slide é continuação do anterior, juntamente com as imagens do slide 6. Portanto, as orientações que aparecem nos slides 6 e 7 são iguais, uma vez que são a mesma atividade.

  • Entregue para cada aluno uma folha com algumas imagens que foram utilizadas na atividade de introdução e solicite que os alunos marquem a opção correta com a grafia correta da palavra.
  • Dê um prazo para que os alunos registrem a escrita das palavras.
  • Depois de alguns minutos, circule pela sala, fazendo as intervenções diante do erro ou dificuldade do aluno, quando necessário. Levante os seguintes questionamentos:

  • IMAGEM: VENTILADOR - Caso o aluno marque a palavra ANEL:
  • Observe a imagem: que figura é essa? (R. É um ventilador)
  • Veja a palavra que você marcou. Você consegue lê-la? (R. Não)
  • Vamos ler a palavra: ANEL, começa com o mesmo som da palavra VENTILADOR? (R. Não)
  • Com qual letra se inicia a palavra ANEL? E VENTILADOR? Mas a imagem é da palavra VENTILADOR? Está certo o que você fez? Pense um pouco! (R. Anel começa com a letra A e Ventilador começa com V. Não está correto.)
  • Você marcou a palavra correta? (R. Não)
  • Qual palavra devemos marcar? (R. A palavra ventilador)

  • IMAGEM: VENTILADOR - Caso o aluno marque a palavra FENTILADOR:
  • Você sabe me falar o nome dessa figura? (R. É um ventilador)
  • Pronuncie em voz alta a palavra VENTILADOR. Com qual letra começa a palavra? (R. Começa com a letra V)
  • Quantas sílabas tem essa palavra? (R. Tem quatro sílabas)
  • O som que aparece nessa palavra é o som do F ou do V? (R. É o som do V)
  • Pronunciamos VENTILADOR ou FENTILADOR? (R. Pronunciamos VENTILADOR)
  • Qual letra usamos quando queremos falar o som de /v/? (R. A letra V)
  • Você conhece outras palavras que começam com o mesmo som de /v/? (R. Resposta pessoal)
  • Observe na palavra que você marcou: começa com a letra V? (R. Não, a palavra que eu marquei começa com a letra F)
  • Qual palavra começa com a letra V? Qual palavra devemos marcar? (R. Devemos marcar a palavra VENTILADOR)

Materiais complementares: Atividade para impressão, clique aqui.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é desenvolver a consciência fonológica dos alunos através dos pares mínimos com as consoantes homorgânicas F e V.

Materiais necessários: Caixa contendo figuras de palavras com F e V; som e música; atividade para impressão.

Dificuldades antecipadas: Dependendo da hipótese de escrita em que os alunos se encontram, poderão encontrar dificuldades diferentes. Os alunos nas hipóteses pré-silábica e SSV poderão não compreender a correspondência entre o falado e o escrito, não conseguindo registrar o nome da imagem no quadro, bem como utilizar letras e símbolos para escrever tais palavras. As hipóteses SSV e SCV poderão encontrar dificuldades em registrar os nomes das figuras no quadro, apresentando apenas uma letra para compor uma sílaba. A hipótese silábica-alfabética poderá apresentar dificuldades omitindo ou acrescentando letras a mais no registro das palavras no quadro. Os alunos alfabéticos, diante da semelhança de som entre F e V, poderão realizar trocas (formiga| Vormiga). Todos os alunos poderão ainda apresentar dificuldades em contar histórias, não conseguindo continuar a história da atividade de introdução.

Referências sobre o assunto:

LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B.; LEITE, T. M. R. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?) In: MORAIS, A. G. de; ALBUQUERQUE, E. B. (Orgs.). Alfabetização: apropriação do sistema alfabético. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, pp. 111-132. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/20.pdf. Acesso em 04 de agosto de 2018.

LEAL, T; MORAIS, A.G. O aprendizado do sistema de escrita alfabética: uma tarefa complexa, cujo funcionamento precisamos aprender. In.: LEAL, T.F.; ALBUQUERQUE, E.B.C.; MORAIS, A.G. Alfabetizar letrando na EJA: fundamentos teóricos e propostas didáticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 129-152.

MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 2003.

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Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

1. Apresente aos alunos a proposta da aula do dia e explique que eles irão ampliar a análise de palavras com sons muito parecidos, escritas com V ou F.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Prepare, com antecedência, uma caixa contendo várias imagens que possuam a letra F e a letra V em seus nomes. Sugestão de imagens que podem ser colocados dentro da caixa - clique aqui.
  • Inicie a aula organizando a turma em um círculo. Sugira que os alunos sentem-se no chão para realizar a atividade.
  • Explique a atividade aos alunos:
  • A professora irá colocar uma música e os alunos irão passar a caixa pela roda.
  • Assim que a música parar, a caixa também deverá parar.
  • O aluno que estiver com a caixa na mão deverá retirar uma imagem da caixa e começar a contar uma história, utilizando o objeto selecionado. Exemplo: Pegou a imagem de uma FITA: Era um lindo dia, peguei uma FITA e coloquei no cabelo.
  • Comece a história, para que o aluno compreenda como deverá fazer e continue a história da professora.
  • Coloque a música e vá pausando, dando oportunidade para todos os alunos participarem.
  • Vá registrando a história no quadro, sem contudo escrever as palavras das imagens.
  • Vá colando as imagens nos lugares que as palavras deveriam ser escritas.
  • Durante a atividade, observe quem tem mais ou menos facilidade para dar sequência a história.
  • Faça intervenções para garantir que a história tenha coesão e coerência. Levante os seguintes questionamentos:
  • O que aconteceu ao personagem? (R. resposta pessoal)
  • Onde ele estava? (R. resposta pessoal)
  • O que ele estava fazendo? (R. resposta pessoal)
  • Qual objeto que você deverá colocar na história? (R. resposta pessoal)
  • Possibilite a participação de todos os alunos, para que aqueles que tiverem dificuldade possam interagir e aprender em grupo.
  • Explique aos alunos que durante a aula iremos observar a escrita dos nomes das imagens que foram sorteadas, observando o uso do F e V.

Materiais complementares: Caixa contendo figuras cujos nomes possuem F e V: clique aqui; som e música.

Slide Plano Aula

Orientações:

Atenção, este slide é continuação do anterior. As imagens que aqui estão fazem parte do banco de imagens da atividade de introdução, juntamente com as imagens do slide 3. Portanto, as orientações que aparecem no slide 3 e 4 são iguais, uma vez que são a mesma atividade.

  • Prepare, com antecedência, uma caixa contendo várias imagens que, em seu nome possuam a letra F e a letra V. Sugestão de imagens que podem ser colocados dentro da caixa - clique aqui.
  • Inicie a aula organizando a turma em um círculo. Sugira que os alunos sentem-se no chão para realizar a atividade.
  • Explique a atividade aos alunos:
  • A professora irá colocar uma música e os alunos irão passar a caixa pela roda.
  • Assim que a música parar, a caixa também deverá parar.
  • O aluno que estiver com a caixa na mão, deverá retirar uma imagem da caixa e começar a contar uma história, utilizando o objeto selecionado. Exemplo: Pegou a imagem de uma FITA: Era um lindo dia, peguei uma FITA e coloquei no cabelo.
  • Comece a história, para que o aluno compreenda como deverá fazer e continue a história da professora.
  • Coloque a música e vá pausando, dando oportunidade para todos os alunos participarem.
  • Vá registrando a história no quadro, sem contudo escrever as palavras das imagens.
  • Vá colando as imagens nos lugares que as palavras deveriam ser escritas.
  • Durante a atividade, observe quem tem mais ou menos facilidade para dar sequência a história.
  • Faça intervenções para garantir que a história tenha coesão e coerência. Levante os seguintes questionamentos:
  • O que aconteceu ao personagem? (R. resposta pessoal)
  • Onde ele estava? (R. resposta pessoal)
  • O que ele estava fazendo? (R. resposta pessoal)
  • Qual objeto que você deverá colocar na história? (R. resposta pessoal)
  • Possibilite a participação de todos os alunos, para que aqueles que tiverem dificuldade possam interagir e aprender em grupo.
  • Explique aos alunos que durante a aula, iremos observar a escrita dos nomes das imagens que foram sorteadas, observando o uso do F e V.

Materiais complementares: Caixa contendo figuras cujos nomes possuem F e V: clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Explique aos alunos que as consoantes F e V possuem o som muito parecido, e que toda vez que tivermos dúvidas ao escrever uma palavra, temos que consultar o dicionário.
  • Durante o desenvolvimento, realize com os alunos uma atividade de ESCRITA DE AUDITÓRIO. Clique aqui para saber mais sobre escrita de auditório.
  • Escolha uma das imagens sorteadas na atividade anterior. Convide um aluno por vez, em diferentes hipóteses de escrita para ir ao quadro e registrar a escrita da palavra.
  • Convide, primeiramente, alunos na hipótese pré-silábica, silábica sem valor sonoro e assim, sucessivamente, até alunos na hipótese silábico-alfabético.
  • Vá fazendo intervenções à medida que os alunos forem até o quadro.
  • Levante os seguintes questionamentos:
  • Registro da FITA: hipótese pré-silábica: GBIA
  • Pergunte ao aluno que registrou a palavra no quadro:
  • Leia a palavra que você escreveu, quantas vezes você abre a sua boca quando fala a palavra FITA? (R. Duas vezes)
  • Mas quantas letras você usou para escrever?(R. ele responderá (4 letras)
  • Então… você usou 4 letras. Será que não tem letras demais? (R. Resposta pessoal)
  • A palavra FITA começa com qual letra? (R. Começa com a letra F)
  • Então está errado, pois você colocou a letra G.
  • E com qual letra termina a palavra FITA? Está correta a letra que você colocou? (R. Termina com a letra A. Eu coloquei certo).
  • Ao pronunciar a palavra FITA você disse que abre a boca duas vezes. Toda vez que abrimos a boca na hora de falar uma palavra temos uma sílaba. Fale novamente a palavra FITA, pausadamente. Ela tem quantas sílabas? Marque, por favor, as sílabas da palavra FITA. (R. Ela tem duas sílabas)
  • Na palavra que você registrou há a presença da letra F? (R. Não)
  • Pergunte aos demais alunos da turma: Vocês concordam com o registro do colega? O que está faltando?
  • Convide o próximo aluno para registrar a mesma palavra. Nesse momento, convide um aluno na hipótese silábica sem valor sonoro (SSV). Levante questionamentos, de acordo com a dificuldade apresentada pelo aluno:
  • Registro da FITA: hipótese SSV : RF
  • Pergunte ao aluno que registrou a palavra no quadro:
  • Leia a palavra que você escreveu no quadro, apontando cada parte da palavra.
  • Para registrar a sílaba “Fi”, você utilizou a letra R. Isto está certo? Então com qual letra devemos usar primeiramente para escrever Fita? (R. Não. Devemos usar a letra F)
  • Com o F sozinho, conseguimos o som do “FI”? Qual vogal precisamos para formarmos o FI da FITA? Do FILIPE? Da FILOMENA? (R. Precisamos da vogal I)
  • Preste atenção: Toda vez que abrimos a boca na hora de falar uma palavra temos uma sílaba. Nesta palavras as sílabas são formadas por uma CONSOANTE - “F” mais VOGAL - “I”...Assim se forma ‘FI.
  • Pergunte aos demais alunos da turma: Vocês concordam com o registro do colega? O que está faltando?
  • Convide o próximo aluno para registrar a mesma palavra. Nesse momento, convide um aluno na hipótese silábica com valor sonoro (SCV) nas vogais. Levante questionamentos de acordo com a dificuldade apresentada pelo aluno:
  • Registro da FITA: hipótese SCV nas vogais: IA
  • Pergunte ao aluno que registrou a palavra no quadro:
  • Leia a palavra que você escreveu no quadro, apontando cada parte da palavra.
  • A palavra FITA tem quantas sílabas? Marque, por favor, as sílabas da palavra FITA que você escreveu. (R. Tem duas sílabas)
  • A maioria das sílabas é formada por vogal e consoante: Você colocou alguma consoante na palavra que você escreveu? (R. Não)
  • Observe o seu registro: Uma letra é suficiente para escrever a sílaba FI ou a sílaba TA? (R. Não)
  • Quantas letras eu preciso para formar uma sílaba? Está faltando alguma consoante? (R. Preciso de duas letras. Está faltando duas consoantes)
  • Na palavra que você registrou há a presença da letra F? (R. Não)
  • Pergunte aos demais alunos da turma: Vocês concordam com o registro do colega? O que está faltando?
  • Convide o próximo aluno para registrar a mesma palavra. Nesse momento, convide um aluno na hipótese silábica com valor sonoro (SCV) nas consoantes. Levante questionamentos de acordo com a dificuldade apresentada pelo aluno:
  • Registro da FITA: hipótese SCV nas consoantes: FT
  • Pergunte ao aluno que registrou a palavra no quadro:
  • Leia a palavra que você escreveu no quadro, apontando cada parte da palavra.
  • A palavra FITA tem quantas sílabas? Marque, por favor, as sílabas da palavra FITA que você escreveu. (R. Tem duas sílabas)
  • A maioria das sílabas é formada por CONSOANTE + VOGAL:Você colocou alguma vogal na palavra que você escreveu? (R. Não)
  • Observe o seu registro: uma letra é suficiente para escrever a sílaba FI ou a sílaba TA? (R. Não)
  • Quantas letras eu preciso para formar uma sílaba? Está faltando alguma vogal? (R. Precisa de duas letras. Está faltando duas vogais)
  • Na palavra que você registrou há a presença da letra F? (R. Sim)
  • Pergunte aos demais alunos da turma: Vocês concordam com o registro do colega? O que está faltando?
  • Convide o próximo aluno para registrar a mesma palavra. Nesse momento, convide um aluno na hipótese silábica-alfabética. Levante questionamentos de acordo com a dificuldade apresentada pelo aluno:
  • Registro da FITA: hipótese silábica-alfabética: FTA
  • Pergunte ao aluno que registrou a palavra no quadro:
  • Leia a palavra que você escreveu no quadro, apontando cada parte da palavra.
  • A palavra FITA tem quantas sílabas? Marque, por favor, as sílabas da palavra FITA que você escreveu. (R. em duas sílabas)
  • Há outra forma de escrever essa palavra? (R. Não)
  • Que outra letra podemos usar para escrever FI? (R. A letra I)
  • A maioria das sílabas é formada por CONSOANTE + VOGAL: Você colocou alguma vogal na sílaba FI? Então qual vogal está faltando? (R. Não. Está faltando a vogal i)
  • Observe o seu registro: Na palavra que você registrou há a presença da letra F? (R. Sim)
  • Pergunte aos demais alunos da turma: Vocês concordam com o registro do colega? Tem alguma letra trocada?
  • Confira no dicionário, juntamente com os alunos, a grafia da palavra FITA. Explique aos alunos que as palavras no dicionário são organizadas em ordem alfabética, e que devemos procurar a palavra FITA na letra F.
  • Abra o dicionário na palavra FITA. Convide um aluno que esteja na hipótese silábico-alfabética ou na hipótese mais avançada da turma, para ler a palavra no dicionário e registrá-la no quadro, abaixo dos registros feitos pelos colegas.
  • Após o registro do aluno, levante os seguintes questionamentos para a turma:
  • Quantas sílabas tem a palavra FITA? (R. Tem duas sílabas)
  • Me digam quais são essas sílabas para que eu possa marcar no quadro. (R. FI - TA)
  • Então, a palavra FITA tem duas sílabas: FI - TA. Nesse caso, quantas letras eu preciso para formar uma sílaba? (R. Precisa de duas letras)
  • Para escrever a sílaba FI, eu usei somente uma consoante? (R. Não. Você usou uma vogal e uma consoante)
  • E para escrever a sílaba TA, eu usei somente vogal? (R. Não. Usei vogal e consoante)
  • O que é preciso para formar uma sílaba? (R. Precisa de uma vogal e uma consoante)
  • Observem os demais registros dos colegas: Quem mais se aproximou da escrita da palavra FITA? (R. Resposta pessoal)
  • O último registro, do aluno Alfabético, trocou apenas uma letra, o F pelo V, porque os sons são muito parecidos. O que é preciso fazer quando temos dúvidas na hora de escrever uma palavra? (R. Procurar no dicionário)
  • Faça a escrita de auditório com pelo menos uma palavra com a letra F e uma palavra com a letra V.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Entregue para cada aluno uma folha com algumas imagens que foram utilizadas na atividade de introdução, e solicite que os alunos marquem a opção correta com a grafia correta da palavra.
  • Dê um prazo para que os alunos registrem a escrita das palavras.
  • Depois de alguns minutos, circule pela sala, fazendo as intervenções diante do erro ou dificuldade do aluno, quando necessário. Levante os seguintes questionamentos:

  • IMAGEM: VENTILADOR - Caso o aluno marque a palavra ANEL:
  • Observe a imagem: que figura é essa? (R. É um ventilador)
  • Veja a palavra que você marcou. Você consegue lê-la? (R. Não)
  • Vamos ler a palavra: ANEL, começa com o mesmo som da palavra VENTILADOR? (R. Não)
  • Com qual letra se inicia a palavra ANEL? E VENTILADOR? Mas a imagem é da palavra VENTILADOR? Está certo o que você fez? Pense um pouco! (R. Anel começa com a letra A e Ventilador começa com V. Não está correto.)
  • Você marcou a palavra correta? (R. Não)
  • Qual palavra devemos marcar? (R. A palavra ventilador)

  • IMAGEM: VENTILADOR - Caso o aluno marque a palavra FENTILADOR:
  • Você sabe me falar o nome dessa figura? (R. É um ventilador)
  • Pronuncie em voz alta a palavra VENTILADOR. Com qual letra começa a palavra? (R. Começa com a letra V)
  • Quantas sílabas tem essa palavra? (R. Tem quatro sílabas)
  • O som que aparece nessa palavra é o som do F ou do V? (R. É o som do V)
  • Pronunciamos VENTILADOR ou FENTILADOR? (R. Pronunciamos VENTILADOR)
  • Qual letra usamos quando queremos falar o som de /v/? (R. A letra V)
  • Você conhece outras palavras que começam com o mesmo som de /v/? (R. Resposta pessoal)
  • Observe na palavra que você marcou: começa com a letra V? (R. Não, a palavra que eu marquei começa com a letra F)
  • Qual palavra começa com a letra V? Qual palavra devemos marcar? (R. Devemos marcar a palavra VENTILADOR)

Materiais complementares: Atividade para impressão, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

Atenção, este slide é continuação do anterior, juntamente com as imagens do slide 6. Portanto, as orientações que aparecem nos slides 6 e 7 são iguais, uma vez que são a mesma atividade.

  • Entregue para cada aluno uma folha com algumas imagens que foram utilizadas na atividade de introdução e solicite que os alunos marquem a opção correta com a grafia correta da palavra.
  • Dê um prazo para que os alunos registrem a escrita das palavras.
  • Depois de alguns minutos, circule pela sala, fazendo as intervenções diante do erro ou dificuldade do aluno, quando necessário. Levante os seguintes questionamentos:

  • IMAGEM: VENTILADOR - Caso o aluno marque a palavra ANEL:
  • Observe a imagem: que figura é essa? (R. É um ventilador)
  • Veja a palavra que você marcou. Você consegue lê-la? (R. Não)
  • Vamos ler a palavra: ANEL, começa com o mesmo som da palavra VENTILADOR? (R. Não)
  • Com qual letra se inicia a palavra ANEL? E VENTILADOR? Mas a imagem é da palavra VENTILADOR? Está certo o que você fez? Pense um pouco! (R. Anel começa com a letra A e Ventilador começa com V. Não está correto.)
  • Você marcou a palavra correta? (R. Não)
  • Qual palavra devemos marcar? (R. A palavra ventilador)

  • IMAGEM: VENTILADOR - Caso o aluno marque a palavra FENTILADOR:
  • Você sabe me falar o nome dessa figura? (R. É um ventilador)
  • Pronuncie em voz alta a palavra VENTILADOR. Com qual letra começa a palavra? (R. Começa com a letra V)
  • Quantas sílabas tem essa palavra? (R. Tem quatro sílabas)
  • O som que aparece nessa palavra é o som do F ou do V? (R. É o som do V)
  • Pronunciamos VENTILADOR ou FENTILADOR? (R. Pronunciamos VENTILADOR)
  • Qual letra usamos quando queremos falar o som de /v/? (R. A letra V)
  • Você conhece outras palavras que começam com o mesmo som de /v/? (R. Resposta pessoal)
  • Observe na palavra que você marcou: começa com a letra V? (R. Não, a palavra que eu marquei começa com a letra F)
  • Qual palavra começa com a letra V? Qual palavra devemos marcar? (R. Devemos marcar a palavra VENTILADOR)

Materiais complementares: Atividade para impressão, clique aqui.

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