Resumo da aula
Orientações:
Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão. Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta. Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo previsto: 5 minutos.
Orientações: Projete a imagem ou escreva as perguntas na lousa. Deixe que os alunos pensem por alguns instantes.
Propósito: Despertar a percepção e o interesse dos alunos.
Discuta com a turma
- Quem gostaria de compartilhar suas conclusões com a turma?
- Por que não seria possível inverter as pirâmides?
- Quais características vocês observam neste poliedro?
Atividade principal (slides 4 e 5)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Você poderá projetar a atividade na lousa e/ou entregar uma folha com as instruções para cada dupla.
Além disso, você precisará disponibilizar para a turma palitos de dente e massinha de modelar. Você poderá combinar com a turma anteriormente. Peça que inicialmente pensem individualmente na atividade. Após desenvolverem uma estratégia oportunize um momento para que eles discutam com o colega de dupla. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.
Propósito: Resolver problemas que envolvam os elementos de prismas e pirâmides.
Discuta com a turma:
- Como vocês estão pensando?
- Qual a estratégia utilizaram para quantificar o material necessário?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade principal (slides 4 e 5)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Você poderá projetar a atividade na lousa e/ou entregar uma folha com as instruções para cada dupla.
Além disso, você precisará disponibilizar para a turma palitos de dente e massinha de modelar. Você poderá combinar com a turma anteriormente. Peça que inicialmente pensem individualmente na atividade. Após desenvolverem uma estratégia oportunize um momento para que eles discutam com o colega de dupla. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Propósito: Resolver problemas que envolvam os elementos de prismas e pirâmides.
Discuta com a turma:
- Como vocês estão pensando?
- Qual a estratégia utilizaram para quantificar o material necessário?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Convide um aluno para apresentar suas construções e compartilhar com a turma as conclusões encontradas pela dupla. Peça que o aluno apresente o processo que foi utilizado para solucionar o problema proposto. Se necessário disponibilize pincel e/ou giz e a lousa. A criação de um painel integrado propiciará o envolvimento de toda a turma. Além disso, o resultado apresentado de maneira visual poderá ajudar outros alunos na compreensão do processo de resolução. Professor podem surgir diversas respostas, como:
- Para quantificar os vértices dos prismas, contei quantos tinham no polígono da base e dobrei esse número, pois o prisma é um poliedro que apresenta duas bases paralelas congruentes.
- Nas pirâmides também contei o número de vértices do polígono da base e somei mais um, pois trata-se de um poliedro que possui apenas um vértice fora da base.
Propósito: Conhecer as estratégias realizadas pelos alunos para quantificar o material necessário nas construções e identificar se eles conseguiram reconhecer características comuns e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.
Discuta com a turma:
- Qual a estratégia vocês utilizaram para quantificar o material necessário?
- Alguém pensou em uma estratégia diferente?
- Como vocês pensaram? Em quais conclusões chegaram?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: É importante retomar os conceitos de prismas e pirâmides com a turma, pontuando as semelhanças e diferenças existentes entre eles.
Prismas: São poliedros que apresentam duas bases paralelas e congruentes, n faces laterais (paralelogramos) e (n+2) faces.
Pirâmides: São poliedros que apresentam uma base, n faces laterais (triângulos) e (n+1) faces.
Propóstito: Sistematizar a aprendizagem da aula.
Discuta com a turma:
- Quais as características de um prisma? E de uma pirâmide?
- Quais as principais diferenças existentes entre prismas e pirâmides?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade . O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar as justificativas de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções e justificativas na lousa. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.
Propósito: Verificar se os alunos conseguem resolver problemas e registrar as justificativas, pontuando as semelhanças e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.
Materiais complementares para impressão:
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar