Livro O mundo inteiro
Plano de Aula
Plano de aula: EU E VOCÊ: O MUNDO SOMOS NÓS
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Lembranças particulares, da família e da comunidade
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos (troque 50 por 100 se esse plano for de 1º ou 2º anos). Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF01H01) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: (Livro “O mundo inteiro” de Liz Garton Scanlon e Marla Firazee; revistas usadas, jornais usados, folha de papel A4, tesouras de ponta redonda, cola branca, canetas hidrocor coloridas, pincel piloto na cor que estiver disponível, fita adesiva, dupla face ou durex, quadro branco, piloto para quadro branco, cadernos, lápis e borracha)
Material complementar: (HIS1_01UND04 - Livro “O mundo inteiro.”
HIS1_01UND04 - Imagens que representam as principais frases da história.
HIS1_01UND04 - Principais frases do livro
Para você saber mais:Acesse aqui mais conteúdos sobre a temática para se preparar para a aula:
https://www.youtube.com/watch?v=yFpoG_htum4 (Acesso em 4 de março de 2019)
Este vídeo mostra a história e memória histórica, as lembranças da rotina da vida de uma criança, que ao passar dos anos cresce e vivencia com seus descendentes as mesmas atitudes diárias dos seus antepassados que lhe tolhem de expandir a sua idéia de mundo, as suas ações no próprio mundo para que sua história ganhasse outro percurso. O conhecimento histórico de Maria ficou resumido ao meio, as mesmas atividades que seus antepassados vinham desenvolvendo ao longo da história, a memória familiar de Maria reproduz a história sofrida que seus antepassados tiveram e lhe ensinaram. O costume, o diálogo, as atividades, os lugares frequentados, as ações, o exemplo familiar a vida que Maria construiu ao longo da sua história foi influenciada pelas relações com os membros da sua família no contexto em que ela viveu e possivelmente colaborou para a história dos que viviam ao seu redor.
O filme retrata como o sujeito histórico em formação está suscetível a internalizar os eventos e as experiências vividas em diferentes etapas da sua vida que podem vir a ser determinantes para formação daquela pessoa no futuro.
No curta-metragem, a menina Maria foi arrancada do que representava seu mundo naquele momento, quando sua mãe chama atenção de Maria por estar rabiscando o próprio nome, ela corta da vida da filha a possibilidade de sonhar com um futuro diferente, de desejar viver em novos contextos e ambientes, de ter sonhos, podando-lhe o imaginário, e os objetivos de uma vida com diferentes experiências das que foram vividas pelos seus antepassados e do que está sendo vivido no momento presente. Por meio dessa análise surge a necessidade de discussão com os alunos sobre a importância de experiências diversas em contextos diversos adequados a sua realidade com quem eles convivem para a formação do conhecimento e do sujeito histórico.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete o objetivo aos alunos. Caso não disponha de projetor apresente o objetivo aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA